Decoração para Sala de Estar Moderna

As salas de estar com estilo mais modernos são as preferidas dos jovens, o motivo é que o ambiente geralmente tem o estilo de seu dono, e a modernidade está cada vez mais em alta. Além de serem também muito práticas para limpar ou manter organizadas, afinal não terão muitos objetos na decoração.

Sala Moderna 1

Sala Moderna 1

Para começar a decorar a sua sala de uma forma mais moderna, comece pintando as paredes com uma cor clara e neutra. O design moderno tem tudo a ver com o minimalismo, e é importante que as paredes tenham uma cor neutra para que os itens de decoração tenham maior destaque. Observe nas imagens abaixo que não há nada muito colorido e nem muitos objetos como: abajures, cortinas, vasos, entre outros, que são mais encontrados nos outros dois tipos de sala citados anteriormente.

Na imagem 1, o grande destaque ficou para a fotografia em preto e branco na parede. Já na imagem 2 a estante de livro é o que mais chama a atenção. São dois exemplos de salas bastante joviais, a impressão que dá e que se trata de salas de apartamentos de jovens.

Sala Moderna 2

Sala Moderna 2

A base da decoração de uma sala de estar moderna é o minimalismo. Na hora de escolher os móveis tenha sempre em mente uma expressão que é muito usada na moda: menos é mais.

Use arte para personalizar o espaço com seu próprio senso de estilo. A arte moderna é muito variável, oferecendo uma série de estilos interessantes, que vão do abstrato multicolorido a arte minimalista monocromática. Decore a sala com obras de arte que tenham a ver com o seu estilo moderno de ser. A arte permite que você seja criativo com o espaço, trazendo as suas cores favoritas e formas na decoração moderna.

Você pode usar vasos, velas e livros para preencher o espaço. Afinal não é porque o conceito minimalista é adotado que você precise deixar o ambiente vazio. Dispor alguns acessórios de pequeno porte pela sala vai ajudar a tornar a área mais aconchegante e convidativa.

Simples e Moderna 1

Simples e Moderna 1

As duas imagens acima são bons exemplos de que dá pra ter uma sala moderna sem que ela precise estar vazia, quase sem nenhum objeto de decoração ou cor. Esses são dois ótimos exemplos de salas de estar que são modernas e também de muito bom gosto. As cores usadas são mais discretas, porém nada que deixe o ambiente triste ou com uma aparência “apagada”.

A sala é considerada como um dos espaços de maior importância dentro de uma casa, especialmente por ser o lugar onde se recebe as visitas e de onde a pessoa tem uma noção de como será o restante da mesma. Em razão disso, esse ambiente deve, de certa forma,  refletir a personalidade de seus moradores, mantendo elementos que lhe proporcionem identidade, beleza, e conforto.

Simples e Moderna 2

Simples e Moderna 2

Decorando a Sala de Estar

Comprando os Móveis

Num primeiro momento, é possível pensar que decorar uma sala de estar pode exigir somente a escolha de uma TV, um sofá, e um bonito rack. Entretanto, para decorar esse ambiente da forma correta, não é só cuidar da beleza do lugar. É necessário levar em consideração duas outras ideias:

  • A praticidade do cotidiano
  • O conforto para descansar e ainda receber as visitas

Quando for decorar a sala é melhor ter em mente que estilo seguir: romântico, moderno, clássico, dentre outros; e ainda quais as medidas de todas as paredes do ambiente. Imagine uma cena desagradável, você se dar conta de que o sofá não cabe na sala apenas na hora em que o entregador faz a entrega.

https://www.youtube.com/watch?v=OpfoYcpeVSU

Por isso, uma dica legal antes de partir para a compra dos móveis é medir as paredes usando uma trena ou uma fita métrica, fazendo a anotação dos números numa folha e, logo depois, medir o tamanho usando a mão aberta, para ficar mais fácil de medir na loja, caso prefira, anote a medida também em centímetros. Já com as informações mãos, vá até a loja e meça o móvel que pretende comprar de acordo com a medida anteriormente avaliada, desta forma você saberá se o mesmo vai servir em sua sala.

A Importância da Iluminação

A iluminação pode ser uma grande aliada quando se vai partir para a decoração, e pode ser utilizada com a finalidade de causar destaque em determinados pontos do ambiente, como num objeto. Lembre-se de que as cores também são importantes para deixar o ambiente aconchegante e alegre. Não deixe de apostar em vasos, quadros e plantas para tornar seu cômodo elogiado e requintado.

Dicas de Decoração

Pares Que Podem Ser Perfeitos

Para deixar a sala ainda muito mais moderna e funcional, opte por um sofá grande que tenha cor clara em combinação com poltronas que apresentem cores fortes. Deixe de lado os tradicionais conjuntos que apresentam peças de três e dois lugares. Escolha ainda aqueles modelos que apresentem formatos mais alternativos. Além disso, faça uso de tecidos com padrões diferentes, por exemplo, se os dos sofás forem lisos, escolha almofadas e mantas estampadas e com tecido de texturas diferentes.

Contraste Elegante

Os quadros mais escuros ficam muito bem nas paredes claras e da mesma forma, os quadros claros ficam melhor em paredes escuras. Essa é a melhor maneira de dar destaque às peças. Outra ideia é usar a iluminação focada e direta, em um objeto ou num quadro, dando destaque a ele. Parede clara com quadro claro? Use a moldura naquele tom que seja o oposto: assim ganhará destaque a pintura ou gravura, opte por uma moldura preta ou marrom.

Os Móveis Mais Práticos

  • Se colocar uma luminária num dos cantos da sala, se terá a sensação de que o lugar é maior.
  • Sofás que trazem o couro ecológico são mais eficientes na limpeza. Usando somente sabão de coco e pano úmido você os deixará novinhos de novo.
  • Baú, mesa de centro ou pufe? Você é quem escolhe qual será função desses móveis dentro do ambiente.
  • A manta colorida e prática deixa a sala bem mais aconchegante e moderna. Você pode ter várias delas, que carregam a função de decorar e de aquecer naqueles dias mais frescos.

Regra Máxima da Decoração: Menos é Sempre Mais

Escolha muito bem os itens que você irá colocar na sala. Deixe o espaço próximo da TV liberado. Procure objetos coloridos que tenham a ver com a personalidade e o gosto dos moradores, fugindo para longe dos bibelôs que sejam exagerados. Os vasos também podem ser aliados no momento da decoração, podem ser mais largos e bojudos ou finos e alongados. Se colocados de cada um dos lados da TV podem acabar formar uma espécie de moldura.

As Melhores Cortinas

As cortinas claras carregam uma enorme vantagem, eles possuem a capacidade de iluminar os ambientes. O tamanho delas deve ser exatamente proporcional ao ambiente e ainda à janela em que a mesma será instalada. Por exemplo, as salas menores pedem cortinas também menores. Caso queira brincar com as estampas e cores, procure evitar objetos que sejam chamativos demais próximos. Invista em almofadas que possuam o mesmo padrão.

O Lugar Certo da TV

Tenha cuidado com o tamanho de sua TV. Um aparelho grande demais, que tenha 42 polegadas, fica bom se for instalado a uma distância de aproximadamente 03 metros do sofá. O rack ou a estante também devem ser de tamanho proporcional à sala e a televisão. Até porque, a TV também acaba sendo um item decorativo.

Deixando a TV Sem Reflexo

Para procurar evitar os reflexos na TV, o melhor é deixá-la de costas em posição da janela. Caso isso seja impossível, coloque uma cortina mais escura e de tecido grosso para fazer o bloqueio da luz.

As Melhores Cores

Se você ainda não sabe, as cores influenciam sim o ambiente e fazem toda a diferença na decoração. Os tons das cores, aliás, são capazes de despertar nas pessoas sentimentos específicos, conforme as suas características. Pensando nisso, deixaremos logo abaixo o significado de cada uma das cores:

  • Vermelho: proporciona sensação de vitalidade e calor. Também estimula o apetite.
  • Laranja: proporciona entusiasmo, alegria, disposição e esperança.
  • Branco: traz paz e harmonia.
  • Amarelo: proporciona um maior bom humor. Por isso acaba sendo a cor ideal para locais de estudo, já faz a ativação do sistema nervoso.
  • Verde: diminui a tensão e traz equilíbrio.
  • Azul: melhora a sensibilidade das pessoas ao lugar, trazendo tranquilidade. Proporciona o relaxamento dos músculos e auxilia na meditação.
  • Roxo: simboliza a sofisticação. Aumenta a observação e a espiritualidade. Tranquiliza o ambiente.
https://www.youtube.com/watch?v=QYmnsOnFF88

Posts Relacionados

Veja as nossas dicas para decorar uma sala de estar informal, ideal para casas de jovens. Já para quem prefere uma decoração mais séria, confira dicas para decorar uma sala de estar formal e cheia de requinte. Saiba como usar as técnicas da simetria na decoração para que o ambiente fique bonito, e, ao mesmo tempo, organizado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Coisas lindae
    Demas

    edilson matos 7 de abril de 2014 13:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *