Está pensando em reformar e já começa “prever” todos os problemas que poderão surgir durante as obras? É melhor não entrar em pânico e evitar que os imprevistos transformem a sua vida em um inferno. Além de planejar a reforma é bom que você organize a sua casa para dar início as mudanças. São poucas as famílias que conseguem sair de casa para reformá-la, normalmente, o que acontece é um período de “sobrevivência” até que tudo fique pronto e nesse tempo, tem que ter paciência. Mas, quando se organiza a casa com antecedência fica bem mais fácil superar esse período difícil de obras.
Veja as Dicas de Profissionais do Setor de Reformas de Como Organizar a Casa Antes de Começar a Obra!
1- Antes de mais nada é preciso colocar no papel tudo aquilo que foi combinado com quem irá trabalhar na sua obra. Quais os cômodos que serão reformados e o que será feito em cada um deles, detalhadamente, tenha certeza que isso faz toda a diferença.
2- Outro ponto importante antes de começar uma reforma e que faz parte da organização é deixar tudo as “claras” com o responsável pela sua obra. Você precisa explicar exatamente o que quer mudar e ao mesmo tempo quais serão as necessidades da sua família de locomoção dentro da casa. Por outro lado, o profissional deve ser sincero ao colocar todas as limitações que a obra irão trazer para quem estiver dentro da casa durante aquele período. É muito comum que os pedreiros digam que é bem fácil e que você poderá ficar dentro de casa sem problemas e depois não será bem assim.
3- Avalie se será possível viver dentro de casa durante toda a reforma ou se em uma parte dela será necessário sair de casa, como por exemplo, se você tem um único banheiro e ele será quebrado em um determinado momento. Neste caso, já tenha acertado um lugar que a família irá se hospedar durante o período, que deve ser bem combinado antes com o responsável pela reforma.
4- Tenha sempre um plano B. É muito comum que as obras e reformas, saiam do previsto e acabam esticando um dias a mais, que muitas vezes, são consideráveis. Converse a respeito com o profissional que você contratou e para evitar problemas de ordem de “falta de confiança” , peça a previsão de atraso e estipule uma multa em contrato, caso o prazo seja ultrapassado. Esse é um modo de evitar que façam corpo mole na sua reforma.
5- Se você e sua família não podem sair de casa durante a reforma, deixe isso bem claro para quem foi contrato e exija, desde início, o plano de como o processo de obra irá acontecer. Por exemplo, a casa tem 2 quartos e ambos passarão pela reforma, combine de começar o segundo somente quando o primeiro estiver pronto. É um modo de ir trocando de cômodos conforme a reforma acontece. No caso do banheiro, é comum pedir que ele fique sempre em uso durante à noite, mesmo que precariamente, se a família não tiver um lugar para ir.
6- Depois de tudo combinado em relação ao tempo da obra, como será feita, os espaços que deverão ser ocupados e aqueles que deverão ficar sempre disponíveis, é a hora de organizar a casa, isto é, tudo o que tem dentro dela para que não seja destruído. Muitas pessoas passam por esse problema, de depois de uma reforma, encontra problemas que não existiam, objetos danificados e claro, se trata de um grande desgaste. Para evitar isso, não confie em que vai trabalhar, faça você mesmo a proteção de tudo que ficará dentro do cômodo que será reformado.
7- Quando a casa é grande ou pelo menos tem um espaço razoável, a melhor coisa a fazer é retirar tudo o que tem dentro do cômodo que será reformado e levar para o outro. As janelas e o piso quando não serão mexidos, devem ser bem protegidos, com jornal, plástico, fita adesiva. Não deixe um pedacinho descoberto, a poeira de obra tem a maior facilidade de entrar e se espalhar.
8- Se não der para tirar todos os objetos do cômodo, procure embalá-los o melhor possível, use caixa de papelão, coloque tudo dentro e lacre o máximo possível.
9- Não pense que a reforma no quarto não vai espalhar poeira pela casa inteira, porque vai sim, quando você perceber estará tudo coberto de sujeira. Então, para evitar uma faxina pesada depois da obra, embale tudo o que for possível cubra todos os móveis com plástico, proteja janelas, portas, vidros e chão. Não esqueça de proteger o caminho que os pedreiros farão dentro de casa durante a obra, se for passar pelo corredor do prédio ou pela varanda, crie uma “estrada” de papelão.
10- Se você e sua família vão sair de casa para reforma, fica mais fácil não ter que conviver com a bagunça, mas deixar tudo embalado é muito importante. Coloque tudo dentro de caixas, como se fosse uma mudança. Pode ter certeza que no início parecerá um grande trabalho guardar tudo para ter que retirar depois, mas é bem melhor do que limpar objetos com sujeira de obra.
11- Se você deixou a casa com a sua família por conta da reforma, não deixe tudo na mão do responsável pela obra. É melhor visitar com regularidade a sua casa e acompanhar de perto o andamento da reforma. Pode acontecer que um plástico saia do lugar ou que esteja muito sujo e seja melhor trocá-lo. Ninguém melhor que o dono da casa para organizá-la.
12- Se tiver um tempinho, faça uma faxina do “que não serve mais”. Aproveite a desculpa da reforma para jogar fora ou doar um pouco de coisa que já não está sendo usada. É um bom modo de ter mais espaço e menos coisas para guardar e organizar na casa antes da reforma.
13- Plásticos e fitas adesivas para proteger móveis e outros objetos na casa durante a reforma podem ser encontrados em lojas que vendem artigos para obras em geral. Já o papelão, você pode começar bem antes pedindo em lojas e supermercados e fazendo uma reserva em casa.