É difícil mesmo esconder todos os fios da casa. Quanto mais eletrônicos você tem em casa e mais gambiarras na fiação, mais fios vai ter soltos. E a lei da vivência é clara: eles sempre enrolam, mesmo que você tome cuidado. Formam nós, ficam amontoados e com um terrível visual. Mas quando se trata em decoração e mudanças na casa, para tudo há um jeito simples e até bem em conta, dependendo do caso.
Embutir Tudo é Uma Opção
Para alguns tipos de fios fixos e que serão usador por um bom tempo, uma solução mais simples é cobrir tudo. Como? De formas diversas. Fios de extensões de energia e TV a cabo podem ser embutidos por dentro da parede, desde que não se pende em sua remoção de pronto.
Uma camada de argamassa já poderá esconder cabos de Internet, televisões e pequenas extensões feitas em mudanças na eletricidade. Mas esta dica só vale se você não pretende mudar sua Internet de lugar, por exemplo. Precisa ser algo fixo, a fazer parte da estrutura de sua casa e da sua decoração por um longo tempo. Como a argamassa não danifica os fios, ela pode ficar sob eles sem qualquer problema.
Rodatetos São Uma ótima Dica!
São chiques e bem em conta porque são feitos de gesso, e ótimos para quem curte o estilo clássico de decorar casas e demarcar espaços. São bem usados em sala como divisores de teto e parede, em especial em quem tem paredes amplas e sofre um pouco em como não deixar tudo tão alto e espaçoso.
Para embutir fios, o rodateto pode ser uma solução útil para alguns casos e esconder ao menos uma boa parte dos fios, como os que ficam passando pelos cantinhos dos tetos das paredes e costumam ser pregados com grampos de parede, deixando todo o visual de uma bela decoração estragado. Seu feio de telefonia e o da TV a cabo ou Internet, por exemplo, podem ser encobertos se bem presos em locais onde o roda teto possa ser aplicado.
Os fios são no chão? O roda piso é uma boa pedida também. São baratos e práticos. E se você quiser remover depois os fios, é só remover o item. A desvantagem é que tem que tirar o roda teto ou roda piso quando quiser mover os fios. Eles são pequenos e relativamente frágeis porque o gesso em si é frágil em pequena quantidade (mesmo sendo durável), por isso é preciso remover este item para tirar os fios de lugar ou acrescentar. Como roda tetos são pequenos e finos, costumam quebrar facilmente quando se tenta a remoção, apesar de algumas pessoas conseguirem remover e instalar de novo sem qualquer problema.
Teto De Gesso Pode Esconder Muitos Fios
Se você tem diversas fiações de acessórios passando pelos cantos das paredes e tem um teto alto, uma solução é um teto de gesso. Ele trás algumas vantagens, como decorar o espaço, podendo até mesmo ser texturizado, pode ser pintado e você pode remover quando quiser. Como ele é como um teto abaixo do seu telhado, há um espaço por onde os fios podem ser encobertos com segurança e embutidos do seu visual. Costuma ser muito usado em locais onde gambiarras foram usadas amplamente para solucionar problemas de eletricidade, bem comuns em casas antigas.
A grande vantagem de um teto de gesso é ter acesso fácil. Se você deixar um espaço com remoção, pode-se subir com uma escada e ter acesso a todos os fios, podendo cortar e remover os desnecessários. Quando um serviço de TV a cabo não for mais funcionar, por exemplo, abra uma placa do gesso, remova o fio e depois coloque-a de novo de forma simples e seu teto volta ao lugar. Quer outro serviço? Passe o fio por cima do gesso e feche o buraco em casa mesmo com gesso comprado em armazém, barato e feito apenas com água. Simples, não?
Fita Dupla Fase Por Trás Dos Móveis Ajuda
O grande nó que os fios recebem por trás dos racks é por excesso de fiação mesmo: é muita coisa ligada em uma tomada próxima. No geral as pessoas ainda usam uma extensão, complicando ainda mais a fiação e formando diversos nós. Gera até estresse na hora demudar uma televisão de lugar, por exemplo.
Uma fita dupla face pode ajudar e é uma solução simples e barata. O primeiro passo é, antes de aplicar a fita, encurtar os fios. Todos os eletrônicos bem com um fio bem comprido e não é bacana para uso, pois enrolam facilmente. Faça uma dobra perto do aparelho e vá dobrando, amarrando com um elástico o máximo que puder, deixando de fora apenas o necessário para usar mesmo. Depois coloque fita dupla fácil em seu móvel e pregue seu pequeno bolo de fios. Pronto, apenas será visto o que deve ser visto. Melhor ainda se você tiver tomadas baixas, assim as pessoas nem vão ver que tem fios por trás.
Prefira Usar Internet Wifi
Esta é uma dica de dia a dia simples e barata, mas muita gente ainda estende o seu fio azul de rede para computadores à longa distância. Coisa do passado. O melhor hoje em dia é usar um roteador de sinal e enviar para toda a casa. É menos um fio para se estender por sua residência. Se seu provedor de Internet não tiver wifi, compre um roteador (R$ 40 em média) e envie o sinal para usar por toda a casa.
Outra dica semelhante é usar telefone sem fio. Ao invés de arrastar a base para locais da casa com fio, prefira os modelos móveis, bem mais práticos e em conta.
Cubra As Suas Extensões De Forma Divertida
Se você não pode sumir com fios e extensões, junte-se a eles. Como? Com lindas caixinhas feitas de material de eletricidade. Procure por caixas de disjuntores, decore e coloque tudo dentro para funcionar. Você pode não sumir com seus fios, mas ao menos vai torná-los mais interessantes de serem vistos. Coloque a caixinha no cantinho de parede ou em qualquer local que ela seja interessante até para a ideia ser copiada.