Onde Colocar os Itens de Decoração

Quem entende de decoração sabe que alguns itens como vasos e obras de arte são indispensáveis, mesmo no caso de ambientes minimalistas. Os móveis, cortinas e tapetes servem para decorar, mas também têm uma função, já esses itens são usados apenas para ornamentar, por isso devem ser muito bem escolhidos e usados de forma equilibrada.

Itens de Decoração 1

Itens de Decoração 1

Itens de Decoração 2

Itens de Decoração 2

Em se tratando de obras de arte, um dos lugares mais comuns para pendurá-las é na parede acima do sofá. Se este for o caso, observe se o quadro que deseja colocar não é muito grande nem muito pequeno em relação ao sofá. A obra de arte deve ter cerca de dois terços da largura do sofá.

Decoração no Sofá 1

Decoração no Sofá 1

Decoração no Sofá 2

Decoração no Sofá 2

Se você quiser usar vários quadros menores ao invés de um, vale a mesma regra. Apenas certifique-se que o espaço entre cada quadro seja o mesmo, cerca de 4 a 6 centímetros. Para evitar que o quadro fique muito baixo, pendure de modo que a parte inferior esteja a cerca de 16 a 20 centímetros de distância do encosto do sofá.

Decoração com Quadros 1

Decoração com Quadros 1

Decoração com Quadros 2

Decoração com Quadros 2

Sempre que você estiver pendurando uma obra de arte, lembre-se que ela deve estar no nível dos olhos. Muitas pessoas cometem o erro de pendurar os quadros a uma altura maior que o nível dos olhos, o que é um erro já que a intenção de um quadro é que ele seja visto.

Outra peça de decoração bastante usada é a arandela, trata-se de luminárias estilizadas que são presas na parede. Elas ficam muito bonitas em salas de estar e dão um charme todo especial ao ambiente quando apenas elas ficam acesas iluminando alguns pontos.

Arandela 1

Arandela 1

Arandela 2

Arandela 2

As regras para pendurar as arandelas são bastante semelhantes àquelas para pendurar quadros. O posicionamento dependerá sempre do tamanho da parede, tomando sempre o cuidado de não pendurar em um local muito alto. Logo acima do nível do olhar é o ideal, a cerca de 1,6 a 1,8 metros do chão.

Arandelas e Espelho

Arandelas e Espelho

Se você quer pendurar arandelas uma de cada lado de um espelho ou peça de arte, não se esqueça de deixar um espaço entre as peças. A quantia espelhos, arandelas e obras de arte a serem colocadas dependerá do tamanho do espaço, mas não se esqueça que menos é mais. Não exagere.

As cortinas são também alvo de dúvidas de muitas pessoas, que ficam sem saber a que altura elas devem ficar. Cortinas e cortinados devem sempre atingir o chão, um erro muito comum em decoração é pendurar cortinas de modo que elas fiquem muito curtas. É um erro, pois o resultado não fica bonito e parece estar desproporcional.

O trilho deve ser colocado a uma distância de cerca de 4 centímetros da janela, e ele deve ter um comprimento com cerca de 16 a 32 centímetros a mais do que a janela em cada um dos dois lados.

A televisão também é um item que gera dúvidas quanto ao local ideal para ser colocada. Embora o intuito principal do aparelho seja o entretenimento, ele acabou se tornando também uma importante peça de decoração, devido ao avanço da tecnologia que a cada dia lança modelos com designes maravilhosos.

Televisão 1

Televisão 1

Televisão 2

Televisão 2

Ao tentar decidir onde colocar o seu televisor lembre-se: a parte inferior da tela deve estar no nível do peito de uma pessoa sentada. Muitas televisões contam com acessórios na parte de trás que possibilitam que elas sejam presas à parede. Tome como medida a mesma citada anteriormente, para não causar dor no pescoço de quem for assistir à televisão. Se for possível em seu espaço, multiplique a largura da diagonal da tela por três para determinar a distância de visualização ideal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *