Como Decorar a Escada e Aproveitar Espaços

É muito bom caprichar na decoração da casa, deixando-a com a cara da família. Cada cantinho, cada objeto, cada detalhe é escolhido com atenção, seja pela própria dona da casa ou por um profissional orientado por ela. Porém, muitas vezes, uma parte dos ambientes fica esquecida e poderia ser muito bem aproveitada, estamos falando das escadas. Tê-las em casa é uma sorte muito grande, porque com criatividade e bom gosto, elas podem ganhar um aspecto muito especial e se tornarem o centro das atenções dos seus convidados.

Veja como dar um Toque Especial para as Escadas da sua Casa

  •  Decore as escadas com espelhos: os espelhos são sempre grandes aliados na hora da decoração de ambientes. Em primeiro lugar porque dão a sensação de um espaço mais amplo do que realmente é, e em segundo, para dar mais iluminação. Sem falar no jogo com espelho e um objeto importante, como um vaso de flores, posicionado em modo que fique refletido. No caso das escadas, eles também são perfeitos. Você pode colocar vários espelhos pequenos, de diversas formas e com molduras diferentes, ou totalmente iguais, ou ainda, um grande, bem posicionado refletindo outro objeto de decoração.
  • Decore pintando as escadas: se as escadas da sua casa não são de madeira e você quer dar um toque especial a elas, pinte-as. Com uma cor viva, seguindo o resto da decoração, ela será o ponto chave da sala. Os degraus podem ser pintados totalmente ou somente na parte externa.
Decore pintando as escada

Decore pintando as escada

  • Decore as escadas com papel de parede: quem gosta de papel de parede, pode usá-lo também na decoração das escadas. Mas, vamos com calma, ele não dever ser colocado nos degraus, e sim na parede que acompanha a escada. Escolha um papel de parede original e que tenha tudo a ver com o resto da decoração. Se você quiser ousar um pouquinho, coloque o mesmo papel na parte externa de cada degrau ou uma cor lisa, que tenha na estampa escolhida para parede.
  • Decore as escadas pintando: você poderá usar tinta magnética ou ardósia na sua decoração. Deixe que as pessoas da família possam soltar a imaginação usando esse tipo de tinta especial com uma camada de outra magnética.
  • Decore as escadas com fotos: com certeza, você já viu em filmes americanos aquelas escadas repleta de quadros com fotos da família. Então, essa é uma ideia que você também pode usar na sua casa. Os quadros não precisam ser iguais e nem do mesmo tamanho, fica mais moderno assim.
  • Decore as escadas com objetos de coleção: as pessoas que possuem objetos de coleção, dependendo do que são, poderão usá-los para decorar as escadas. Por exemplo: coleção de quadros, de capas de discos antigos, de pratos de porcelana, de bonés ou outro tipo de objeto que possa ser colocado em uma moldura ou colocado em prateleiras estreitas.
  • Decorar as escadas com têxteis: existem mil e uma maneiras para dar um ar moderno à sala da sua casa, algumas até bem muito simples, como colocar um tapete ou uma manta pendurados na parede da escada. Escolha uma estampa bem representativa, com cores fortes ou então, caso a sua escada seja larga e comprida, coloque pequenas almoçadas intercaladas nos degraus.
  • Decore as escadas com adesivos: se você não quer pintar a escada porque tem medo de se arrepender depois, pode decorá-la com adesivos. Além de ser bem mais barato que a tinta, é mais simples de tirar se bater o arrependimento. Coloque formas divertidas tanto nos degraus quanto na parede que acompanha a escada.
  • Decore com arte contemporânea: que tal deixar que a parede da sua escada seja o cantinho especial para receber aqueles quadros que você ama tanto. Faça um fundo neutro e coloque o seu ou os seus quadros preferidos. Para completar, crie uma iluminação especial para cada um deles.
  • Decore as escadas com objetos de decoração: esse tipo de decoração é adequado somente para quem tem uma escada larga e comprida. Neste caso, em alguns dos degraus, no máximo 3, pode ser colocado um objeto decorativo, como um vaso com flores, velas, almofadas coloridas. Não esqueça que é uma opção não aconselhada para quem tem criança em casa.

Uma Escada Velha pode se Transformar em um Objeto de Decoração

Uma Escada Velha pode se Transformar em um Objeto de Decoração

Uma Escada Velha pode se Transformar em um Objeto de Decoração

Se você não tem uma escada em casa, essa é a parte que vai te interessar. Aqui você vai encontrar dicas para transformar uma escada velha, aquelas antigas de madeira, em um objeto de decoração muito legal.

  •  Você pode usar uma escada velha para decorar a cozinha. Escolha se ela vai ser deixada na cor original ou será pintada, depois é só colocá-la em um canto e enfeitar com objetos de cozinha retrô. Outra opção é pendurá-la no teto para servir de porta-objeto com gancho.
  • A escada velha pintada também pode ir direto para sua sala e transforma-se em uma linda estante para os seus livros.
  • Está pensando que acabaram as opções? Pois não termina por aqui, a estante pode ir para o seu quarto e dar um toque moderno na sua decoração. Que tal trocar a velha sapateira por uma escada, isso mesmo, ela pode se transformar na sua sapateira, prática e econômica.
  • Se você está querendo gastar menos na decoração da biblioteca ou da sala da sua casa, transforme uma ou mais escadas em estantes de livros. É simples, basta pintar com a sua cor preferida e depois pregá-la na parede deitada. O resultado será uma estante linda e moderna.
  • E para completar, a escada também pode ir para o seu quintal ou jardim, com uma cor alegre, aberta, ela poderá receber vasos de planta e até velas para criar um clima agradável.

Não se Esqueça de Decorar as Escadas do seu Jardim

As escadas da parte interna da casa não podem ser esquecidas e ideias para decorá-las, nós já mostramos que não faltam. Porém, não deixe de dar um toque especial as escadas externas também. As flores, a grama bem cortada e algumas velas coloridas, são só uma das possibilidades de deixar o seu jardim ainda mais bonito.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *