Como Fazer Churrasqueira de Tambor para Costela Fogo de Chão

Visão Geral Sobre Os Churrascos

O churrasco, nada mais é do que o nome que se dá a um estilo de preparação de carnes, diferente das preparações mais comuns no fogão, que se tornou extremamente famosa e comum em vários países, principalmente no Brasil. Assim como já foi apresentado, o churrasco é um prato que tem como ingrediente principal e predominante as carnes, que podem ser utilizadas tanto já processadas, quanto in natura, e ainda que elas sejam os ingredientes mais utilizados, algumas pessoas também optam por implementar outros alimentos para serem preparadas na churrasqueira, como alguns tipos de queijos e pães, como o pão de alho, por exemplo.

Como já foi citado acima, qualquer um desses ingredientes – carnes, pães e / ou queijos – são levados a uma churrasqueira para serem preparados, ou seja, levados a uma estrutura que é alimentada por fogo e brasa, com o auxilio de instrumentos como as grelhas e os espetos, que são fundamentais para esse tipo de preparo de carnes, e assim, elas são assadas e cozidas com o calor gerado em toda essa estrutura.

Não existe um conhecimento concreto a respeito da origem desse tipo de preparo de carnes, mas existe uma estimativa que os primeiros “churrascos” – que obviamente não eram chamados assim inicialmente – foram realizados durante a pré história, juntamente com o período em que o homem começou a entender e a saber lidar com o fogo, e entendeu também que quando a carne passava a se tornar mais macia e mais palatável quando se utilizava desse preparo alternativo com as mesmas, as assando ou cozinhando, ao invés de consumi-la crua.

Os antigos índios tupis da América do Sul já realizavam os moka’em, que são uma espécie de “primos” do churrasco que conhecemos atualmente. No processo da época, os índios defumavam as peças de carne utilizando grelhas construídas com madeira, e por ser tão parecido com os nossos churrascos atuais, ficou conhecido como um antepassado do mesmo. Além de tornar a carne mais gostosa para consumo, o objetivo de os índios assá-las também era fazer com que seu prazo de validade se estendesse, possibilitando que ela fosse armazenada e pudesse ser consumida por um prazo mais longo de tempo.

Com o passar dos anos o churrasco foi evoluindo e suas maneiras de preparo também, sendo cada vez mais aperfeiçoada, juntamente com os diversos modelos de churrasqueiras que foram surgindo, sendo as principais e mais conhecidas nos dias de hoje a churrasqueira de alvenaria, a churrasqueira pré moldada, a churrasqueira elétrica, a churrasqueira a bafo, a churrasqueira de tambor de chão, entre muitas outras, sendo que essa última é o foco do artigo de hoje e que será apresentada logo abaixo.

Como Fazer Churrasqueira De Tambor

As churrasqueiras de chão são aquelas que se enquadram em um estilo mais rústico e tradicional de preparação de carnes, já que para esse tipo de churrasqueira, entende-se que as únicas coisas que são necessárias para a preparação das carnes são uma fonte e calor, um espeto ou uma grelha, e obviamente a carne, mostrando que o churrasco pode ser sim uma coisa simples e sem muitas necessidades especiais. Uma subdivisão desse tipo de churrasqueira, são aquelas que possuem um tambor, que podem ser tanto abertas, ou fechadas, sendo que na segunda é possível grelhar a carne através do bafo.

Muitas pessoas querem economizar dinheiro e não gastar na aquisição da churrasqueira desse tipo, então opta por fazer ela com as próprias mãos, e como na internet hoje em dia está muito na moda os famosos DIY ou Do It Yourself, que significam nada mais do que “faça você mesmo”, não e muito difícil encontrar maneiras fáceis de fazer churrasqueiras desse tipo. Uma delas será apresentada logo abaixo.

Churrasqueira De Tambor

Churrasqueira De Tambor

O primeiro passo para se fazer uma churrasqueira de tambor de chão é adquirir um tambor de duzentos litros, e higieniza-lo da maneira adequada. Vale ressaltar que é fundamental que esse tambor não tenha sido utilizado com nenhum tipo de material toxico ou contagioso. Após isso, o tambor deve ser cortado ao meio, no sentido da altura, e em seguida colocar dobraduras para que as duas partes permaneçam unidas.

Logo após, duas correntes devem ser fixadas nas laterais do tambor, na qual, uma das metades será a tampa, e essas correntes farão com que a metade do tambor abra de maneira adequada (sem ser excessivamente). Na região inferior do tambor devem ser sodadas quatro pernas, de mesa, para que a churrasqueira fique em uma altura mais adequada, e assim, já é possível encaixar a grelha na metade inferior da churrasqueira, finalizando assim a construção da mesma, e a deixando pronta para o uso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *