Como Dividir As Tarefas Domésticas

Organizar tarefas domésticas é imprescindível se você quer ter uma vida prática e social em perfeito equilíbrio. Nada pior que todas as atividades para se ter um lar organizado depositadas em uma só pessoa, não é mesmo? Por isso é interessante para não sobrecarregar ninguém que se escolha atividades para uma divisão. Mas, para que essa divisão das atividades domésticas dê certo, alguns critérios devem ser levados em consideração.

Leve Em Conta a Afinidade De Cada Um

Muitos membros da casa não querem ajudar em nada mesmo, mas há alguma coisa que seria menos desgastante e mais de acordo com a sua personalidade do que outras. Por exemplo: se sua filha adora mexer nos móveis e mudar as coisas de lugar, ela pode ajudar a limpar os móveis, que seria mais de acordo com o que ela já gosta de fazer.

Avalie cada membro da casa antes de pensar no que ele poderia fazer para ajudar. Crianças pequenas podem colaborar com atividades leves como jogar o lixo fora e elas vão até gostar de se sentir úteis. O seu marido pode ficar com a arrumação dos livros e filmes se ele curte esta parte da casa organizada. Cada um pode colaborar com a parte mais importante para você e fazer o que se ajusta melhor a sua personalidade.

Leve Em Conta a Afinidade De Cada Um

Leve Em Conta a Afinidade De Cada Um

Envolva Todos Da Casa Na Sua Rotina

Se todo mundo usufrui do espaço comum, todos precisam estar envolvidos nas atividades domésticas. Cada um fazendo a sua parte as atividades finalizam mais rápido, você vai ter um tempinho para si e as coisas vão ficando limpas e organizadas com mais facilidade. Nada de perder um dia inteiro em uma faxina: cada um fazendo a sua parte, tudo pode ficar pronto em menos de duas horas.

Envolva Todos Da Casa Na Sua Rotina

Envolva Todos Da Casa Na Sua Rotina

Leve Em Conta a Idade Dos Envolvidos

Algumas pessoas podem ficar de fora de sua agenda de atividades, como os idosos, crianças pequenas ou devem ficar apenas com atividades leves. O que for perigoso jamais deve ser encarregado a uma criança, bem como o que for pesado e proporcionar risco de acidentes.

Crie Atividades Diárias e Semanais

A organização das tarefas envolve sempre as atividades realizadas todos os dias e as que são feitas apenas uma vez por semana. Você precisa distribuir ambas as rotinas para os membros da casa, pois não haverá acumulo de coisas a fazer em uma faxina geral e a casa vai se manter limpa, garantindo a higiene, organização do espaço e facilitando a vida de todos os membros.

São Atividades Diárias:

  • tirar o lixo
  • limpar o banheiro
  • jogar a roupa no cesto de lixo
  • lavar os pratos
  • limpar a pia da cozinha
  • arrumar a mesa após cada refeição
  • arrumar a cama
  • tirar o lixo do banheiro
  • dentre outras…

São Atividades Semanais:

  • lavar roupas
  • passar roupas
  • varrer as paredes para remover teias de aranha
  • remover livros de estantes para limpeza
  • lavar boxes e paredes do banheiro
  • organizar o guarda roupa
  • dentre outras…
As atividades diárias ou semanais devem ser separadas de acordo a necessidade do lar. Se você precisa de alguém todos os dias para tirar o lixo pelo acúmulo nas lixeiras, coloque alguém para fazer isso. Nada é fixo, você pode mudar a medida que a necessidade for diminuindo ou tirar algumas atividades da lista que não precisam ser feitas naquele dia.

Leve Em Conta a Rotina Diária De Cada Responsável

Não peça o impossível, ou não vai ser feito. Se seu filho sai todos os dias cedo e chega muito tarde em casa, pedir para ele lavar o banheiro ou a louça seria inviável. Peça apenas o que seja a seu alcance e não atrapalhe seu trabalho ou estudos, como tirar o lixo no fim do dia e arrumar a sua cama. Cada um deve fazer o que está a seu alcance, tanto fisicamente como em horários também.

A Agenda Pode Mudar Sempre Que Houver Necessidade

Se ninguém gosta de fazer nada, você pode fazer uma rotina de mudanças. Exemplo: uma semana sua filha lava os pratos e na outra ela colocar a roupa para lavar na máquina. Nada precisa ser fixo, se os membros da sua casa preferem se revezar. Se eles curtem suas obrigações, você pode deixar tudo como está por muito tempo.

Faça Um Quadro De Atividades

Uma dica para que ninguém esqueça as suas obrigações e seja notificado oficialmente é criar um quadro de atividades. Este pode ser feito apenas com uma folha de papel e uma marcação com nome, atividade e o dia que esta precisa ser feita. Para os ‘esquecidos’, coloque lembretes individuais ao redor da casa para garantir que nada vai ser esquecido.

Cobre Dos Esquecidos

As primeiras semanas de adaptação são complicadas, mas podem ser facilmente superadas com lembretes. Mas uma supervisão será crucial, em especial se há jovens encarregados, pois sempre há uma preguicinha ou necessidade de ficar ausente de casa nos dias em que as atividades são mais importantes. Cobre, mas é possível que esta cobrança dure apenas duas semanas. Em 14 dias todo mundo deve estar adaptado ao que precisa fazer em casa, e tudo deve fluir de forma automática, como uma boa rotina deve ser.

Atividades Cruciais Devem Ficar Com Os Membros Mais Responsáveis

O que for essencial e de extrema responsabilidade não deve ficar a cargo de crianças, a menos que essas sejam supervisionadas e sejam co participantes. Exemplo: organizar a dispensa e lista de compras deve ser uma atividade para um adulto responsável. Organizar produtos de limpeza não é algo que crianças devam fazer e limpar locais de difícil acesso não é para qualquer membro da casa, e tudo isso deve ser respeitado.

Todo Mundo Merece Um Descanso

Se a rotina exigida para a limpeza da sua casa é exaustiva demais para todos, que tal pensar em uma diarista? A rotina das pequenas atividades a serem feitas todos os dias permanece. Pense em contratar um profissional para uma visita semanal ou quinzenal para fazer a atividade mais pesada como limpeza completa. Se a casa for grande mesmo, uma empregada pode ser necessária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *