Sala de Estar Informal

O living room é um espaço delicioso da casa, pois é nele que relaxamos e passamos agradáveis momentos com os nossos amigos e familiares. Para tornar esse ambiente ainda mais especial e diferenciado a dica é apostar numa decoração especialmente pensado para ele.

A seguir vamos dar dicas de como decorar o seu living room com mais criatividade e estilo. Anote as dicas e aproveite para preparar um espaço especial para passar os melhores momentos do seu dia a dia. Uma decoração bem planejada ajuda e muito a tornar um ambiente mais convidativo, vale a dica.

Estilo

Cada um tem o seu estilo e o linving room deve refletir a sua personalidade, pois como se trata de um espaço para os momentos mais descontraídos é essencial se sentir bem nesse local. Então a primeira dica que vamos te dar é não seguir na onda das tendências e lembrar de preservar a sua identidade nesse espaço.

Cores

Se você faz a linha mais sóbrio pode optar por tons neutros como branco e creme, por exemplo. Uma composição em preto e branco fica clássica e pode se tornar mais moderna com a escolha de um papel de parede com um padrão estampado. Os tons  sóbrios propiciam mais elegância e intimismo para o espaço.

Porém, se ao contrário você é do tipo festeiro e os dias de descanso para você significam dias de receber os amigos em casa então pode e deve investir em cores mais vivas. Para não sobrecarregar a sua decoração procure concentrar os tons fortes nos detalhes, pode ser um puff, uma cadeira, um objeto de decoração.

Claro que a cor viva em questão pode ser usada nas paredes também, uma dica é pintar uma das paredes nesse tom e deixar as demais num tom mais sóbrio. As cores vivas como laranja, amarelo, vermelho e pink trazem uma ideia de energia para o ambiente. Perfeito para quem deseja promover encontros e reuniões com amigos no living room.

Espelhos

Hoje em dia uma tendência que está crescendo é a dos espaços cada vez menores, como os apartamentos estão encolhendo é natural que espaços vistos como não tão importantes como o living room também sejam reduzidos. Uma dica esperta de decoração para deixar o ambiente visualmente maior é usar espelhos.

Ter um painel de espelho é ideal para fazer parecer que o seu ambiente é mais amplo. Se não dá para ter um painel você também pode apostar num espelho que fique de frente para a porta de entrada, assim o reflexo dele irá criar a ilusão visual. Decore o espaço com outros elementos reflexivos como móveis de vidro para deixar o espaço mais moderno e diferenciado.

Plantas

O living room deve passar uma sensação agradável e uma maneira simples de conseguir isso é ter elementos vivos compondo a decoração. Plantas são muito bem vindas, mas atenção para escolher espécies que se adaptem bem com o ambiente interno. Dentre as possibilidades estão Zamioculcas e cactos. Vale a pena dar uma pesquisada a respeito de outras espécies do seu interesse para encontrar uma que se adapte melhor com o que o espaço te oferece.

Estantes

Apesar de os livros digitais (e-books) já terem se popularizado ainda tem muita gente que prefere a versão convencional dos livros. O seu living room ganha um toque especial com estantes de livros. Porém, vale dizer que não precisa ser uma estante tradicional, você pode ter móveis modernos que ajudem a compor com o restante do ambiente ou ainda estantes mais criativas como aquelas que são invertidas e que estão bem em alta.

Equipamentos

Para as pessoas que entendem o living room como uma sala de TV a dica é pensar na decoração de uma maneira que fique mais confortável para assistir aos seus programas e filmes favoritos. Dedique um tempo considerável na escolha do sofá que deve ser bem confortável e oferecer uma boa visão da tela.

Além disso, é possível ainda contar com um home theater ou mesmo uma aparelhagem com foco maior no som. Tudo dependerá do seu gosto pessoal e de que maneira deseja passar os seus momentos de folga. Lembre-se sempre que a função da decoração é oferecer conforto para você se sentir melhor na sua casa.

Pufes

Os pufes são opções modernas e práticas para quem recebe as vezes um número considerável de convidados. Se não cabe todo mundo no sofá contar com alguns pufes faz toda a diferença. Escolha pufes que combinem com o restante da sua decoração e assim que ajudem a compor o ambiente.

Clássico ou Moderno?

Isso depende do seu gosto, numa versão de living room clássico você deve ter um foco maior na escolha de sofás, mesa de centro e estantes. Já na versão mais moderna você pode brincar com a composição do ambiente ‘escondendo’ alguns itens como a TV atrás de uma estante móvel que abre ou mesmo ter um sofá que pode ser transformado em outro móvel.

Em geral podemos fazer a seguinte distinção entre os estilos, a versão clássica terá tons mais comedidos como preto e branco, por exemplo, e a versão moderna pode ter tons mais vivos. Contudo, podemos pensar numa decoração moderna em preto e branco também desde que siga um estilo com menos foco no básico.

Estampas e Exageros

O mundo está ficando cada vez mais estampado e isso pode sim ser refletido no seu living room, exagerar um pouco na dose pode ser legal desde que fique de acordo com a sua personalidade, é claro. A dica é buscar manter a harmonia mesmo no caos composto por várias estampas e móveis diferentes.

Procure coordenar as cores das estampas e seus estilos para que tudo no fim das contas possa ser identificado como componente do mesmo espaço. O que fica over é sair distribuindo móveis e objetos de decoração a esmo sem considerar uma forma para que eles casem com o restante. Sendo assim se você encontrar uma ordenação lógica não terá mais dificuldades em montar uma linda decoração para o seu living room.

Um estilo mais casual de sala é o ideal para quem tem crianças em casa ou deseja reunir toda a família para longas conversas, assistir TV, etc. As escolhas são regidas pela praticidade e a seleção de móveis é menos estruturada. Estar em torno de uma TV é muitas vezes necessário, o que acaba levando à necessidade de se ter uma mesa onde se possa comer. Esse tipo de sala de estar pode até contar com mesas para computadores.

Independentemente da finalidade da sua sala, os tecidos, cores, móveis e acessórios devem ser escolhidos de acordo com as suas preferências. Como por exemplo, algo mais sereno e neutro, ou colorido e alegre.

Sala Informal 1

Sala Informal 1

Sala Informal 2

Sala Informal 2

Ao criar um projeto para sua sala de estar, tenha em mente como ela será usada. A sala de estar com som surround, por exemplo, vai exigir um projeto particular, a fim de obter o efeito desejado do som. Contudo, independente disso, uma sala de estar deve ter uma atmosfera relaxante, onde se pode ler calmamente, receber amigos ou qualquer outra coisa de uma maneira confortável.

Os móveis são também muito importantes. A sala de estar casual deve contar com sofás confortáveis e cadeiras macias, móveis que convidam as pessoas a relaxarem sobre eles. Seu conforto será ainda mais reforçado por almofadas macias. O foco da sala de estar informal é o conforto de toda a família.

Televisão Sala Informal

Televisão Sala Informal

Móveis Sala Informal

Móveis Sala Informal

A televisão e sistema de som também são considerações em seu projeto. Se o seu televisor é grande, irá ocupar uma grande área da sala, consequentemente se for pequena não irá ocupar tanto espaço. De qualquer maneira, o sofá e o som devem estar bem posicionados, para que se tenha uma distância nem muito grande nem muito pequena da TV. Se você tem som surround, terá a vantagem de trazer o som para próximo do sofá. Caso contrário, o assento deve estar a uma distância do televisor que permita a audição.

Esse tipo de sala pode também ser tido como uma segunda sala da casa, muitos a chamam de sala de televisão. Nesse caso, há uma sala de estar, que pode ser em um estilo mais formal, usada para receber visitas. E a segunda sala é em estilo informal, onde a família se reúne para assistir televisão, conversar, relaxar, etc.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *