Conceito Home Boutique Em Decoração

Todos nós, principalmente as mulheres, quando chegamos a uma casa de amigo, em um restaurante ou qualquer outro estabelecimento, sempre paramos um pouco para observar a decoração do local. Algumas nos chamam a atenção devido a moveis ou itens decorativos bem diferentes e charmosos e quando se tem um pouco mais de intimidade com o responsável pelo ambiente, questionamos onde foi comprado, por quanto foi comprado e tudo mais que possa aumentar nosso interesse e vontade de ter um objeto semelhante aquele. Dependendo da forma como essa abordagem é feita, isso não é falta de ética já que para tudo, quando se fala em decoração, precisamos de uma referência e vamos sempre querer as melhores.

Conceito Home Boutique Em Decoração

Conceito Home Boutique Em Decoração

Agora imaginem vocês chegarem a um ambiente, olhar para um quadro na parede achar bonito, imaginar como ficaria na sua casa e incrivelmente poder levá-lo com você? Seria ideal não é mesmo? Imaginem as diversas situações onde vocês estão em um ambiente como citamos no parágrafo anterior e não encontramos aquele móvel ou aquele objeto de decoração que tanto queremos. Há alguns anos já é possível você encontrar locais que vendem as suas decorações. Locais onde você tomar chá em uma xícara e caso se encante pela mesma, pode comprar e levar para casa outro objeto da mesma linha e da mesma marca, bem novinho. Você não precisará mais sair atrás loucamente e ainda correr o risco de não encontrar o que você tanto queria.

Então se baseando nisso, que vamos conhecer um pouco mais sobre o que é o estilo Home Boutique que está fazendo tanto sucesso atualmente.

O Que é Home Boutique?

Home boutique é um conceito de design de interiores onde a ideia é transformar um ambiente incomum em uma boutique podendo o cliente ou visitante de um estabelecimento usufruir de toda infra estrutura e posteriormente ter a opção de comprar o mesmo objeto ou objetos semelhantes.

O Que é Home Boutique?

O Que é Home Boutique?

Geralmente todos os estabelecimentos incrementados com esse conceito de design, são singulares e bem charmosos apresentando-se com uma decoração bem única mesmo. Alguns estabelecimentos de home boutique dispõem de peças para vendas e outros apenas para utilização, o que geralmente é aplicado pelos mais famosos hotéis boutiques que existem espalhados pelo mundo inteiro atualmente.

Não se sabe ao certo quando nem onde surgiu esse conceito, mas sabe-se que era bem comum em hotéis norte americano na década de 70. Hoje o conceito pode ser aplicado em diversos segmentos e não apenas em hotéis, sendo encontrados restaurantes, SPA etc. também não existe limite para criatividade para se usar o conceito, o que vale sempre é a interação com os clientes e fazer com que estes sintam-se satisfeitos com o serviço oferecido.

Tipos De Home Boutique

Como citamos mais acima, existem dois tipos de estabelecimentos que oferecem esse serviço: os estabelecimentos que vendem os objetos de sua decoração e outros que “emprestam” aos seus clientes, alguns itens expostos. Sabendo disso, precisamos conhecer um pouco mais de cada um deles separadamente, assim como conhecer algumas referências de tais.

Vamos Então Começar Pelos Famosos Hotéis Boutiques.

Hotéis Boutiques

Quando se fala no estilo home boutique, não tem como não utilizar esses hotéis como referencia. Há quem discrimine esse estilo como um novo conceito de “estabelecimento boutique”, porém os hotéis boutiques foram os precursores das home boutiques então não poderiam ficar de fora.

Geralmente esses hotéis se apresentam com uma decoração clássica e bem requintada, com poucos apartamento, geralmente 50 deles apenas e uma infra estrutura muito completa incluindo tudo o que um hotel comum oferece como restaurante, área de lazer, etc e além disso oferece uma gama de opções para seus hospedes utilizarem de um bônus como lojas de roupas, jóias, perfumes, etc.

Apesar de ser um hotel com um número de quartos bem reduzidos em relação à grandes redes, os preços de estabelecimentos desse tipo podem ser três ou mais vezes além dos cobrados por grandes redes hoteleiras. Isso acontece porque os “mimos” oferecidos por esses hotéis boutiques fazem com que o estabelecimento ganhe muito mais requinte e sofisticação no seu serviço oferecido. Também acontece o fato do tratamento diferenciado ser importante nesse caso, já que o cliente que procura um hotel boutique procura também o conforto e a atenção diferenciada.

Aqui no Brasil temos alguns bons exemplos de hotéis boutiques como o Boutique Hotel Casa Teatro em Manaus, que inclusive foi o primeiro hotel desse estilo na região. O hotel foi inaugurado em agosto de 2011 com apenas 14 apartamentos e logo teve que agregar novos quartos devido a procura.

Home Boutique – Uma Outra Opção De Conforto

Nesse caso, um modelo alternativo de home boutique vem sendo aplicado no mundo inteiro e cada vez mais ganha novos adeptos. Na Argentina esse segundo conceito de estabelecimentos com home boutique hoje é muito comum e rende bastante no comércio. O foco é dar praticidade aos clientes que visitam um ambiente além de fazer com que estes levem para casa um pedacinho daquele ambiente.

Mas Como Funcionam Esses Estabelecimentos?

Ele funciona normalmente como qualquer tipo de estabelecimento do seu ramo porém o grande diferencial é que caso o cliente sinta interesse em comprar alguma peça de decoração do ambiente poderá adquirir no próprio local. Sempre existirá uma peça nova no mesmo modelo e do mesmo criador da que está em exposição para quem deseja comprar.

Claro que a principio você achará encantadora a ideia, porém apenas estabelecimento mais requintados oferecem esse serviço. Mesmo que bem comum, hoje em dia, o conceito de home boutique não está tão popular para negócios mais acessíveis. Outro fator é que geralmente essas peças são desenvolvidas exclusivamente para tal negócio então você pode comprar uma peça por pelo menos 2 vezes o preço que você pagaria se fosse em um comercio aberto.

Essa segunda variação de home boutique é uma ótima opção porém você tem que atentar para acabar não pagando bem mais caro por um produto, então antes de se aventurar em estabelecimentos do tipo, você pode fazer uma boa pesquisa no mercado para saber se o preço que pagaria não está bem acima do ofertado em outras lojas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *