Como Impermeabilizar Os Ambientes Da Casa

A Importância Da Impermeabilização Da Casa

Uma coisa que muitas pessoas não se atentam é a impermeabilização da casa, mas é de suma importância que os recintos da nossa casa sejam impermeabilizados, pois assim evitaremos adversidades no futuro.

Quando isolamos e também protegemos os materiais de uma construção do acesso de líquido e também de vapores, a edificação terá mais resistência, terá estabilidade e assim evitaremos prejuízos financeiros e em estágios piores prejuízo físicos.

É importante saber que a umidade é capaz de prejudicar a estrutura física de uma edificação, pode causar goteiras, dar origem a mofos e também a fungos, prejudicando a saúde, pois o mofo e os fungos são responsáveis por provocarem e intensificarem as alergias. A impermeabilização nos ajuda além de todos os aspectos já explanados, estamos nos prevenindo de algum mau futuro.

A Importância Da Impermeabilização Da Casa

A Importância Da Impermeabilização Da Casa

Prevenindo a Infiltração

A fim de preservar as áreas da nossa casa mediante a ação das águas que vêem das chuvas, dos banhos, de lavagem e também de outras origens, precisamos aplicar produtos próprios para impermeabilização para prevenir a infiltração.

Ambientes que são revestidos com azulejos e porcelanatos como os banheiros, lavabos, cozinhas, as áreas de serviço, devem ser impermeabilizadas, mas devemos dar o mesmo tratamento às outras áreas como as lajes, as calhas, as fachadas, os telhados, as sacadas, os jardins e também os terraços que são áreas expostas à umidade das chuvas.

Porém, algumas paredes requerem cuidados especiais, como aquelas que têm tubulações em seu interior, pois elas sofrem desgastes e podem apresentar infiltrações vindas dos canos.

Prevenindo a Infiltração

Prevenindo a Infiltração

Impermeabilizar é a Solução

Saiba que fazer a impermeabilização durante a obra é muito mais econômico e bem mais fácil do que consertar quando o problema aparecer deixando os ambientes prejudicados e com a aparência asquerosa, pois o reboco cede e desprega, a pintura vai descascar, as armações vão oxidar, o revestimento vai ficar arruinado, mesmo se o acabamento bem feito usando material de boa qualidade.

Fique sabendo que sempre vai ter umidade no solo, e essa umidade vai subir pelo alicerce, vai se infiltrar nas paredes, nos pisos, especialmente nas épocas de chuvas, pois o tijolo de concreto e também o tijolo comum vai absorver a água, assim é ideal fazer a impermeabilizar na obra, coloque tudo no projeto assim você já vai calcular todos os detalhes como espessura, caimento, encaixes, custos.

Veja Alguns Procedimentos Para Realizar a Impermeabilização Na Sua Obra

Vamos começar impermeabilizando o alicerce, como já falamos à água que existe no solo, usualmente sobe pela parede, com isso a pintura vai descascar, o reboco solta da parede e também vai surgir o mofo e os fungos. Para evitar esses problemas precisamos revestir o alicerce com uma argamassa impermeável, e também assentar com a mesma argamassa as primeiras filas de tijolos, sem esquecer-se de usar o produto próprio para impermeabilizar (Neutrol, Neutrolin).

Para impermeabilizar paredes de subsolo ou aquelas de encosta, aquelas onde a terra fica encostada, devemos rebocar com argamassa impermeabilizante, coloque duas camadas de reboco intercalado com uma camada de chapisco, e também aplique duas demãos de Neutrol e Neutrolin na parede que ficará com terra encostada.

Para as paredes externas que ficam expostas a água da chuva se deve aplicar um chapisco na parede, depois rebocar com argamassa impermeável, quando a parede estiver seca é que se deve aplicar o acabamento feito com tinta látex ou tinta acrílica, e também pode aplicar uma tinta impermeável, recomenda-se o uso da vedapren parede. Esse procedimento evita que a água se infiltre nas paredes deixando a casa úmida e também com mofo, bolor, fungos.

Como já foi dito anteriormente, a água que existe no solo às vezes sobe para o piso deixando o local mofado e também úmido, isso deteriora os pisos, também deixa o rejunte esbranquiçado, para evitar esse problema devemos fazer um contra piso com concreto impermeável, é recomendado que se faça o acabamento com desempenadeira de madeira para tirar poças e os desníveis.

Para caixas d’água elevadas devemos fazer a impermeabilização com manta asfáltica, para as lajes, procure verificar se não existem trincas ou juntas, faça um contra piso com argamassa impermeável, depois faça um o acabamento com desempenadeira.

As Facilidades Dos Dias De Hoje Para Impermeabilizar

A indústria vem se aprimorando no desenvolvimento de produtos que facilitem as obras, assim podemos encontrar vários produtos para impermeabilizar a nossa construção com aditivos para concreto, as mantas asfálticas e também líquida, emulsão asfáltica, e outros produtos.

Assim percebemos que para diminuir a umidade das nossas casas devemos impermeabilizar com a aplicação de produtos específicos que vão controlar a ação das águas e também proteger as lajes, os tetos, as paredes contra a umidade, isso pode ser evitado com uma boa mão de obra,

Fique atento para os sinais que sua casa dá, uma casa com manchas na pintura, o revestimento descascado, os pisos soltos são todos sinais de que existe infiltração esses problemas, além de prejudicar a estrutura do imóvel, deixa ele desvalorizado.

O problema se torna visível e mais aparente no rodapé do aposento vizinho, se for num apartamento aparece no andar de baixo, para solucionar o problema precisamos proteger toda a área afetada com argamassa polimérico nas paredes e também com cimento, aplica-se o produto em várias demãos, cada uma em um sentido (demão cruzada), se o problema for no ralo, coloque uma tela estruturante entre as camadas de impermeabilizante, no vaso sanitário, preste atenção na entrada  de água e na saída do esgoto.

Para impermeabilizar um metro quadrado custa em torno de R$ 60, e o processo de impermeabilização pode levar uma semana para ser concluído, é um trabalho realizado por empresas especializadas, portanto nada de fazer sozinho.

Podemos impermeabilizar varandas, coberturas, terraços, lajes, piscinas, calhas, reservatórios de água, pisos de banheiros, áreas de serviços, cozinhas, telhados, as áreas descobertas, calhas de escoamento, caixas d’água, paredes que recebem águas de chuva, as esquadrias e os peitorais de janelas, as soleiras de porta entre outros locais.

Agora que você já sabe como fazer, não se esqueça de chamar um profissional responsável e fazer a impermeabilização em sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *