Você gostaria de ter um cantinho verde na sua casa, mas acha que a falta de espaço é um grande empecilho? Pode ter certeza que o tamanho do seu apartamento não é um problema para abrigar uma área verde, basta ter o projeto certo. Não sabe o que fazer? Procuramos algumas soluções usadas por profissionais na decoração de casas e apartamentos. Ideias simples como a criação de um armário na varanda para expor as orquídeas, ou uma primavera que faz sombra na garagem, um quintal com estilo rústico que lembra uma casa de campo, uma varanda com plantas suculentas, um espaço com perfume de ervas e até mesmo um lago cristalino. Veja as ideias, inspire-se e faça você mesmo uma área verde em casa!
- Para criar uma área verde em casa, muitas vezes, é necessário criar a atmosfera campo naquele espaço escolhido. Anote alguns elementos que podem dar esse resultado para o espaço onde será feito o cantinho verde: móveis de madeira aparente, piso de cerâmica, tintura na parede na cor oliva, cestos de fibra, ferramentas de jardinagem, regadores, pilhas de vasos, entre outros. Esses são só alguns dos elementos que criam a atmosfera natureza e além disso, fazem do local um ambiente acolhedor, aconchegante. Depois é só distribuir algumas plantas pelo local e pronto, o toque verde foi dado. Aposte em uma variedade de orquídeas, ficus, orquídea bambum também fica ótima e pronto. O toque final fica por conta de almofadas sobre um banco de madeira com a estampa floral e ou xadrez.
- Se você tiver na entrada de casa um espaço tipo corredor, que seja até mesmo um pouco sufocante, pode ser a solução fazer a sua área verde bem ali. A ideia de uma arquiteta para solucionar o problema e levar a natureza até a casa foi a instalação de uma pérgula tomada pela ipomeia rubra e madressilva. Elas foram colocadas partindo do topo feito de alvenaria. Já para cobrir as paredes foram usadas: unha-de-gato e murta. Depois é só “mostrar o caminho” para as plantas com o uso de entrelaçamento e amarrações. E claro, cuidar regando com frequência e retirando a folhagem seca.
- O piso cerâmico sempre é um bom ponto de partida para ter uma área verde. Faça sobre ele um jardim de vasos e coloque cadeiras rústicas para completar, respeitando o espaço disponível. Depois com camadas de seixo demarque o espaço. Segundo os profissionais, um bom modo de aproveitar o espaço é concentrar os vasos em um dos cantos do ambiente e sempre deixar os menores aos pés dos maiores. Uma espécie da família das suculentas, segundo eles, não pode faltar nessa decoração.
- Lembra da coleção de orquídeas que falamos no início? Então, para uma apaixonada por determinada espécie de flor, nada mais bonito do que ter várias dividindo o mesmo espaço. E mesmo numa varanda de apartamento, um arquiteto encontro a solução, que encomendou uma peça, tipo armário, especialmente para colocar as orquídeas. Se o móvel for feito com material de demolição, melhor ainda. Depois é só colocar a peça em um canto estratégico da varanda, que as plantas tenham vento e sol e acima de tudo, recebem uma boa iluminação natural e pronto.
- Fazer uma área verde em uma casa de campo é mais fácil ainda. Normalmente, estamos falando de residências com uma boa varanda a disposição. Se você tem esse ambiente aproveite-o ao máximo, crie nele o lugar de receber os amigos para um bate-papo. Sendo uma casa de campo, com certeza, a sua varanda já está cercada de verde, então, aposte em espreguiçadeiras de madeira, sofás confortáveis ou futons com almofadas em cores alegres e que façam referência a natureza. A dica dos arquitetos é para não usar toda a largura da área e deixar espaços livres para circulação, assim como apostar em lugares para apoiar copos e livros. A ideia é juntar beleza e conforto num contexto de contato com a natureza.
- As áreas verdes na casa também podem ser muito românticas. Se você tem um verdadeiro jardim no meio do verde, o primeiro passo é enchê-lo de árvores frutíferas, elas atraem os passarinhos que dão mais graça ainda ao espaço. A dica é plantar jabuticabeira, mini romã, observando sempre o tipo de espaço que você tem, se recebe muito, pouco ou quase nada de sol, por exemplo. Não adianta plantar uma espécie que precisa de muito sol em um lugar que não pega sol. Ainda dá para fazer vigas de madeiras rústicas e colocar plantas como o jasmim-dos-poetas, viburno, lilases, entre outros.Se no meio do jardim tiver uma área de passagem faça a demarcação com placas de cimento e dormentes, esse ajudará também, a dificultar para que a grama não invada o espaço. Outra solução é usar os seixos de arenito.
- Uma solução para quem está querendo fazer sombra em um determinado lugar da casa é transformar aquela área em verde e unindo o útil ao agradável, um exemplo, é trocando o telhado por flores. Com as amarrações é possível fazer uma copa com a primavera (bouganvillea spectabilis). Faça isso partindo do muro de onde devem sair duas estacas para sustentar a sua “sombra de flores”. No caso da espécie primavera, saiba que ela necessita de muita umidade e muito sol, porém, não sobrevive em solo encharcado. Para que a sua “sombra de flores” funcione é necessário cuidar muito bem das plantas.
- Crie uma área verde usando piso de tábuas de madeira para composição. Faça um deque de ipê e incremente o espaço com vasos de cerâmica, claro, com flores lindas e perfumadas. Uma dica dos arquitetos é usar o verniz naval para tratar do deque dando um efeito mais próximo ao tipo de espaço que você pretende criar. Ainda dá para colocar uma caixas de madeira natural para compeltar a decoração.
Viu como é simples fazer uma área verde em casa? Um ambiente pequeno ou um ambiente grande, não importa, é só saber o usar o espaço que você tem disponível. E não se esqueça de observar as particularidades da planta que você escolheu. Pense no seu espaço também em relação a luz natural e a circulação do ar, antes de escolher as espécies que farão parte dele.