A maior parte das mães de primeira viagem, quando pensa em montar o quarto do filho, sai às compras e leva para casa um parafernália desnecessária para organizar as vezes em um quarto mínimo e que não cabe metade do que se comprou. O grande problema é que as vezes nem o espaço comporta tanta coisa e há tempo perdido, investimento e a busca do quarto de bebê perfeito geralmente não passa de um planejamento frustante. Para evitar tamanho desgosto, confira algumas dicas de como organizar o quarto do bebê.
Antes das Compras, Tire as Medidas
A melhor maneira de garantir se tudo o que você ama vai mesmo caber no espaço adequado é tirar as medidas do ambiente adequadamente. Primeiro tire as medidas do ambiente tanto em metragem do espaço como área disponível nas paredes. Observe janelas e portas, que tomam um espaço precioso do quarto do seu filho na decoração. Medidas anotadas, parta para os pensamentos.
Observe o Espaço e Planeje Bem
Um grande erros dos decoradores de primeira viagem de um quarto de bebê é sair as compras para escolher o que está na loja ou ouvindo os vendedores, comprando o disponível e não o desejado. Você precisa ter uma opinião própria sobre tudo e sair com pré definições de casa. Observe fotos em nosso site e outros bem bacanas, revistas e até visite amigos com filhos menores de dois anos para dar uma olhadinha nos estilos e ter ideias. Para saber tendências, revistas e sites são as melhores pedidas.
Pense em tudo o que você deseja antes de sair as compras como cor de parede, cor do piso e teto, móveis os artigos para decorar as paredes e pequenos mimos. Saia com tudo em mente e sua busca será mais fácil, pois já há uma pré definição ao menos da direção a seguir.
Pensando no Tema
Um dos guias de uma organização de quarto de bebê é o tema, o principal elemento para começar a decorar. Ele vai ditar as cores das paredes, tons dos móveis e objetos a serem usados. E quando se fala de decoração para menores de um ano, os temas são diversos. Os mais comuns são carrinhos e bonecas, respectivamente voltados para meninos e meninas. mas há muitos outros bacanas.
Temas para Quartos de Meninos
- carros
- super heróis
- zoológico
- floresta
- fazenda
- animais domésticos
Temas para Quartos de Meninas
Os Móveis Essenciais para um Quarto de Bebê
Na compra dos móveis, considere alguns pontos para uma prolongação do uso. O berço, por exemplo, é sua compra mais importante. Uma boa dica é optar por berços que rebaixam, pois estes podem ser usados por mais de três anos. Eles baixam até a altura de uma cama comum e, dependendo da largura e do tamanho da criança, vão durar bastante. Também é mais seguro para a criança quando ela começar a sair do berço, pois os pais podem diminuir a altura e evitar acidentes graves.
Guarda roupa e gaveteiro variam de quarto para quarto. Se o espaço é pequeno, as roupas de bebês também são pequenas e você pode considerar usar apenas um gaveteiro. Se há espaço, os dois são uma boa pedida para guardar mais itens como estoque de fraudas, lençóis para o berço e demais itens do bebê como brinquedos, presentes, dentre outros. A cômoda ou gaveteiro é importante porque ela serve tanto como espaço para itens decorativos como para unir os objetos essenciais do uso do bebê como lenços umedecidos, talco e outros, dispostos em um loca de fácil acesso para os pais.
O trocador de fraudas é um item importante. Seria uma boa pedida comprar o item já com a banheira inclusa, pois facilita o uso dos pais. A banheira fica abaixo da mesa de trocar fraudas. Também é bacana banhar o pequeno em seu próprio quarto, perto de suas roupas e produtos de limpeza essenciais. O trocador, infelizmente, é um dos móveis que não pode ser aproveitado por um longo tempo, pois torna-se sem uso quando a criança fica maior que a mesa de troca, geralmente com pouco mais de um ano e meio. Pensar em doação após os dois anos de idade da criança pode ser interessante.
A poltrona de amamentação é uma forma de dar conforto a mãe enquanto acalenta ou amamenta seu bebê. Muitas mães preferem as cadeiras de balanço, onde podem ninar a pequena criança e ficar com ela com algum conforto quando o pequeno acordar a noite. Este móvel irá acompanhar o quarto da criança por um longo tempo e será útil para a mãe em diversos momentos, principalmente se houver mais maternidades planejadas para logo.
Organize os Espaços por Área de Uso
O quarto de bebê é como uma pequena casa, devendo ser separado de acordo com o uso e de forma que os pais possam transitar sem problema. Deve ter pensando de forma prática e bem planejado.
O berço é a peça central, por isso deve ocupar a lateral de maior parede do quarto. A poltrona deve ficar de costas para a luz do sol e se possível em um cantinho lateral onde a criança esteja longe da porta e se sinta mais tranquila.
Prateleiras Dão Vida ao Ambiente
Para organizar objetos e criar espaços decorativos, prateleiras acima da cômoda são uma ótima opção. A dica é pensar em não preencher muito o espaço. Quanto menos, melhor, para não criar também um ambiente com muitos bichos a noite, o que pode ser um pouco assustador para crianças. Pense em pequenos nichos de madeira também para decorar com bonecos e porta retrato com imagens dos pais para dar mais personalidade ao ambiente.