Sala de Estar Formal

A sala de estar formal não é bem o estilo que podemos dizer que está “em alta”, porém, faz parte daquele seleto grupo que nunca sai de moda, pois tem os seus “fiéis seguidores”.

Outro fator que faz com que a sala de estar formal quase desapareça das casas brasileiras é o tamanho delas. Os novos apartamentos estão cada dia menores e usar um cômodo para ter um ambiente especialmente para receber visitas, longe de qualquer tecnologia que distraia o bom papo, realmente, não tem sido considerado uma prioridade.

Porém, para quem gostaria de ter uma sala de estar formal e tem esse espaço disponível, mas não está sabendo nem por onde começar, veja a dicas de como decorar esse ambiente. Seja como estrutura, móveis ou objetos, os decoradores ensinam como dar o tom certo para uma sala para que ela fique “de estar e formal”. Confira dicas!

1- O ambiente de uma sala de estar formal deve parecer amplo mesmo quando não é a realidade. Infelizmente, outro problema dos apartamentos novos é justamente a altura do pé direito. Alguns são tão baixos que chegam a sufocar. Porém, dá sempre para usar aqueles jogos de decoração para dar o tom certo ao ambiente. No caso de uma sala de estar formal é comum que as cortinas partam bem do alto mesmo, colocado no teto e se ele for alto, escolha um tecido que tem linhas verticais, para ampliar essa sensação.

2- No quesito revestimento, sabemos que o papel de parede está em alta e ele tem tudo a ver com a sala de estar formal. Basta encontrar o tom certo, a textura certa e colocá-lo num ponto central da decoração. Um dos queridinhos dos arquitetos para esse tipo de ambiente, claro, quando a cor agrada o cliente, é o tom sombre tom damasco.

Lembrando que na escolha de uma textura e de cores para o papel de parede, todos os elementos daquele ambiente devem ser levados em consideração. E tem mais, o tamanho do cômodo, caso seja pequeno, cores escuras, texturas mais encorpadas, devem ser evitadas.

3- Quem pode se dar ao luxo de ter uma grande sala de estar formal, o que seria ideal para usar de todas as “técnicas” para se ter esse ambiente em casa, pode fazer divisões. Nada de colocar todos os móveis “apoiados” nas paredes, pelo contrário, dê movimento ao ambiente, criando grupos de lugares. Meio tipo como são distribuídos os lugares em um lobby de hotel. Esse formato para a sala de estar funciona principalmente quando o ambiente é usado para realizar algum tipo de festa.

4- Alguns objetos NÃO devem estar presente em uma sala de estar formal e com certeza quem encabeça essa lista é a televisão. O máximo que você pode fazer, caso não possa ter a sala de televisão separada, mas queira muito ter a sua sala de estar formal é criar um espaço para o eletrônico “falso”. Por exemplo, colocando a televisão dentro de um armário feito sob medida, que tenha um espelho de correr que a faça desaparecer por completo.

Outra solução é colocá-la emoldurada como se fosse um quadro e deixar uma imagem fixa e parada de um desenho ou figura, como se essa fosse a sua utilidade e não a de assistir. Obviamente, a não ser com a presença somente da família, a televisão na sala de estar não deve estar à vista ou funcionando como tal quando você recebe uma visita, se o seu objetivo é ter um ambiente exclusivo.

5- Normalmente, os arquitetos buscam criar um caminho de entrada que leve até a sala de estar formal. Em geral, elas começam a partir de uma escada, por exemplo, cujo fotos e quadros podem “fazer” esse caminho até o ambiente. Claro, nem todo mundo terá as escadas, neste caso, dá para improvisar um corredor e o piso pode ser diferenciado para dar esse charme para a sala de estar formal. Outra alternativa que os arquitetos usam é a de uma estante flutuante “marcando” o caminho até chegar ao ambiente.

6- As plantas são praticamente adereços que não podem faltar em uma decoração de sala de estar formal. Não pode faltar, tem que ter e para garantir que elas fiquem bonitas sempre, escolha aquela adequadas para o tipo de ambiente, considerando iluminação, circulação de ar.

As vovós usavam as plantas artificiais na sala de estar formal, mas atualmente, não é indicado fazer o mesmo. Na impossibilidade de se ter uma planta de verdade, prefira colocar objetos que remetam a algo associado à natureza.

7- Pelo menos um elemento arquitetônico tem que fazer parte da decoração de um sala de estar formal. Escolha algo tradicional, que não necessariamente precisa ser uma peça que custe uma fortuna.

Alguns Detalhes Que Fazem a Diferença

Na hora de montar uma sala de estar formal, pequenos detalhes podem fazer grandes transformações. Veja algumas dicas!

  • Revestimentos na mobília com tecidos de alta qualidade e de preferência em móveis escuros e com design tradicional.

  • Objetos de decoração com jarras, bandejas podem dar o tom formal que você deseja para a decoração da sua sala de estar formal. Repita esse padrão também nos tapetes e cortinas. Esse tipo de ambiente pede um tapete mais escuro, com desenhos bem definidos e sempre de boa qualidade.

  • Um quadro importante também faz toda a diferença na sala de estar formal, mas para não ficar perdido e nem exagerar no que será colocado, escolha um objeto como principal e faça todo o resto da decoração baseado nele.

  • Toda decoração, até mesmo a formal, exige um planejamento, que é sempre em torno de um objeto principal, decisão de cores que serão usadas e equilíbrio em tudo o que está naquele ambiente.

  • A moda de misturar objetos de decoração tradicionais com peças de design não cabem nesse tipo de decoração. Aqui existe uma única linha a ser seguida que é a tradicional, elegante e minimalista. Não é que menos seja mais, neste caso, o que vale mesmo é ter a medida certa.

A sala de estar formal é conhecida como um ambiente que muitas vezes, apresenta as posses do proprietário. A decoração é frequentemente simétrica, as cortinas são feitas de tecidos luxuosos, há objetos de decoração de muito bom gosto, tudo seguindo as regras tradicionais de decoração.

Se você quiser criar uma sala de estar formal em sua residência, certifique-se que você conhece os conceitos básicos de projetar esse tipo de sala. São informações básicas como quais são os móveis a serem utilizados e o tipo de tecido que irá corresponder a essas peças. É também importante conhecer as peças de decoração indicadas para completar o espaço. Os seguintes fatores podem ajudá-lo a decorar sua sala para que ela corresponda ao seu gosto, estilo e preferências.

  1. Formal, mas simpático. Não é porque determinado ambiente é formal que precisa ser sóbrio. Certifique-se de que a sala contém móveis confortáveis. Outra dica importante para tornar a sala mais amigável, é usar combinações de cores brilhantes. Cores vivas como azul, vermelho, cáqui e podem fazer isso.
  2. Destaque os pontos positivos. Certifique-se de que a decoração e os móveis sejam realçados com cuidado. Por exemplo, uma lareira deve ser a parte principal da parede, ela deve ser complementada com móveis ou cortinas mais discretos.
  3. Complemente as cores. A cor é algo muito importante. Elas devem ser vivas para acentuar os móveis maiores. Para tornar a sala mais interessante e original, tente combinar as cores para conseguir um efeito atraente.

Nesse tipo de sala geralmente não há televisão, já que é apenas um local para receber visitas e conversar. Não é o tipo de sala ideal para quem tem crianças em casa, afinal a organização dificilmente seria mantida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *