A Árdua Tarefa De Ser Dona De Casa
Ser Dona de casa é uma missão árdua que nem toda mulher domina. Afinal colocar as coisas em seus devidos lugares, fazer almoço, lavar roupa, cuidar dos bichanos e das crianças e manter a casa constantemente limpa e isso tudo simultaneamente é uma missão para uma super mulher.
Tirando essas e outras coisas típicas da vida doméstica, a dona de casa ainda tem uma grande problemática: Conter a poeira!
E para você que já tentou de tudo em relação a poeira nós preparamos dicas eficazes, mas claro que antes de tudo você tem que está determinada, por que a guerra não vai ser fácil.
Como Eliminar Poeira
Poeira é um elemento pequeno, que surge com o vento, nos chinelos, do teto, e do nada! Eles costumam empoeirar notavelmente a mobília e de forma imperceptivelmente os tecidos que adornam as casas, tais como toalha de mesa, roupa de cama, cortinas e óbvio que tapetes afinal essa missão de conter a entrada da poeira é parcialmente deles, porém nem sempre o alvo é alcançado.
Mas para evitar que a poeira entre no seu lar é fundamental que antes você ponha pra fora a que já entrou, usando o velho método de faxina geral:
Tempo: Para essa missão reserve bastante tempo, afinal a demora será proporcional ao tamanho da sua casa, a sua determinação e a quantidade de poeira e objetos que você tem no lar.E essa conta essa conta é muito difícil de obter um resultado preciso. Portanto reserve no mínimo 4 dias de atividades de limpeza consecutivas.
Abrigo: Esvazie um cômodo da sua casa que de preferência não tenha janela ou nenhuma outra entrada que beneficie a poeira além da porta. Por lá comece a limpeza. Ou escolha a cozinha afinal é lá que fica a sua alimentação, nesse caso não precisa esvaziar mas retirar alguns maiores objetos ou encostá-los em algum canto afim de render espaço.
Acampar: Esse espaço obtido será seu acampamento por alguns dias (dormir e alimentar-se) e é lá também que você colocará as coisas importantes e mais usuais como documentos e cabide com roupas.
De dentro pra fora: Limpe um móvel de cada vez e sempre de dentro pra fora, e utilizando o produto recomendável (informe-se qual produto limpar cada móvel para melhor conservação). Depois de limpo e seco cubra-o com saco plásticos grandes que você pode adquirir em lojas comerciais apropriadas, ou improvisar utilizando pequenos sacos plásticos e fita adesiva O importante nesse item é que você estará protegendo seus moveis um por vez e na hora em que você estiver espanando a casa a poeira ficará sobre os sacos plásticos e não mais os moveis.
Encaixote: Os artigos pequenos que ficam sobre os moveis também devem ser limpos, e depois de secos devem ser colocados dentro de caixas de papelão e levados para aquele cômodo em que você está abrigada, para evitar de deixá-los pela casa e haver quebras ou empoeirá-los de novo.
Retire: As cortinas, e tudo o que for de tecido deve ser retirado, para após a faxina ser substituído por peças limpas.
Espane: Utilizando um espanador de teto, espane as paredes, teto e áreas que você tenha dificuldade de alcançar com a vassoura comum. Certamente isso deve ter espalhado muita poeira sobre a casa e sobre o plástico que cobria os moveis, então com um pano úmido e um balde com água retire a poeira dos plásticos, para que quando eles forem ser retirados não tornem a sujar os moveis que cobrem.
Varra a casa e passe o pano úmido: Para retirada da poeira que ficou espalhada pelo chão use a vassoura de forma suave, e logo em seguida passe o pano úmido.
Retire os plásticos: Mesmo você tendo limpado os plásticos no momento certo ainda haverá pequenos resíduos persistentes, mas com muito cuidado retire os plásticos e sem mais coloque-os dentro de outro saco plástico para serem eliminados da sua casa (lixo).
Passe o pano na casa: Torne a passar o pano na casa para coletar a poeira que pode ter se espalhado com a retirada dos plásticos.
Lustre os móveis: Outra vez limpe os moveis para que em seguida você possa arrumá-los.
Reponha a cortina: Bem como todos os outros artigos de tecido que decoram sua casa, você pode agora repor.
Cômodo / Abrigo: O cômodo em que você estava hospedada deverá ser o primeiro a receber toda essa manutenção acima, e depois que a casa estiver totalmente limpa você deve colocar as coisas em seus devidos lugares, sempre constatando se continuam limpas.
Limpe novamente: Esse cômodo da sua casa em que você ficou hospedada, merece uma atenção especial, então verifique também se ele continua limpo no contrario ou na duvida torne a limpa-lo.
Depois dessa faxina geral, e para dar uma mãozinha e evitar que a poeira entre na sua casa nós preparamos algumas dicas:
Distribua tapetes nas entradas da casa e de cada cômodo. E se eles forem usados corretamente conterão a passagem da poeira que costumamos levar nos pés de um lugar a outro.
Fiscalize a entrada das coisas na sua casa, limpe-as antes de entrar. “Pois uma maça podre contamina todo o cesto de maças.”
Evite deixar porta e janelas abertas por muito tempo e em horarios bastante ventilados. Apesar do vento ser sempre bem vindo, é ele o maior transporte da poeira.
Mantenha a limpeza de toda a sua casa, e faça uma faxina pelo menos a cada 15 dias.
Mas entre tantas dicas é importante lembrarmos que elas só terão um resultado eficaz se forem bem aplicadas, alem de contínuas. Pois se você der uma folga para si, será nesse meio tempo que a poeira irá se hospedar novamente na sua casa, te dando um retrabalho.
Além disso se houver alguma obra civil na sua casa ou na vizinhança, não se afobe, que a existência da poeira vai ser inevitável. Então é melhor adiar a faxina geral.
Mas quando você retomar a faxina e depois de cumprir todas as atividades ver tudo limpo e brilhando não se acomode, é ai que entram as ações primordiais para eliminar de vez a sua casa.