Quarto com Tons Sóbrios – Dicas de Decoração

Para algumas pessoas o momento de descansar é sagrado e para conseguir se desligar do resto do mundo é necessário estar num ambiente adequado para isso. Uma forma de transformar o seu quarto no lugar ideal para o seu descanso é usar tons sóbrios na decoração. Isso significa optar por cores mais básicas e de uma paleta mais neutra.

Para te ajudar a ter ideias mais criativas para usar tons sóbrios na decoração do seu quarto selecionamos algumas dicas. O quarto é um cômodo em que podemos e devemos curtir o nosso descanso e com certeza com tons sóbrios isso é bem mais fácil.

As Cores e o Descanso

Saiba que as cores que nos rodeiam tem muito a ver com o que sentimos, quando estamos num ambiente de tons mais comedidos temos mais facilidade para descansar. Uma pessoa que escolhe pintar as paredes do quarto de vermelho, por exemplo, terá mais dificuldades para pegar no sono do que uma pessoa que escolhe pintar as paredes do seu quarto de branco.

Contudo, não significa que por sóbrio nos referimos somente a cores claras. Se você gosta de um estilo que misture tons claros com tons mais escuros também pode encontrar uma opção sóbria para fazer isso. A grande dica é não exagerar e saber encontrar o equilíbrio.

Cinza – A Cor Tendência

A cor cinza nem sempre foi a queridinha de decoradores e arquitetos, no entanto, já faz algum tempo que o tom tem ganhado mais espaço nos cômodos das casas mais descoladas. O quarto pode ser um dos cômodos a usar o cinza com muita graça e estilo, quem deseja uma decoração mais in pode optar por usar gradações da cor pelo cômodo como um todo.

Se você não tem tanta afinidade ainda com o cinza pode usar ele junto com o branco, os dois criam uma paleta interessante. Como o cinza é uma cor mais impessoal e que não traz tanto aconchego (que é necessário para o quarto) a dica é apostar em alguns truques como usar paredes acolchoadas, por exemplo. Para quebrar o cinza total você pode ainda colocar algumas pinturas ou pôsteres coloridos na parede.

Pode Usar Preto?

A resposta é sim, se você gosta dessa cor a achava estranho pensar nela na decoração do quarto saiba que não só é possível como está em alta. No entanto, é claro que não usaremos o preto para as paredes. A dica é usar o preto na roupa de cama em contraste com as paredes brancas ou cinzas.

Para usar o preto nas paredes opte por apenas alguns detalhes ou então somente a parede que fica atrás da cabeceira. O que não dá é para pintar as paredes que te cercam de preto, saiba que isso pode te agoniar e te impedir de dormir. A combinação dos tons preto, branco e cinza cria uma paleta elegante e muito sóbria.

Estilo Minimalista

Quando pensamos em quartos de tons sóbrios é inevitável pensar em quartos com estilo minimalista de decoração, ou seja, com menos móveis. Um quarto muito entulhado irá contrastar com a sobriedade dos tons mais discretos. Se você tem muitos itens pessoais que gostaria de deixar no quarto a dica é pensar de forma inteligente e organizar por nichos.

Para os seus livros, por exemplo, você pode usar uma estante ou mesmo móveis criativos como estantes móveis em forma de nichos. Tente concentrar cada item no seu lugar, ou seja, livros numa parede, uma mesinha com os seus itens como caneta e papel, um baú para aqueles objetos que no  momento se encontram sem uso, mas que você não quer se desfazer.

Puffs

Como já dissemos acima pode ser que um quarto decorado com tons sóbrios acabe ganhando uma aparência um tanto impessoal, a dica para esse caso é colocar móveis e itens que remetam a uma ideia de aconchego. Os puffs e almofadas são perfeitos para isso, basta que você os distribua pelo cômodo para que todo mundo que entrar no quarto sinta que está sendo acolhido. Escolha as cores dessas peças de acordo com as cores do restante da decoração.

Iluminação

Para que um quarto que tenha predominância de tons mais escuros como o cinza a dica é ter uma boa iluminação. Trabalhe com focos de luz para que as áreas mais usadas do quarto sempre tenham uma boa luz, seja ela natural ou artificial. Por exemplo, ao lado da cama tenha um abajur para poder fazer leituras noturnas. Se você tem um closet com bastantes itens use uma boa iluminação dentro dele para facilitar o encontro das peças.

Estampas

Para amenizar o uso de tons muito escuros na sua decoração nada como apostar em grafismos. As estampas podem ser usadas através de papéis de parede, além disso pode se concentrar em somente alguns espaços. Por exemplo, você pode usar os papéis de parede na parede do seu espelho e penteadeira para dar um ar mais retrô. Procure por grafismos que tenham a ver com o estilo sóbrio dos tons que você escolheu.

Veludo

Uma textura que divide opiniões e que no Brasil deve ser usado somente no inverno e nos lugares em que as temperaturas realmente ficam mais baixas. Como se trata de um tipo de tecido que tem mais peso e tende a ser mais quente não fica bem no verão, pode ficar até um pouco over. A dica é saber escolher o momento certo para usar, durante o inverno você pode usar roupa de cama de veludo ou mesmo uma cortina.

Cortinas

Por falar em cortinas, elas são um capítulo a parte em especial para quem gostar de dormir mais e melhor. Os tons mais escuros podem ser usados nas suas cortinas para evitar que a luz do sol entre pela janela antes do necessário. Um tom cinza ou mesmo preto pode ser usado para garantir que o seu sono seja preservado ao máximo. Quanto mais escura a cortina mais difícil será que uma frestinha de sol entre no seu quarto para te acordar antes da hora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *