A umidade relativa do ar pode causar grandes problemas em um lugar fechado. Quando ela está alta, aproximando-se dos 100%, o resultado é a propagação de algumas bactérias e a formação de bolor. A falta de ventilação também ajuda propagar esses problemas com maior facilidade. Os lugares mais afetados de uma casa são: a cozinha e os banheiros. Além disso, as plantas e até mesmo as pessoas eliminam umidade aos ambientes.
https://www.youtube.com/watch?v=WZH3sGHdFfcPara evitar o problema de umidade dentro de casa, uma boa solução é usar o desumidificador de ambiente. Esse aparelho serve para controlar a umidade e isso ajuda a evitar a ferrugem, a corrosão e as paredes úmidas.
Ter um desumidificador em casa ajuda a conservar roupas, quadros, documentos, instrumentos de precisão, aparelhos de som e fotográficos e vários objetos. Porque o aparelho controla a umidade do ar que causa mofo nos itens citados anteriormente.
O bom resultado do desumidificador é que ele aumenta o conforto e o bem estar das pessoas que vivem naquele lugar. Os ambientes ficarão livres do mofo, do bolor, entre outros problemas causados pela umidade relativa.
Veja os Benefícios do Desumidificador de Ambiente:
- O desumidificador de ambiente tem a capacidade de manter a umidade dos lugares fechados onde é colocado em porcentagens que são consideráveis boas para a saúde das pessoas. Essa porcentagem, de umidade relativa do ar, fica entre 40% a 60%.
- O desumidificador de ar consegue deixar a umidade relativa nesta porcentagem ideal através de um processo de condensação que é feito por resfriamento.
- Na prática, as bactérias e os fungos não conseguem se proliferar facilmente quando a umidade do ar é inferior a 65%. Em compensação, acima dessa porcentagem, o processo de proliferação é intenso.
Para se ter uma ideia dos problemas que a umidade relativa do ar pode causar, bem dois terços dos problemas alérgicos que o homem pode sofrer são provocados por ela, como por exemplo, a renite, a asma e algumas das manifestações cutâneas de hipersensibilidade. Esses problemas acontecem porque neste ar “ruim” estão micro ácaros ambientais e não só, também os restos corpóreos e os dejetos que eles deixam no ambiente. Seja o lugar de trabalho ou onde moramos. Por isso, é muito importante desumidificar os ambientes co esse tipo de aparelho.
A Definição de Unidade Relativa do Ar
A umidade da relativa do ar é a quantidade de água que pode ser encontrada no ar, porém, comprada a quantidade que o próprio ar tem de reter.
Como Funciona o Desumidificador de Ambiente
- A umidade é em forma de vapor d’água e pode ser encontrada no ar do ambiente e a sua variação é considerada de acordo com a temperatura que prevalece neste mesmo lugar.
- O aparelho desumidificador de ambiente funciona da seguinte forma: quando o vapor d’água entra em contato com uma superfície cuja temperatura é fria tem a serpentina localizada dentro do aparelho, neste caso, o ventilador leva o ar úmido através dessa superfície fria.
- O vapor é transformado em gotas de água que são colhidas logo depois em uma outra parte instalada na parte traseira do aparelho.
- O desumidificador de ambiente deverá ser programado para funcionar de três maneiras: contínuo, seco e extrasseco.
- São três ciclos e claro cada um deles funciona de uma forma. A diferença entre eles está justamente na umidade relativa que você gostaria que aquele ambiente tivesse. Quando a escolha é seco, você terá um ambiente cuja umidade ficará entre 50% e 60%. Quando o aparelho é colocado na função extrasseco, a umidade do ar fica aproximadamente 50%. No ciclo do contínuo é para se obter a desumidificação máxima que o aparelho pode oferecer.
- O desumidificador de ambiente funciona da seguinte forma, quando o aparelho atinge a umidade do ar desejada, ele espera e reinicia para que não aconteça nenhuma alteração.
- O desumidificador de ambiente é um aparelho que possui um umidóstato, isto é, ele liga e desliga automaticamente e por isso, garante sempre a umidade desejada.
As Características que Devem ter os Desumidificadores de Ambiente
- Procure um aparelho que desligue automaticamente quando o reservatório atinge o nível máximo de água. O desumidificador tem uma luz que indica que o reservatório está cheio.
- Que o desumidificador de ambiente possua um umidóstato automático, que deixe a umidade relativa do ar no nível desejado.
- Prefira um aparelho que faça a combinação aquecedor e desumidificador.
- Um bom desumidificador de ambiente é aquele que possui ventiladores e compressores silenciosos.
- Procure um aparelho que seja fácil e prático na hora de fazer limpeza.
- Alguns desumidificadores possuem rodas e é bom para transportar dentro de casa.
- Um aparelho que possua conexão com tubo de drenagem é melhor opção.
- Os melhores aparelhos são aqueles que possuem parte externa resistente à ferrugem.
- Prefira os desumidificadores de ambiente com controles que sejam fáceis de usar.
Características Mais Importantes dos Desumidificadores de Ambiente e Como Usá-los
- A principal e mais importante característica de um desumidificador de ambiente é o quanto ele é capaz de remover a água do ar em quantidade de litros e por hora.
- É importante saber na hora de usar o desumidificador qual é a distância necessária que deverá ser deixada entre o aparelho e a parede. Pelo menos 20 centímetros.
- Evite: não deixe o desumidificador de ambiente perto de um móvel grande e também não pode ficar nos cantos da sala. As janelas e as portas dos lugares que serão desumidificados devem estar fechadas quando o aparelho for ligado.
- Nos primeiros dias de uso, escolha o ciclo do umidóstato em extrasseco. É um primeiro momento para que o aparelho retire a umidade que está nas paredes e nos móveis. Só depois faça os ajustes para as suas necessidades reais naquele determinado ambiente.
- Toda vez que o recipiente estiver cheio de água e for necessário esvaziá-lo, primeiro desligue a tomada.
- A temperatura ideal para que o desumidificador opere de forma mais eficiente é por volta de 21 graus. Se quiser colocar abaixo nunca coloque menos de 18 graus para evitar que seja formado gelo.
- Se por acaso houver a formação de gelo, desligue o desumidificador e espere o degelo.
- A condensação da água faz com que a temperatura do ar cresça nas proximidades do aparelho. Significa que o desumidificador de ambiente está funcionando como se deve.
- Não deixe o desumidificador de ar perto de nenhum “obstáculo”, objetos devem estar distante dele pelo menos de 30 centímetros.