A umidade pode ser definida como a quantidade de vapor de água que existe na atmosfera de um ambiente.
O surgimento da umidade está ligada ao processo de condensação da água. Pois quando o vapor de água que está no ar quente se encontra com uma superfície que contém ar frio, ele se transforma novamente em água.
A Umidade nas Casas
O vapor de água e por consequência a umidade, surge de forma natural em nossas casas, pois ele é facilmente produzido.
Por exemplo, nós seres humano através da nossa respiração, temos a capacidade de produzir em torno de 01 (um) litro de água por dia através do processo de condensação.
Afora que ainda existe o vapor de água que surge no banheiro (um dos locais mais úmidos da casa), na cozinha, da lavagem de roupa e outras situações.
Por essas situações a casa se torna um local repleto de vapor de água e por consequência, muito úmido. Pois muitas vezes, essa umidade não tem como se deslocar pelo ar, e acaba ficando nas casas das pessoas, penetrando nas superfícies mais frias, ficando alojada no banheiro (cantos, cortinas, Box), armários de cozinha, guarda roupas, cômodas e outros locais.
A Prevenção da Umidade
A prevenção da umidade é o melhor caminho para evitar problemas, por isso procure manter a sua casa devidamente ventilada e aquecida, para que assim evite o surgimento da umidade.
Além dos problemas que surgem em sua casa, a umidade pode gerar problemas de saúde nas pessoas.
Por isso, segue algumas dicas que ajudarão a evitar o surgimento da umidade na sua casa:
- Evite secar roupas dentro de casa. Caso seja necessário fazer essa atividade, procure colocar as roupas em um cômodo fresco e preferencialmente esteja com a janela aberta. Essa situação fará com que a roupa demore mais a secar, no entanto vai ser produzido menos vapor e por consequência surgirá menos condensação;
- Procure realizar manutenção nas calhas do telhado, para que elas não fiquem quebradas ou entupidas com sujeira, pois essas situações ajudam a surgir umidade nas paredes externas de sua casa;
- Em locais de clima mais frio, pode ser feito uso de aquecedor elétrico que ajudam a reduzir a umidade dos ambientes;
- Para evitar a penetração da umidade externa, impermeabilize a sua casa;
- Procure colocar os moveis (principalmente guarda roupa, armários, cômodas) distante das paredes. Ou então, os moveis podem ser isolados com o uso de isopor;
A Umidade nos Guarda-Roupas
Os guarda-roupas são locais que possuem muita facilidade em acumular vapor da água, e através da umidade que surge, junto a pouca circulação de ar que existe, torna o ambiente propício a produzir o conhecido mofo (que também é chamado de bolor).
O mofo é uma aglutinação de fungos que conseguem se desenvolver quando se encontram em condições apropriadas de umidade em um dado ambiente.
Quando esses fungos conseguem se instalar, eles se desenvolvem sob a forma de colônia (vários fungos da mesma espécie, que interagem e trabalham para o bem comum de todos que formam a colônia), e podem causar uma serie de transtornos como: mal cheiro em roupas, problemas nos eletrodomésticos, apodrecimento de alimentos e diversos problemas na saúde das pessoas como: alergias, rinite e outras doenças.
Como Evitar o Surgimento de Umidade no Guarda-Roupa
Para solucionar o problema do surgimento da umidade e por consequência de fungos no guarda-roupa é necessário combater duas questões: o vapor de água que fica acumulado no guarda-roupa e a circulação de ar no móvel.
Com relação ao problema da circulação de ar no guarda-roupa, a resolução do problema passa por soluções muito simples como: de vez em quando manter as janelas e as portas dos quartos abertas para que a umidade (vapor de água) que está no local consiga circular e não gerar as condições adequadas para o surgimento do mofo.
Contudo é meio chato e inconveniente ficar abrindo as portas e gavetas do guarda-roupa como forma de prevenir o surgimento e o acumulo do mofo em seu móvel.
Produtos que Combatem o Mofo
Existe no mercado uma série de produtos que servem para relativizar os efeitos do mofo como o cloreto de cálcio ou a sílica gel.
Esses produtos se caracterizam por absorverem a umidade e acabam diminuindo as condições apropriadas para o surgimento e desenvolvimento do mofo, e desta maneira reduzindo a ação da umidade nos locais.
Esses produtos podem ser utilizados no guarda-roupa, no armário, na cômoda e em outros moveis. Sendo necessário cuidado para o produto não perder a eficácia da absorção da umidade e o frasco não virar pois encherá o local com água.
O cheiro de mofo também pode ser evitado com o uso de serragem de cedro, que pode ser conseguido com facilidade em marcenarias. O cheiro do cedro alem de tirar o cheiro do mofo, combate as traças.
Solução Caseira Anti-Mofo
Apesar dos produtos existentes no mercado que tem a função de minimizar os efeitos e ação do mofo, existem algumas soluções (anti mofo) que podem ser fabricadas em sua própria casa que conseguem atingir o mesmo objetivo
Por isso, segue abaixo as instruções para a preparação de um anti-mofo caseiro, para que você possa combater o surgimento do mofo em seu guarda-roupa:
Ingredientes Necessários para a Fabricação do Anti-Mofo:
- 01 (um) giz que será dividido em 03 (três) partes;
- Arroz;
- Sal;
- Talco;
- Pedaços de papel recortado;
- Carbonato de Cálcio;
- Amido de Milho;
- Algodão;
- Filtro de café;
- 01 (um) recipiente plástico pequeno;
Forma de Preparação:
pegue o recipiente e coloque todos os ingredientes e os misturados, essa mistura irá gerar uma substancia homogênea, pois os ingredientes são de cor branca.
Após misturar todos os ingredientes, feche o recipiente com o filtro de café, fazendo com que o recipiente fique completamente vedado (pode ser usado um durex para que o filtro feche bem o recipiente).
Com o passar do tempo a mistura tende a ficar umedecida, pois ela absorve toda a umidade que está dentro do guarda-roupa.
O grande segredo deste anti mofo caseiro é que os ingredientes usados possuem a característica de absorver com muita facilidade a umidade do ar. Por isso, a mistura precisa ser substituída com o passar do tempo, quando ela estiver muito umedecida.
Fazendo essa mistura e substituindo a mesma de tempos em tempo, você conseguira diminuir consideravelmente ou até mesmo eliminar por completo o mofo que se instala em seu guarda-roupa, e principalmente evitar que suas roupas fiquem com manchas e mau cheiro.