Como Escolher a Churrasqueira Ideal

Quem é a pessoa que não gosta de juntar os amigos no final de semana e fazer aquela confraternização regada a musica, uma cerveja gelada e assar carne. A grande maioria dos brasileiros adora fazer no final de semana um churrasco para se divertir.

O churrasco é uma iguaria culinária bastante apreciada no Brasil, e em países como a Argentina e o Uruguai. Nesses locais muitas pessoas colocam seus dotes culinários a prova e botam a mão na massa para fazer um suculento churrasco.

Como Escolher a Churrasqueira Ideal

Como Escolher a Churrasqueira Ideal

O Que é Um Churrasco?

O Churrasco nada mais é que um prato feito a base de carne (carne de gado, carne de porco, carne de carneiro, frango, linguiça, miúdos – coração, moela, etc.) que é assado no fogo ou na brasa.

De acordo com os especialistas a carne ideal para fazer um bom churrasco é a carne gorda, mesmo que você não pretenda consumir a gordura, você deve assar a carne com ela para que a carne mantenha aquela suculência que tanto agrada o paladar.

Normalmente o churrasco é acompanhado de saladas, vinagrete, farofa, pão de alho e outros tipos de acompanhamento que variam de acordo com os hábitos e costumes alimentares do local onde se está sendo feito o churrasco.

O Que é Um Churrasco?

O Que é Um Churrasco?

Materiais Para Fazer Um Churrasco?

Para fazer um churrasco, além das carnes, não é necessário ter muita coisa. Para isso basta ter os seguintes materiais: uma boa churrasqueira, carvão, os espetos, a grelha, a tábua de corte das carnes, uma faca para cortar a carne, um garfo trinchante.

Alem dos materiais é necessário providenciar os complementos alimentares e ter uma boa organização e higiene para manusear as carnes.

Essa fase pré churrasco é de grande importância, pois separar os materiais, ingredientes e complementos necessários vai facilitar o trabalho do churrasqueiro, por isso é de grande importância que o churrasqueira atenda as necessidades para que seja feito o churrasco.

A Churrasqueira

A churrasqueira é o principal utensílio para a realização de um churrasco. Ela pode ser considerada como uma espécie de fogão coberto por uma grelha que fica sob o fogo, que pode ser originado de carvão, lenha, gás e eletricidade.

Existem vários tipos de churrasqueira, cada uma apropriada para determinada situação e ambiente. Antes de fazer a escolha da churrasqueira para sua casa, é necessário que seja observado o espaço disponível, para que assim seja optado pelo modelo ideal de churrasqueira para a sua residência.

Dicas Para Escolher a Churrasqueira

Segue Abaixo Algumas Dicas Para Escolher a Churrasqueira Ideal Para a Sua Casa:

  • Para quem mora em apartamento e gosta de fazer churrasco, deve optar por uma churrasqueira a gás ou elétrica que não emitem fumaça;
  • Opte por churrasqueiras que possa utilizar a parte de baixo para guardar os materiais, como por exemplo: o carvão;
  • Para as pessoas que buscam praticidade, as churrasqueiras portáteis são ótimas opções. As churrasqueiras portáteis tem a vantagem de ocupar pouco espaço, de serem conduzidas para qualquer lugar e o custo de manutenção ser menor que uma churrasqueira de alvenaria.
  • Procure ter uma churrasqueira que seja fácil de limpar e que mantenha o calor para assar a sua carne;

Os Tipos De Churrasqueira

Segue abaixo uma breve descrição dos tipos de churrasqueira existentes e com dicas e informações para que lhe ajude a fazer a escolha ideal da sua churrasqueira:

Churrasqueira Elétrica

As churrasqueiras elétricas são as comuns para serem utilizadas em apartamentos e casas de pequeno porte. Esse tipo de churrasqueira se caracteriza por não soltarem fumaça e são bastante leves, o que as torna portáteis e muito fáceis de serem levadas para outro local.

Esse tipo de churrasqueira é muito útil no dia a dia das residências sendo útil na elaboração das refeições.

Contudo, essas churrasqueiras apresentam a desvantagem de consumirem bastante energia elétrica e pelo fato da carne não apresentar o mesmo sabor e textura do churrasco tradicional.

Churrasqueira a Gás

As churrasqueiras a Gás são muito apreciadas pelas pessoas que gostam de fazer churrasco, no entanto moram em apartamento e não apresentam espaço disponível para ter uma churrasqueira nos moldes tradicionais.

Esse tipo de churrasqueira apresenta as vantagens de não ter o custo com energia elétrica e de conseguir assar a carne de forma muito rápida. A churrasqueira a gás apresenta a vantagem de manter a temperatura da carne de maneira constante.

No entanto, a Churrasqueira a Gás apresenta a desvantagem de serem muito mais caras que as churrasqueiras elétricas.

Churrasqueira Tonel

A churrasqueira tonel é apropriada para assar quantidades de carne pequenas e principalmente cortes menores. Esse tipo de churrasqueira se adapta a qualquer tipo de carne e apresentam a vantagem de serem de baixo custo.

Atualmente existe alguns tipos de churrasqueira tonel que apresentam rodinhas, e essa adaptação ajuda ao churrasqueiro a manter o fogo aceso, pois conseguirá facilmente mudar a churrasqueira de ligar, em caso de ocorrência de chuva ou ventos de intensidade mais forte.

Churrasqueira De Alvenaria

A Churrasqueira de Alvenaria é aquela que necessita de um espaço em sua residência, pois ela é uma churrasqueira fixa e que ficará naquele local de forma permanente.

Por isso é necessário verificar o espaço, e construir a churrasqueira no tamanho apropriado para a sua necessidade, pois muitas vezes a gente constrói uma churrasqueira grande demais, o que demanda mais carvão para assar a carne e os churrascos não são tão grandes assim.

Por isso, antes de fazer sua churrasqueira de alvenaria, verifique as ocorrências dos seus churrascos.

Churrasqueira Tanque

A churrascaria tanque é aquela típica para grandes festas e eventos, pois ela é muito simples para se construir e para se desfazer desse tipo de churrasqueira.

A churrasqueira tanque pode ser feita de forma simples e improvisada com o empilhamento de tijolos e depois que colocar o fogo e formar a brasa, basta colocar a grelha e assar a carne.

Churrasqueira Fogo De Chão

A churrasqueira fogo de chão remonta as tradições do churrasco gaucho. Para fazer churrasco nesse tipo de churrasqueira é necessário lenha e espetos de madeira.

Esse tipo de churrasqueira permite que a carne fique com um sabor maravilhoso e inigualável.

No entanto, uma das desvantagens desse tipo de churrasqueira é que as carnes demoram a assar e que os cortes de carne pequenos não assam bem nesse tipo de churrasqueira.

Então, basta saber colocar em prática a escolha da churrasqueira conforme as características da sua casa e do seu churrasco para que a sua festa seja diversão garantida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *