?> Adaptações Residenciais para Idosos - Casas e Cuidados | Imóveis Cultura Mix

Adaptações Residenciais para Idosos

Necessidades de Adaptações

Quando as pessoas ficam idosas, muitas vezes há a necessidade de adaptações na residência delas, para evitar possíveis quedas e,consequentemente fraturas. No entanto, algumas mudanças na casa dos indivíduos, em alguns casos atingem a dinâmica dos relacionamentos familiares, sendo importante a conscientização de que a mudança tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida.

Idosos

Mesmo os tombos considerado leves ou não muito graves, podem trazer outros tipos de comprometimentos, já que o idoso começa a diminuir sua mobilidade por causa do medo de uma nova queda, gerando uma inatividade, que provoca redução do tônus muscular e da força, tornando possível a ocorrência de um novo acidente.

Adaptações no Banheiro

Segundo um especialista em programa de prevenção de quedas, o banheiro é um lugar mais propenso à queda de idosos, pois se trata de um local onde o piso está sempre molhado, favorecendo às quedas. Há a possibilidade de utilizar um piso antiderrapante, porém quem não tem condição de fazê-lo, outra solução possível é um tapete de borracha que gruda no chão, específico para evitar acidentes.

Riscos

Outro equipamento necessário, são as barras de apoio sólidas,pois evitam que os idosos, utilizem outro meio de apoio como torneiras, por exemplo,que são perigosas, podendo ocasionar o acidente.Outra adaptação muito interessante é a cadeira que fica pregada na parede, com assento dobrável em frente a parede, e quando a pessoa quer tomar banho, é só desdobrá-la e sentar tranquilamente.

Quanto ao vaso sanitário, ele deve ser elevado com barras laterais de apoio para os braços dos mais velhos. Ainda é possivel encontrar em algumas lojas especializadas, assentos removíveis, que permitem a utilização do banheiro por outros membros da família.

Cuidados no Corredor

De acordo com o especialista, o corredor é um dos locais mais perigosos da residência para uma pessoa idosa, pois é na maioria das vêzes, o trajeto entre seu quarto e o banheiro. Por isso o local tem de ter uma iluminação adequada, evitando lâmpadas muito brilhantes, pois os olhos humanos, não se adaptam rapidamente à claridade, além disso a luz deve ser de fácil acesso, como o uso de abajures que acendem somente com o toque da pessoa, ou deixar a luz permanentemente acessa.

Residencia

Outro ponto importante, é o caminho estar livre de tapetes com dobras, brinquedos, fios de telefones e pequenos animais de estimção, para evitar que o idoso ao tropeçar neles possa sofrer um acidente.

Adaptações na Escada

A escada é um lugar crítico na casa de idosos, pois podem causar vários acidentes. Profisisonais especializados, revelam que o pior tipo é a escada de sobrado, que possui janela no topo e iluminação frontal, pois a luminosidade faz com que a pessoa nâo consiga ver o degaru. Outras sugestões apontadas, são a colocação de uma sinalização nas pontas dos degraus, e também evitar tapetes. O corrimão deve estar firme, dos dois lados, começando antes da escada, e terminado um pouco a frente. O degrau não pode ter altura variada, pois o corpo se acostuma com aquela altura, provocando tropeços e quedas.

Diferença entre Independência e Autonomia

Quando as pessoas chegam à fase da velhice, e percebem as alterações que seus corpos sofreram, além de algumas delas, apresentarem enfermidades que deixam sequelas, elas verificam que precisam do apoio de terceiros para fazerem tarefas simples, como se vestirem ou cuidarem da própria higiene.

Essa situação pode tirar do idoso a independência, já que necessita de outras pessoas,como filhos ou cuidadores, mas não tira a sua autonomia de decidir o que é melhor para sua própria vida, já que a falta dela é caracterizada, quando a pessoa não consegue optar sobre assuntos primordiais à sua existência.

Com o passar do tempo, todas as pessoas perdem esta independência, sendo variável seu grau de indivíduo para indivíduo, e depois dependendo de como o idoso encarou sua vida, pode perder também sua autonomia.

Adaptações Familiares

Para serem feitas as adaatações na residência do idoso, ele deve ter conhecimento disso, e aceitar as mudanças. Se houver algum tipo de resistência por parte dele, por cauda dessas alterações em sua casa, uma boa conversa entre os parentes pode ajudar a resolver o problema.

No entanto, se houver conflitos familiares, onde há escassez de diálogo, o procedimento fica mais difícil,sendo necessário em algumas vêzes a ajuda de profissionais especializados em gerontologia, ou psicólogos, que possam orientá-los na tomada de decisões importantes, e preventivas para manutenção da saúde corporal do idoso.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *