A Iluminação da Sua Sala de Estar

Salas são utilizadas para diversas finalidades e uma iluminação apropriada é muito importante. Alguns tipos de luminárias são utilizados exclusivamente para o entretenimento, outros para assistir televisão e muitos para toda uma série de atividades. Veja a seguir dicas de como usar diversos tipos de luminárias e lâmpadas e saiba qual é a melhor para a sua sala.

Geralmente as pessoas optam por diferentes tipos de iluminação em sua sala para proporcionar uma mistura agradável. Você pode usar luminárias de chão, abajures, arandelas, etc. Certifique-se de que há luz suficiente perto de locais onde as pessoas costumem ler e também use a luz para chamar a atenção para lugares especiais.

Modelos de Iluminação

Uma das melhores coisas que você pode fazer é adicionar um interruptor para cada luz da sala, assim você poderá suavizar ou aumentar a luz conforme o momento. Fazer isso não ficará muito caro, mas certamente irá fazer uma diferença enorme.       

Luminárias de Mesa

Luminárias e abajures de mesa são importantes para fornecer luz. É uma boa ideia ter algumas pela sala. Para quem gosta de uma decoração mais simétrica escolha dois modelos iguais e coloque em cada extremidade de uma mesa. Contudo, se esse não é o seu caso divida um par e use-os em locais diferentes da sala, ou ainda coloque modelos diferentes de abajur.

Luminárias de Chão

Luminárias de assoalho são ótimas para adicionar luz quando não há outro local apropriado para se colocar um abajur convencional, como uma mesa por exemplo. São muitas vezes utilizadas em cantos, elas não ocupam muito espaço e são ótimas para a distribuição de luz em espaços inutilizados.

Luminária de Chão 1

Luminária de Chão 1

Luminária de Chão 2

Luminária de Chão 2

Arandelas de Parede

Arandelas de parede são ótimas também para adicionar um pouco de luz ambiente para a sala de estar. Elas são muito bonitas quando colocadas em cada lado de um espelho ou de uma peça de arte. Mas vale ressaltar que a arandela é uma espécie de luminária decorativa, e, portanto não á capaz de iluminar todo um ambiente.

Arandelas de Parede

Arandelas de Parede

Lustres

Lustres e luminárias pendentes podem dar um toque divertido e decorativo para as salas de estar. São peças muito bonitas, que dão um ar mais requintado ao ambiente. Eles fornecem um brilho global para o espaço e chamam a atenção para cima. Antes de comprar um lustre, apenas certifique-se que o seu teto é alto o suficiente, de modo que ninguém corra o risco de bater a sua cabeça.

Perguntas Frequentes Sobre Iluminação

A iluminação é um fator muito importante na decoração de uma sala, afinal é através delas que os móveis e outros itens serão destacados. A seguir você verá respostas para as dúvidas mais frequentes relacionadas à iluminação de salas de estar, mas que também podem ser aplicadas para outros ambientes de sua casa.

É verdade que cada cadeira deve ter uma luz leitura?

Sim, é verdade, mas isso nem sempre é prático. Por exemplo, pode ser difícil fornecer luzes de leitura adequada para cada assento em um sofá grande. Luminárias podem ser ajustadas em mesas laterais, elas são muito mais práticas. Se alguém deseja ler, basta mudar a luminária de posição.

Luz Leitura

Luz Leitura

Como posso fazer uma sala pequena parecer maior?

Existem vários truques, os espelhos são um deles. Contudo, observe o que eles vão refletir. Remover obstáculos na sala também vai ajudar em alguns casos, assim como escolher cores pálidas para as paredes. Alguns papéis de parede estampados podem expandir o espaço também. Finalmente, não se esqueça de iluminar bastante o ambiente, a luz também causa esse efeito de que a sala é maior do que parece ser.

Sala Pequena

Sala Pequena

Existe algum segredo para decorar com cores escuras?

Cores mais escuras chamam mais a atenção, e por isso muitas pessoas têm medo de ousar escolhendo certos tons para a sua sala de estar. Se você é uma dessas pessoas, tente pesquisar fotos de decoração para obter alguma confiança. Tente colocar a cor em um pequeno espaço, você pode suavizar o impacto de uma cor escura contrastando-a com o branco ou marfim nas portas, janelas e acabamentos. Por fim, não se esqueça da iluminação, afinal as salas com cores escuras necessitam de um pouco de luz.

Decoração com Cores Escuras

Decoração com Cores Escuras

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *