?> Como Evitar o Mofo no Banheiro | Imóveis Cultura Mix

Como Evitar o Mofo no Banheiro

Os banheiros são lugares comuns para o surgimento do mofo, pois calor e umidade se acumulam em uma base regular, proporcionando o ambiente ideal para o crescimento de mofo. O mofo, infelizmente, não só pode afetar a aparência do seu banheiro, mas pode se espalhar através das paredes, pisos e tetos, resultando em reparos domésticos.

Combater o mofo é necessário por conta do organismo dos moradores da casa.  O mofo também pode ser perigoso para a sua saúde, levando a reações alérgicas, infecções fúngicas, e veneno por micotoxinas, que são toxinas no ar criadas por este fungo que se prolifera em diversos locais da casa. E quanto mais úmida for a sua região, mais você deve tentar se livrar do mofo.

Como Saber se já Tem Mofo em seu Banheiro?

O sinal mais comum de que sua casa já tem mofo é o mal cheiro do bolor, que parece uma concentração de poeira molhada. Outro sinal clássico é o surgimento de manchas escuras. Quando sua parede fica totalmente preta ou cinza escura, o mofo já está lá por muito tempo. Quando ela ainda está úmida e é cinza claro, o mofo é novo, melhor para ser combatido.

Crie Formas de Permitir a Circulação de Ar em seu Banheiro

Reter a umidade no espaço pode incentivar o crescimento de mofo. Mas infelizmente isso é comum porque o banheiro por si só é úmido e trata de uso constante de água, deixando o piso constantemente molhado. Mas você pode evitar isso com algumas medidas simples.

Ligue um ventilador no banheiro durante e depois de tomar um banho. O ventilador vai ajudar a circular o ar e reduzir o vapor enquanto você toma banho (se usa chuveiro quente), além de ajudar o espaço a secar mais rápido.

Abra as janelas e portas do banheiro depois de tomar um banho. Permitindo que o ar fresco entre no cômodo, você ajudará a ter um maior fluxo de ar auxiliar e ter uma secagem mais eficiente do que ficou molhado depois do seu querido banho.

Depois de Usar o Banheiro, Seque Tudo o que For Possível

Sabemos que nem sempre é possível e a maior parte das vezes o banho é uma coisa rápida, e o banheiro será molhado de novo em seguida. Mas depois que a ultima pessoa tomar banho no dia, que tal secar pia, paredes e piso com um pano? A área de tomar banho pode ficar livre disso, mas você pode pensar em ter panos secos e secar o centro do banheiro, pia e paredes depois de um bom banho.

Depois de Tomar Banho, Estique a Cortina

Estenda a sua cortina de chuveiro após o banho. Para evitar mofo de crescer nas dobras de sua cortina de chuveiro molhada, estique o objeto totalmente na haste de cortina de chuveiro para permitir que ele seque completamente.

Deixe seu Banheiro Limpo e sem Poeira Pelo Menos Uma Vez por Semana

Pouca gente sabe ou ignora esta informação, mas poeira é uma fonte de alimento para fungos e esporos de mofo, você deve limpar tudo regularmente para evitar crescimento de fungos. Mas estamos falando de uma limpeza apurada mesmo, que deixe tudo cheirando a novo ou próximo disso.

Para azulejos e demais revestimentos, use spray para remover impurezas ou de água sanitária e água em todas as superfícies, incluindo na área de tomar banho, pia e vaso sanitário. Siga as instruções no seu produto de limpeza e permita que as propriedades de limpeza para desinfetar as superfícies do banheiro estejam agindo antes de você remover o produto. Uma boa pedida é deixar os itens agirem ao menos 30 minutos parados, sem você ir mexendo.

Limpe vidros em janelas do banheiro, box e portas se assim tiver. Use limpadores de vidro eficientes e deixe agir se tiver muita sujeira. Você pode sempre usar o bom e velho paninho com sabão ou uma esponja, deixando espumar bastante para remover as impurezas.

Lave panos, cortinas e tapetes usados no banheiro ao menos uma vez por semana(mais se uso do espaço é feito por muitas pessoas). Como a maioria das cortinas e tapetes podem ser lavados na máquina de lavar, siga as instruções de lavagem nas etiquetas conforme as instruções do fabricante. Para remover sujeira em grande quantidade, uma boa pedida é mergulhar os panos em sabão em pó por 30 minutos para remover a sujeira completamente.

Limpe as paredes do banheiro. Para evitar que mofo não cresça nas paredes, limpe esporos de mofo fazendo uma pulverização com limpador multiuso em uma esponja e limpando-o ao longo de superfícies de parede. Você borrifa um pouco de spray e passa uma esponja que deve remover as impurezas e ajudar a manter o espaço limpo.

Verifique se há Vazamentos no Banheiro Para Vazamentos

Se há umidade e mofo em grande quantidade em seu banheiro, o problema pode ser mais que uma simples umidade do ar. Para prevenir ou resolver o problema de mofo uma dica é observar as tubulações e vedações na parte de tomar banho e ao redor do vaso sanitário e lavatório para vazamentos.
O motivo disso é bem simples de entender: vazamento faz a umidade se acumular, podendo resultar em fungos. Se os vazamentos estão presentes já de agora, entre em contato com alguém que possa consertar vazamentos como um encanador, para reparar o seu banheiro.

Cuide da Drenagem Lente em seu Banheiro

Se a sua pia, ralo do chuveiro ou vaso sanitário drena a água de forma muito lenta, pode ajudar o mofo a crescer em seu banheiro. Use ferramentas como um êmbolo ou um pressionador para desentupir ralos, ou compre um produto comercial líquido projetado para desentupir ralos, que vendidos em supermercados e armazéns.

Pinte as Paredes do Banheiro com Tinta Semi-Brilho

Tinta semi-brilho é mais resistente às manchas, é mais fácil de limpar. Ela também tem como vantagem  criar uma superfície mais dura em paredes que torna mais difícil para o mofo crescer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *