Dicas Para uma Decoração Elegante e Sofisticada

Elegância

Embora alguns precipitados insistam em relacionar e restringir esse termo ao poder aquisitivo de uma pessoa. A elegância não é necessariamente sinônimo de riqueza, e sim em resumo um estado de espírito totalmente voluntario.

Basta observamos cenas típicas do nosso cotidiano, e ver que nem sempre uma pessoa rica consegue ser constantemente elegante. Bem como nem todos os com poder aquisitivo inferior aos observados anteriormente, são constantemente deselegante, a diferença está no querer ou não ser elegante.

Mas afinal o que é elegância? Na verdade isso é muito relativo. O que é elegante para uma pessoa, para outra pode não ser. Mas no senso comum é possível sim fazer uma triagem de identificação do que é considerado elegante pela maioria e tendo em vista o seu significado afirmamos que elegante é a arte de diferenciar-se, apresentando domínio através do novo ou do raro, podendo ser desde um comportamento a um objeto.

Sobre esse ultimo citado e aproveitando o que foi dito, há objetos tipicamente elegante capazes de valorizar ambientes e situações. Eles são pensados e criador para diferenciar-se das decorações comuns e trazer ao ambiente conforto, beleza e sofisticação. E caso você esteja realmente interessado em fazer parte do grupo de pessoas que se diferencia por ter uma casa elegante, você tem duas opções: Contratar um serviço especializado (Designer de Interiores, Decoradores, Artesões, etc.) ou colocar a mão na massa e projetar o seu espaço personalizado.

Para você que não tem condições ou simplesmente não quer contar com a ajuda de um profissional separamos dicas clássicas de itens que decoram espaços externos e internos, casas, apartamentos e festas com o mesmo timbre de elegância.

  • Cores diferentes, papéis de parede estampados, ou paisagens desenhadas: Essa é uma dica super básica porem de enorme peso visual, por isso é uma escolha delicada que não dá para ser feita de qualquer jeito.  Por questões estéticas e de investimento financeiro não dá para preencher a casa toda de uma forma só (ficará muito repetitivo), porém você pode escolher um cômodo de maior destaque da casa e contemplá-lo com uma cor ou tom diferente da tinta de parede, das que estamos acostumados a ver no mercado, como o laranja abóbora, por exemplo. Ou você pode ilustrar com um papel de parede estampado.
  •  Espelhos: Na sala de Jantar, closet, quarto ou qualquer outro lugar. O segredo em decorar com espelhos está intimamente ligado ao bom senso. Devem-se evitar exageros quando a vontade for de aplicar em todos os lugares da casa. Até mesmo porque isso é inconveniente e tira a privacidade das pessoas, afinal ninguém gosta de ser obrigado a comer de frente a um espelho, por exemplo. Um espelho moldurado, posicionado em paisagem, em uma altura superior a altura das cadeiras de jantar é suficiente para valorizar o ambiente sem incomodar ninguém, ou um espelho amplo sobre a pia externa ao banheiro.
  •  Transparência: Eles podem ser de vidro, acrílico ou cristal e podem estar presentes em vidraças nas janelas, portas, mesas, ou como itens simplesmente decorativos que induzem a ideia de cristalizado ao ambiente. Igualmente aos espelhos, as transparências dão tom de luminosidade e leveza ao ambiente, e diferentemente deles que refletem e duplicam. As transparências podem ser usadas em excesso sem causar pânico. Além de combinar com qualquer espaço e estilo de vida, as peças transparentes estão sempre em alta e podem fazer par perfeito com cores e texturas de outros objetos, principalmente se o objeto combinado tiver elementos em aço, inox ou madeira.
  • Natureza: As flores são nesse contexto os itens mais comuns, e assumidamente românticos, porem não é restrito a essa finalidade. Plantas, flores, animais ou qualquer item natural usado como decoração ou atrativo dão vida a qualquer ambiente. Por isso se você quer fugir do aspecto mórbido faça bom uso de vasos de flores como centro de mesa, decoração de estantes e paredes e ate chão. Quadros com paisagens pintadas, estatuetas de animais, e coisas do tipo.
Decoração de Cozinha

Decoração de Cozinha

  • Cortinas, toalhas centro de mesa, tapetes, almofadas etc.: São itens de conforto, decoração e elegância desde que combinem entre si. Se cada um tiver forma, cor e textura extremamente diferente do outro o risco de perder a harmonia é grande e de perder a elegância maior ainda. Por isso escolha cores padrões para serem repetidas por todo o ambiente. Você tem ainda a opção de escolher uma única cor e trabalhar seus tons. Ainda nesse contexto, os itens artesanais como as almofadas de patchwork, tapetes retalhados, etc, são ótimos aliados para os mais ousados que alem de elegantes valorizam habilidades locais.
  • Bomboniere: Este item mostra o quanto você é receptivo com seus convidados. Pode ficar sobre mesa de centro de sala de estar, estantes, ou em outros locais da casa muito frequentados. Geralmente eles são transparentes e preenchidos com guloseimas, mas você pode inovar ao preparar o seu artigo de uma forma que combine com seu gosto e o restante da decoração. O importante é que ele fique em um local acessível e possa ser manuseado sem nenhum constrangimento. Há também uma infinidade de coisas a serem colocadas dentro, que apesar de serem inspirados em bombons, você pode preencher com castanha, jujubas, amendoins, ou mimos sem necessariamente ser de comer.
Decoração Sofisticada

Decoração Sofisticada

  • Abajures, lustres, luminárias, velas: Com a chegada da noite, não acenda a iluminação da casa toda a fim de prolongar a claridade típica do dia, deixe essa função para o sol e saiba como aproveitar a “escuridão”. Com pequenos pontos de luz espalhados pela casa através de velas, castiçais e entre outros as luminárias, você pode proporcionar um clima ideal para o seu lar.Exceto se você realmente for realizar uma atividade que precise de uma iluminação intensa, como ler, costurar ou coisas que exijam maior esforço visual.
  • Por fim, você pode preparar um mural com varias fotos, mas tenha bom senso e bom gosto na hora de escolher qual você quer emoldurar na parede da sua casa afinal a elegância da sua casa tem que ficar explicita nos mínimos detalhes!

Agora que você já sabe como decorar sua casa com elegância, deixa-a sofisticada, mas com seu toque particular, se ainda tiver dúvidas consulte revistas do segmento ou procure em sites na internet, existem vários decoradores que tiram as dúvidas online. Mas se você quiser e puder gastar um pouco mais, contrate um profissional, ele com certeza deixará sua casa do jeito que você quiser!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *