?> Como Funciona a Lavagem a Seco | Imóveis Cultura Mix

Como Funciona a Lavagem a Seco

Lavagem De Roupa

Lavar roupas, há anos, é uma atividade doméstica, desde quando a lavagem de roupa era feita em pedras na beira do rio. Com o avanço da tecnologia, muitas coisas boas aconteceram para as donas de casa, nesse sentido, pois o trabalho pesado de lavar roupa passou a ser feito por uma máquina de lavar roupa programável, a qual funciona com o simples toque em botões.

Lavagem De Roupa

Lavagem De Roupa

Todo o processo realizado pela máquina de lavar roupa, depende de uma ação mecânica normalmente auxiliada por uma base alcalina ou por sabão e também de água. A função da base alcalina é expulsar poeira comum e outras substâncias, e saponificar os óleos. Muito frequentemente, durante o ciclo da lavagem, o agente saponáceo enquanto fica solto, mantém a sujeira em suspensão e é retirado pelo fluxo de água durante a centrifugação e o ciclo de lavagem.

Quando se lava roupas em casa, o processo de secagem, consiste em pendurar as roupas em um varal ou amontoa-las em uma secadora elétrica ou a gás. Existe outro processo de lavagem de roupa, a lavagem a seco. Conheça um pouco mais sobre esse processo!

Lavagem a Seco

A lavagem a seco surgiu, assim como outras invenções, por acidente. Jean Baptiste Jolly, um francês proprietário de uma tinturaria, no ano de 1855, notou que sua toalha de mesa ficou mais limpa depois que a sue empregada acidentalmente tombou em cima dela uma lamparina com querosene. Então, Jolly, ofereceu em sua tinturaria, um novo serviço dando o nome de “lavagem a seco”.

Lavagem a Seco

Lavagem a Seco

As empresas de lavagem a seco, no começo, usavam muitos solventes diferentes, inclusive querosene e gasolina, para limpar os tecidos e roupas. A indústria de lavagem a seco, nos EUA, é relativamente mais nova. Os solventes sintéticos voláteis, tricloroetileno e tetracloreto de carbono, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, deram espaço ao produto que ficou conhecido por percloroetileno, o qual tornou-se a escolha de uma esmagadora maioria do setor. Não era somente mais seguro e rápido, como limpava melhor também. Precisava também de menos espaço, equipamentos menos robustos e podia ser instalado em locais de lojas de varejo, oferecendo um serviço de qualidade mais rápido.

A maioria das roupas, como resultado dessa inovação, atualmente são lavadas com percloroetileno. Uma proliferação de franquias de lavanderias a seco e lavanderias, as quais ofereciam serviços rápidos em locais convenientes, atraentes e limpas evoluiu para que esse setor se tornasse o que vemos hoje.

A Lavagem a Seco – é diferente da lavagem de roupa que estamos acostumados. É um processo o qual, limpa as roupas sem utilizar água. É usado um líquido de limpeza, as roupas em seguida são imersas e depois limpas em um líquido solvente. Esse processo leva esse nome, lavagem a seco, devido a ele não envolver água em seu procedimento. Conheça melhor como funciona o processo de lavagem a seco.

http://www.youtube.com/watch?v=eS6y4pEfQLo

O Processo De Lavagem a Seco

Após você deixar as suas roupas na lavanderia, os funcionários seguem um padrão o qual é o mesmo em quase todas as lavanderias, que tratam realizam a lavagem a seco. Suas roupas, passará pelas seguintes etapas:

Colocação de etiquetas e inspecionar – existe métodos, sejam pequenos rótulos escritos na rola de uma camisa ou pequenas etiquetas de papel, que são usados para identificar as roupas. Também há uma examinada nas roupas, para garantir que não há rasgos, botões faltando e outros, pois a culpa pode ser dado depois ao processo de lavagem a seco. Normalmente são escrito como identificação, blusa, camisas, camisetas. São anotadas nas roupas também, a data em que elas foram deixadas na lavanderia e a data que estarão prontas.

É fixada então, uma pequena etiqueta com grampo e alfinete, em cada peça, que fica nela durante todo o processo de lavagem. E emitido pela lavanderia também, uma nota onde contém informações sobre o peido como, informações do cliente (nome, telefone e endereço). Se a roupa que você deixou, precisa de uma atenção especial, como remover manchas, é fixada nela uma etiqueta especial para identificar essa peça como lavagem especial. Após a lavagem realizada, as roupas passam por um controle de qualidade e reunidas em seguida, para que possam ser retiradas.

Pré-tratamento – o funcionário irá examinar a sua roupa, à procura de manchas para que possa tratar delas de modo que a remoção fique mais fácil e seja completa. É semelhante ao processo realizado em casa afim de remover as manchas antes de lavar a roupa, pois e aplicado um removedor de manchas também. A ideia é tentar deixar a remoção mais fácil, ou remover a mancha, usando produtos químicos.

Lavagem a seco – agora as roupas são colocadas em uma máquina e também são lavadas com um solvente.

Pós-remoção de manchas – são removidas as manchas remanescentes. Aquelas manchas que continuam na roupa mesmo depois da lavagem. Nessa etapa, são usados equipamentos profissionais e preparos químicos com água, sucção, vapor e ar. É um processo simples, por exemplo, se a mancha tinha no início água (sopa ou molhos), é usado para remover a mancha, água ou produtos químicos com água. Já se a mancha era seca (tinta a óleo, gordura, esmalte de unha, alcatrão e outros), são usados químicos ou solventes sem água para remover as manchas.

Há uma pequena porcentagem de manchas, que põem não ser removidas pelos dois processos de remoção de manchas e pela lavagem pelas seguintes razões: tinta original que desbotou, manchas de tanino deixadas pelo calor e pelo tempo, machas que tiveram contato com materiais que desbotaram devido ao contato com luz solar e cm água sanitária.

Acabamento – essa fase está incluído passar, prensar, embalar, dobrar e outros toques finais. Após as roupas serem limpas, elas são “acabadas” ou prensadas. Passando pelas seguintes etapas: remodelagem da roupa através da secagem rápida, aplicação de vapor para amaciar as roupas, remoção das manchas com ar ou a vácuo e aplicação depressão às roupas. A pressão aplicada nas roupas, vem da parte superior da prensa, no momento em que é liberado vapor pela base.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *