Qual Tipo de Tinta Usar em Cada Parte da Casa

Uma boa pintura depende de alguns fatores, alguns não relacionados com a mão de obra. A técnica usada é importante, mas o material também é. A tinta errada pode causar problemas, exigir uma manutenção em curto espaço de tempo e não garantir o efeito esperado na parede finalizada. Logo, escolher o tipo de tinta para usar em cada parte da casa é importante.

Para algumas pessoas, tinta de parede é apenas tinta, mas elas possuem diferenciais. A mais conhecida e mais vendida é a tinta acrílica, oferecendo diversos tipos de acabamento e uma das mais duráveis no mercado atual. A mais antiga é a látex, usada ainda em boa quantidade, mas perdendo espaço para os novos tipos de tinta de parede. Há ainda resina acrílica, com textura, epóxi, dentre outras. Cada uma é mais indicada para um determinado cômodo da casa.

Se levar em consideração uma parede apenas com cimento, a tinta acrílica é a mais indicada por fixar melhor neste tipo de revestimento. Já em paredes revestidas com argamassa, qualquer tipo de tinta funciona bem para cobrir a parede. O importante é fazer uma manutenção constante para não perder o brilho.

Seja qual for a tinta usada, uma casa deve ser pintada em um intervalo de ao menos a cada dois anos. Isso para retirar manchas de umidade, dar uma renovada na cor ou dar mais brilho, perdido com o passar do tempo. Tintas brancas já na são tão brancas (mesmo com branco puro e não o gelo) depois de um intervalo de 24 meses, as vezes com menos tempo que isso. Algumas pessoas, porém, preferem pintar a cada 12 meses para manter a cor sempre forte e intensa.

Melhores Tintas para Ambientes Externos

Ambientes externos estão sujeito a sol, chuva e poeira. A tinta precisa ser resistente a isso tudo e ainda garantir o brilho e beleza. Segundo os especialistas do setor, a mais indicada para uso em fachadas é a acrílica com acabamento em semi brilho. O segredo desta tinta é que seu brilho reflete os raios nocivos solares, conhecidos como UVA e UVA, deixando a cor natural da tintura durar por mais tempo. Se você usar outro tipo de tinta em uma fachada de casa, por exemplo, vai notar com o tempo a tintura ficando opaca, sem brilho e mudando de cor ao passar dos anos e ação da natureza. Com a acrílica isso irá acontecer, mas em um tempo muito longo.

Como a acrílica pura é mais cara, uma boa substituta para fachadas pode ser a tinta vinil acrílica, uma mistura de das tintas látex e a acrílica com bons resultados nas paredes. Não é tão durável quanto a tinta acrílica pura, mas ainda assim é uma boa pedida para uso, principalmente para quem pinta a casa anualmente. Para cidades chuvosas, a lavável é uma boa pedida também por ser resistente a água. 

Melhores Tintas para Ambientes Internos

Dentro de casa, quase todo tipo de tinta encontrado em armazém de construção pode ser usada. O dono do imóvel deve ter cuidado apenas em paredes irregulares. Tintas com brilho costumam evidenciar as falhas das paredes ou desníveis, sendo indicado, portanto, as opacas ou foscas. O acetinado é a melhor saída para paredes com desníveis grandes.

Como em ambientes internos a questão limpeza é importante, uma boa dica pode ser fazer uso de tintas acetinadas, mais fáceis de limpar. Com este tipo de cobertura é preciso apenas usar um pano úmido para retirar a sujeira por completo. A tinta fosca pode ser mais bacana para paredes irregulares, mas para limpar exige um pouco mais de cuidado, não sendo muito recomendada. Para tetos as mais indicadas são tinta látex, pois são mais resistentes a sujeiras e não apresentam manchas com facilidade visual.

Uma novidade chegada há pouco tempo nas lojas ideal para sala são as tintas com textura. Para quem quer criar uma tinta diferente, com desenhos ou grafismos, é uma ótima dica pela praticidade. Elas vêm para substituir a aplicação de texturas com argamassa, mais caras e dispendiosa de mão de obra e tempo. São mais caras que as demais tintas, mas podem ser bem aproveitadas em salas e quartos, criando molduras em uma única parede. 

Melhores Tintas para Quarto de Crianças e Bebê

Um dos maiores problemas da pintura já foi resolvido: o cheiro. Hoje no mercado diversas marcas produzem tintas sem cheiro, ideais para quartos de crianças. Na verdade elas não são completamente sem cheiro, mas com um aroma mais fraco durante a aplicação que se dissipa três horas após a pintura. Há até tintas mais fracas ainda em aroma, com o cheiro indo embora em no máximo uma hora após a aplicação. 

Há ainda alternativas para quem suporta o cheiro da tinta ou crianças alérgicas, como tintas com perfume  de frutas ou essências. Essas ainda possuem a vantagem de serem fáceis de lavar e dificultam a fixação de bactérias, por isso são indicas também para quartos de crianças e bebês.

Em quartos de crianças e salas, uma boa pedida pode ser também fazer o uso de tintas laváveis. As paredes ficam mais fáceis de serem limpas com esta tinta, principalmente em espaços onde crianças brincam e acabam por sujar de tinta com manchas que em outros tipos de tinta só com a ajuda de uma nova pintura seria possível remover. Com as laváveis, um balde com água e sabão e você pode tirar todas as impurezas e deixar a parede nova. Algumas tintas removem riscos de tintura a dedo com apenas um pano úmido! 

Melhores Tintas para Usar em Cozinhas e Banheiros

Para espaços em que se vai molhar bastante e remover sujeira, a tinta mais indicada é a do tipo epóxi. Fabricada há cerca de 20 anos, a epóxi foi colocada para uso doméstico recentemente.

Suas principais características é que a fazem ser usada em banheiros e cozinhas: alta resistência e capacidade de suportar o uso de produtos de limpeza. Pode lavar com água e sabão tranquilamente que ela não vai perder a sua cor de fábrica com facilidade. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *