Personalize Seus Móveis com Segurança

Hoje em dia, aquele velho conceito de se desfazer de móveis antigos para comprar novos está sendo deixado para trás. Cada vez mais pessoas estão buscando personalizar os seus móveis para dar a eles uma cara nova gastando pouco e de forma sustentável, sem prejudicar o meio ambiente. Porém, se você deseja transformar seu mobiliário, existem alguns cuidados que precisa tomar para que tudo seja feito em segurança.

Formas de Personalizar Móveis e os Cuidados a Serem Tomados

Existem diversas maneiras de personalizar móveis, confira algumas sugestões:

Personalização de Móveis em Tinta Spray

Elas são bastante práticas e, para usar, basta proteger as partes que não deseja pintar com fita adesiva e papel craft e, depois, começar a pintar. É possível encontrar as tintas com facilidade em lojas especializadas em material de construção ou artesanato. As cores são as mais diversas e permitem que se crie peças modernas e cheias de estilo.

Cuidados: É fundamental que que utilize máscara e luvas para evitar a inalação da tinta, pois o cheiro pode causar problemas respiratórios e intoxicação. Mesmo que a embalagem dica que é um produto atóxico, é importante tomar esses cuidados.

Personalização de Móveis em Pátina

A palavra pátina se refere a uma cama fina que costuma se formar sobre peças de metal, pedra, cobre, bronze, madeira, entre outros materiais, por causa da ação do tempo. Ela dá a aparência de vintage para móveis, monumentos, construções, etc. Como peças antigas se tornaram uma tendência em decoração, foi desenvolvida uma técnica que tem como objetivo simular esse desgaste, que também é chamada de pátina.

Para chegar ao resultado esperado em peças de madeira são usadas tintas da cor da sua preferência combinadas com o branco. A técnica consiste em criar camadas das cores e, depois de secas, utilizar uma lixa para fazer o desgaste e conseguir o efeito de móvel antigo.

Cuidados: Para aplicar a técnica da pátina também é muito importante utilizar máscara para evitar a inalação do cheiro das tintas. Além disso, procure realizar o processo em um local aberto, para que o ar circule e o cheiro não fique ainda mais forte.

Personalização de Móveis Com Revestimento em Tecido

Não é apenas com tinta que é possível personalizar móveis. Os tecidos também podem ser usados e dar um toque super diferente e estiloso. Eles podem ser usados tanto para revestir partes estofadas quanto serem colados ao móvel de plástico ou madeira. Se for colar o tecido diretamente na peça, é importante utilizar um verniz transparente para fazer o acabamento e impermeabilizar.

Cuidados: Durante o processo inicial não há a recomendação de nenhum cuidado especial, já que será utilizada cola branca, que não é tóxica. Porém, ao aplicar o verniz, é fundamental o uso de máscara de proteção e luva para evitar a inalação e contato com a pele.

Personalização de Móveis Com Contact

Se você não conhece o Contact, trata-se de uma folha adesiva que pode ser usada para revestir desde capas de caderno até móveis. Sua superfície lembra o plástico e existem versões com textura e aparência de madeira. É uma opção barata, rápida e prática para superfícies de mesas, cômodas, portas de armários e guarda roupas, etc. Pode ser encontrado em qualquer papelaria e é vendido por metros, então é importante medir o móvel antes de comprar.

Cuidados: Em relação à saúde, não há nenhum risco oferecido pelo contact. O único cuidado é que se deve seguir as instruções do produto para que não fiquem bolhas de ar, comprometendo a beleza do resultado.

Como se pode ver, são diversas opções para dar uma cara aos seus móveis e com segurança, tanto em relação à sua saúde quanto em relação ao resultado, para que fique realmente bonito. Ninguém precisa gastar muito dinheiro para ter uma casa bem decorada, basta usar a imaginação para personalizar os ambientes de acordo com o seu estilo.

Então, não perca mais tempo e comece a olhar para os seus móveis velhos de outra forma, certamente terá ótimas ideias para renová-los, seja usando spray, a técnica da pátina, contact, tecido, etc. Você pode, inclusive, usar mais de uma forma e criar móveis incríveis. A combinação de spray e tecido, por exemplo, pode dar vida nova para cadeiras, bancos, pufes e muito mais!

Gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam a valorizar os seus móveis antigos e saibam dar uma cara nova para eles gastando muito pouco!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *