?> Como Fazer Mini-horta em Casa | Imóveis Cultura Mix

Como Fazer Mini-horta em Casa

Procurando uma alimentação balanceada e tendo certeza que todos as frutas e verduras são mesmo naturais, sem agrotóxicos? Uma boa dica é partir para montar uma mini horta em casa, um espaço bacana que pode ser sem recanto de relaxamento na cultivação mas também uma fonte natural de alimentos. E no seu próprio lar!

.

Todo tipo de imóvel pode ter uma mini horta em casa. Para isso você precisa de um espaço que receba luz direta do sol, um pouco de espaço ou apenas uma parede que possa cultivar. Se tiver uma área no piso, melhor para a sua decoração (sua horta pode ser apenas decorativa!).

Mas se não tiver área em casa, uma boa dica pode ser partir para um espaço em paredes, como a sua varanda de apartamento, por exemplo. Não há empecilhos se você quiser mesmo ter uma mini horta em casa. Para quem quiser levar o projeto adiante, basta seguir nossas dicas e mãos a obra!

Escolha o Espaço

.

Como dissemos, ele precisa de sol, mas nem tanto. Dependendo do que você quiser plantar, luz indireta pode ser até melhor. Mas para isso você vai precisar ler um pouco sobre cada tipo de verdura, fruta, tempero ou legume que pretende começar em sua plantação. Quintais são ótimos para ter uma área linda e agradável, e são uma boa dica para quem quer decorar e dar vida a um espaço que costuma ser obsoleto da casa.

Os Vasos para Tempero Devem Ter em Média 20 Centímetros de Altura

Os vasos são uma escolha a parte. Depende do tipo de horta que você está cultivando. Se quer mini pés de acerola, por exemplo, vai precisar de vasos maiores. Depende também de quanto espaço você tem disponível em casa, por isso precisa analisar antes de sair na compra dos vasos.

Você pode ser bem criativo. Pode fazer vasos de embalagens de garrafa pet, vidros descartados e outros itens. Use sua imaginação, e quem sabe você não cria uma mini horta economicamente viável também!

Comece Plantando com Mudas ao Invés de Sementes

.

Resultados longos desanimam qualquer agricultor. Apenas por isso é melhor começar a pensar em comprar mudas (ou conseguir com quem já cultiva). Desta forma você poderá colher mais rápido.

O cultivo de uma muda deve ser mais fácil também. Elas já estão fortes, enraizadas e o novo agricultor de sua mini horta precisa apenas manter a nutrição adequada para garantir que a planta viva o suficiente para gerar frutos comestíveis.

Plantar Temperos é uma Boa Pedida

Por diversos motivos. Eles são fáceis de desenvolver, tem um ótimo aroma e são bem úteis na sua cozinha, podendo se tornar o seu fornecimento particular. E temperos frescos sempre possuem um sabor mais agradável e forte que um comprado em supermercado, colhidos há diversos dias e que já passaram por um sistema de transportes.

Para plantar em sua mini horta, uma dica é optar pelos temperos que mais utiliza na cozinha e que tem sabor mais agradáveis. São boas dicas: orégano, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta, coentro, manjerona, hortelã, erva-doce, além de outras que desejar. Todos os citados acima desenvolvem bem em casas e apartamentos e deixam o visual bem bacana também.

Prepare o Vaso

Infelizmente plantar uma horta em casa não é apenas colocar as plantas para crescerem na terra e regar de vez em quando. A sua pequena horta vai exigir um pouco mais de você. A preparação do vaso é importante e um passo bem simples a seguir seguido para começar. Primeiro limpe o vaso muito bem. Depois coloque a argila expandida ou outro material de drenagem no fundo do vaso. Em seguida coloque uma manta ou areia, e em seguida o substrato. O mesmo processo deve ser feito se for uma muda, apenas cavando um pouquinho para que ela fique bem enterrada.

.

Como Plantar uma Muda na Sua Mini Horta

Tenha bastante cuidado na hora de plantar, pois esta etapa vai definir a vida ou morte de sua planta. Primeiro faça uma pequena cavação no seu vaso para criar um buraquinho na terra, ao que os horticultores chamam de fazer uma cova.

Já com a muda em mãos, coloque no vasinho com cuidado e colocá-la na cova. Depois vá cobrindo as raízes com a areia do vaso até a altura da base e de forma que você jamais teria percebido que esta planta acabou de chegar ali. Uma dica para deixar o vaso mais bonito em sua horta caseira, é cobrir com pedrisco ou casca de pinus. Cascalho também serve se você tiver em casa, mas são só itens decorativos.

.

Regue a Muda até Encharcar

Ao menos nas primeiras regagens, que devem acontecer todos os dias, você deve regar a muda sem encharcar. O transporte é um processo bem doloroso para o carro e por isso ele deve ficar soltando água pelo vaso mesmo, de forma abundante. Em dias mais quentes faça isso sempre. Já nos dias mais frios, tente sempre regar as plantas aos poucos, mas sempre tendo o cuidado de deixar o vaso molhado, sinal de que ela está hidratada.

O período de regagem e seus intervalos depende bastante de planta para planta. Algumas ervas suportam vários dias sem água, mas outras vão morrer com facilidade se você não regar todos os dias. Por isso é preciso sempre ter cuidado para não errar na regagem. Leia com atenção sobre cada vegetal escolhido para a plantação e seu processo de regagem adequado. Na dúvida, pergunte aos profissionais onde for comprar as mudas e ainda colha mais dicas com eles de como ter sucesso em sua pequena plantação.

Escolha um Bom Adubo para Garantir o Sucesso de Sua Mini Horta

Você pode usar terra comum mesmo para plantar, a usada em canteiros e mais escura. Mas se for usar adubo na sua pequena horta, uma dica é optar por comprar os de origem orgânica como húmus. Mas você pode adubar a sua horta em casa com diversos itens, como cascas de alimentos recém cortados, que geram excelentes adubos e são ótimos para a sua

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *