?> Como Conviver Bem Morando Em Uma República De Estudantes | Imóveis Cultura Mix

Como Conviver Bem Morando Em Uma República De Estudantes

Vida Em República De Estudantes

Quando falamos da vida em uma república de estudantes, lembramos automaticamente que esse local é sinônimo de liberdade, e de muito estudo também. Vamos ver a seguir o que se é exigido para poder viver em um ambiente de estudantes, quais são as principais dicas para se conviver bem em um local como esse.

Vida Em República De Estudantes

Vida Em República De Estudantes

Morando Em Uma República

Mas morar em uma república não é tão fácil como parece, pois é preciso ter responsabilidade suficiente para resolver seus próprios problemas, entre eles contribuir na manutenção da república e conviver com pessoas até então totalmente desconhecidas, respeitando as diferenças sejam elas quais forem. Além de conciliar todas essas mudanças de rotina aos estudos, que certamente não serão poucas.

E para viver bem em uma república é necessário seguir regras de boa convivência que são fundamentais para o bom relacionamento com os demais residentes, e certamente evitará constrangimentos.

Morando Em Uma República

Morando Em Uma República

Veja As 10 Dicas Fundamentais Para Conviver Bem Em Uma Republica De Estudantes:

Seja Sociável:

Em um local como esse onde você terá que conviver com pessoas totalmente diferentes de você, então ser preconceituoso e ter opinião formada, achando ser ela a verdadeira, não vale. Por isso esteja aberto a novas amizades, conhecimento, discussões saudáveis, cultura e estilos de vida.

Afinal se você é um estudante, certamente deve se mostrar aberto a novos aprendizados, permitindo-se conhecer um mundo desconhecido e só então formando uma opinião fundamentada para defender sem ofender ninguém. Pois certamente se você está nessa condição não pode afirmar com tanta certeza que sabe tudo sobre a vida.

Faça Suas Atividades:

Certamente haverá uma hierarquia responsável pelas regras da republica quando você chegar, mas se não houver cabe a você propor organizar a casa e estabelecer regras e divisões de atividades a serem cumpridas por cada residente.

Afinal um local de estudo deve estar organizado, e todos deverão contribuir igualmente.

Caso seus colegas não aceitem, e prefiram a casa bagunçada, é melhor você procurar outra republica para morar, ou no contrario terá muita dor de cabeça até se adaptar ao modo de vida deles.

Regras: Não se encante com o fato de estar mais morando longe da fiscalização e cobrança dos seus pais. É de suma importância que você cumpra o que foi proposto, a menos que goste de ser cobrado.

E isso se refere a praticamente tudo que for feito dentro da republica. Se o combinando foi não levar namorado para dentro da republica se adapte as regras, afinal é para o bem geral e certamente você não iria gostar de ver outro alguém descumprindo o que você respeita.

Contribuição financeira: Essa mesma liderança da casa, citada anteriormente, deverá determinar quanto e quando pagar um valor para auxiliar na manutenção da casa (Aluguel, Luz, água, higiene) e compra de suprimentos. E essa responsabilidade deve ser fielmente cumprida por você, para evitar cobranças, e outros inconvenientes que comprometam a sua estadia.

Entendendo também que se todos estão dividindo um prédio, e suportando uns aos outros mesmo em meio às diferenças e dificuldades, certamente é porque não há recursos financeiros suficientes para morar independente. Entendendo desse modo que se você atrasar ou simplesmente não contribuir com o que foi proposto, o resultado da sua não contribuição refletira na vida de todos, inclusive na sua;

Atenção: Infelizmente não dá para confiar em todo mundo, e nem adivinhar quem é quem. As pessoas tem o incrível dom de encenar assumindo papeis de bons moços, ou simplesmente não ocultando os vilões que são.

Por isso tenha atenção redobrada com seus objetos pessoais, principalmente se eles

Custarem valor financeiro ou sentimental.

Também não deixe transparecer sua insegurança e nem sua venerabilidade, guarde essa questão apenas com você e finja ser um colecionador de malas com cadeados, cofres, senhas e segredos.

  1. Reuniões: Incentive as reuniões e encontros dos residentes. Sejam elas formais, com datas marcadas e pautas, ou apenas encontros eventuais em que vocês possam tratar de assuntos de interesse geral e socializar. “Faça tudo terminar em pizza.”
  2. Opinião: é muito importante que você tenha a sua, porem o mais importante é respeitar a do outro. Evite falar demais sobre o que você acha ou não, principalmente se for relacionado a algum colega da republica, afinal isso pode ser interpretado como fofoca e gerar uma grande problemática. Lembre-se que você não está em um Reality e a proposta não é eliminar ninguém.
  3. Seja exemplo: Sem, mas, pare de justificar as suas faltas com as faltas de outras pessoas. Considerando que são todos adultos e responsáveis pelas suas atitudes.

Por isso seja o exemplo para os demais, e modesto! Não precisa se engrandecer quando o que você está fazendo não passar da sua obrigação.

Seja gentil: Não seja indiferente aos problemas dos outros, se você não precisasse deles e eles de você, certamente não teriam aceito esse desafio de dividir uma casa.

Por isso, seja compreensível e sempre que possível e ajude sem exigir nada em troca.

Estude: Não esqueça jamais que essa é a finalidade principal, se possível reserve um local e um horário para seus estudos e combine com os seus colegas de manter a tranqüilidade proporcionando a todos um ambiente agradável de concentração para todos.

Por fim,quando você estiver prestes a colar grau, arrumando as malas e pronto a se despedir dos seus colegas de república, instantaneamente você verá o quanto valeu a pena essa fase.

Terá vivido uma grande experiência, e embora você se lembre de ter passado por momentos de desencontro com os seus colegas, irá perceber que criou laços de afinidade que levará por toda a vida até com quem menos suspeitava criar, além de ter aprendido muito com cada um deles o que certamente te fará uma pessoa melhor, ou não. Nesse caso só depende de você. Afinal conviver é uma arte que atualmente poucos dominam.

Agora, basta você decidir se realmente quer viver em uma república ou não. Afinal, viver em convívio com pessoas “desconhecidas” pode ser muito difícil, cabe você se abrir e permitir que novas experiências invadam sua vida. Lembre-se também de pesquisar sobre as repúblicas da cidade em que vai morar, e verificar os antecedentes, tudo isso conta bastante na hora da decisão que é somente sua.

http://www.youtube.com/watch?v=iWOMbwPzTGw
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *