Quando pensamos no mundo da decoração muitas pessoas acham que é algo simples e que qualquer um pode ser capaz de fazer. Não desmerecendo as pessoas mais esforçadas, mas decorar não é uma tarefa muito simples, exige além de muita paciência, muitos esforço, bom gosto e estudo. Sim! Decorar também exige estudo, mas já que se está falando em decoração, que tal vermos quais as perguntas que são mais frequentes nesse mundo? Veja a seguir:
Quais São As Dúvidas Que Mais Existem Sobre Decoração?
Não é que existam tantas dúvidas assim, mas quem quer entender um pouco de decoração acaba tendo dúvidas que são comuns. Por isso, vamos tirar essas interrogações do caminho e você verá se pode e leva jeito para ser um grande e bom decorador.
Vamos começar com a dúvida que não é de decoração propriamente dita, mas que muita gente tem e acaba confundindo.
Qual a Diferença Entre Decorador, Designer De Interior e Arquiteto?
Muitos irão responder que é apenas uma nomenclatura, mas há muita diferença entre cada um desses profissionais. É importante dizer que os 2 (dois) últimos precisam estudar e ter um diploma para ter tal nomenclatura.
Um decorador é um profissional que estuda, assim como os outros, mas eles não têm a obrigação de fazer uma faculdade, a função dele é basicamente de decorar, escolher cores de paredes, quais móveis ficam melhores, e os objetos de decoração.
Enquanto isso, o designer de interior é um profissional que precisa estudar no mínimo 3 (três) anos, a graduação é chamada de tecnológica, alguns costumam diminuir o esforço e dizer que é um decorador que sabe desenhar. Pois, o designer desenvolve projetos, desde desenhar como deve ser o ambiente estruturalmente, assim como a disposição de móveis. Ele faz estudo das cores, de luminotécnica, de ergonomia, estuda desenho. Muitos costumam dizer que o designer de interior é um arquiteto que não pode derrubar paredes, na realidade um designer não tem estudo estrutural para saber se aquela parede pode ser derrubada, sem abalar a estrutura do local, por isso tal comparação.
Portanto, as diferenças entre um decorador, um designer e um arquiteto são essas, procure verificar se para o projeto que você deseja fazer, o profissional escolhido está gabaritado para exercer e deixar você feliz.
Qual Cor Se Deve Escolher Para As Paredes e Para o Teto?
Uma das maiores dúvidas das pessoas, qual cor devo escolher para meu ambiente? Procure escolher uma cor que goste, se tem alguma dúvida, procure ler sobre as Cores do Feng Shui e as suas aplicações, aqui:
//imoveis.culturamix.com/dicas/significado-das-cores-no-feng-shui
Ou Aqui:
//imoveis.culturamix.com/decoracao/as-cores-do-feng-shui-para-decorar-a-casa
Em cada um desses links, você poderá observar quais as melhores cores para os ambientes e assim harmonizar tudo.
Sobre o teto, o que os profissionais da área informam é que ele deve ser mais claro que as paredes normais, assim evita-se o efeito de “peso” no ambiente. Em outras palavras, teremos um ambiente mais amplo, mas isso não torna impossível a utilização de cores escuras no teto, caso você queira dessa forma, procure harmonizar todo o ambiente com uma iluminação mais forte.
Como Aproveitar a Iluminação Natural e Trabalhar a Artificial?
Falando em iluminação devemos ficar atentos para que nossa conta de energia elétrica não aumente. É recomendado que se faça uso da iluminação natural o máximo possível, ou seja, procure colocar janelas, cobogós e qualquer outro elemento arquitetônico que permita a luz natural adentrar nos ambientes. Devem-se verificar ainda quais áreas precisam receber mais insolação.
E com a iluminação artificial a principal dica é trocar todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes frias, que gastam bem menos quando comparadas as suas antecessoras. Caso você queira fazer algo diferente em sua casa, procure um profissional especializado em iluminação, para que ele faça um projeto luminotécnico e possa aproveitar o máximo de sol e indicar quais as melhores lâmpadas e os locais onde elas devem ficar.
Colocar Espelhos Faz Com Que Meu Pequeno Apartamento Fique Maior?
Na maioria dos casos sim! Porém, se deve evitar o efeito casa do “BBB”, isso mesmo, nada de sair colocando espelhos em todos os cômodos, como se isso fosse resolver todos os seus problemas com o tamanho de sua casa.
Os espelhos dão uma sensação de que os espaços sejam maiores, mas existem outras formas de fazer com que seu lar pareça um pouco maior. Veja aqui:
Como Minha Cozinha Deve Ser Organizada Para Aproveitar Melhor o Seu Espaço?
Esta provavelmente é a dúvida que mais abriga as mentes das donas de casa, ela paira no ar e surge de repente, principalmente quando queremos que nossa cozinha esteja bem organizada e sirva bem a todos que dela precisarem.
A primeira dica que se dá é que você só deve ter na sua cozinha, aquilo que realmente utiliza. Não adianta entupir de eletrodomésticos e eletroportáteis que não se usa e só fazem congestionar o ambiente.
Se sua cozinha for muito pequena, procure colocar o menos possível, não coloque móveis, como mesas e cadeiras e evite armários muito grandes, eles acabam “roubando” um espaço importante.
Se Quiser Mais Dica De Como Fazer Sua Cozinha Mais Funcional, Veja Aqui:
Posso Ter Uma Lareira Em Casa?
Essa pergunta entra nas cabeças depois pessoas, porque muitas acham chique ter uma lareira em casa, mas a sua resposta vem com outra pergunta:
Você mora em um local suficientemente frio, para usar a lareira?
Depois de refletir e responder essa pergunta, você está apto a dizer:
Não… Eu moro em Fortaleza e o mais frio que aqui fica é algo em torno de 20° C. Você mesmo respondeu sua pergunta e não precisa de ajuda.
Agora se sua resposta for sim, você deve pensar se sua lareira não ficará muito tempo parada, se ela realmente é importante, e se você quer torná-la o foco da decoração do seu ambiente, pois lareiras sempre chamam atenção.
Agora que você já sabe as respostas para algumas das dúvidas mais frequentes do mundo da decoração, sabe que tudo está em suas mãos, que só precisa de tempo e de pesquisa, não tenha medo ou vergonha de ir atrás e se informar, afinal ninguém nasce sabendo.