?> Decoração Clean x Colorida: Qual a Melhor? | Imóveis Cultura Mix

Decoração Clean x Colorida: Qual a Melhor?

Decoração de casa é um assunto complicado quando se fala do aspecto cores. Todo mundo tem dúvidas de quais tons usar, quais ficam melhor para a sua casa e principalmente se vai combinar com seu estilo. As vezes queremos muita cor, mas nem sempre combina com nossos móveis e por isso escolher tons na decoração é complicado. Paciência e observação é um ponto importante.

Decoração Clean

Decoração Clean

Cores ou fortes ou não, o importante é levar sempre em conta o estilo do dono da casa. Algumas pessoas se sentem muito bem em uma casa colorida, com cores vibrantes e alegres. Já outras já se sentem melhor com tons mais sóbrios e uma decoração clean, limpa, mais clássica. Mas verdade seja dita: é preciso amar muito tons fortes na decoração, pois as cores fortes facilitam você cansar do visual mais rapidamente.

Usando as Cores Claras na Decoração (neutras)

As cores mais usadas em decoração são branco e bege, pois combinam com qualquer tipo de ambiente. Elas caem bem com móveis clássicos, com os mais modernos ou os antiquados mesmo, aqueles dos séculos passados. O branco é aquela cor que combina com tudo, desde móveis coloniais aos mais modernos. Se está na dúvida de que cor usar para pintar uma parede, use o branco sempre.

O tom branco, mesmo que não seja assim, é considerada uma cor neutra para decorar móveis. Ela combina com diversos tons de decoração e cai bem em fachadas externas, em quartos, salas e cozinhas. Na cozinha é bastante usada para dar a sensação de limpeza e na sala para ampliar o ambiente, melhorando a sua iluminação. O branco combina bastante com banheiros pelo mesmo motivo: sensação visual de limpeza.

O bege é mais para quem não curte branco em excesso, que dá uma sensação de amplitude demais. Quando você não tem muitos móveis em casa, uma decoração em tom branco nas paredes dá a sensação de excesso de amplitude, como se o imóvel estivesse um pouco mais vazio. Vai pedir alguns itens extras em paredes e cantos de cômodo. Com o bege você já elimina este problema.

O bege também cai bem tanto com móveis modernos como os mais clássicos, podendo ser usados em salas, quartos e outros espaços tão bacanas quanto. O segredo é optar por tons que não sejam um sobretom, como móveis tabaco com parede bege, ou vai ficar algo bem apagado, sem vida. Combina com cadas clássicas, com móveis antigos de madeira de lei, mas apenas com eles.

O tom bege combina bastante com quartos de casai, solteiros e de crianças para entrar no tom neutro. Ele permite uma troca de móveis posterior sem precisar trocar o tom da parede, mesmo efeito que você consegue com o branco mas infelizmente não irá conseguir com algumas cores fortes.

Outra cor clara considerada ‘neutra’ e fácil de combinar é o cinza grafite. Em tom clarinho ela combina bastante com diversos estilos de decoração, mas sempre é melhor optar por uma decoração moderna, com metais como inox e ferro. Com móveis puros de madeira não combina bem, nem com cores como tabaco e mogno nos móveis.

Cores Fortes dão Personalidade ao Ambiente

Tons fortes são muito bacana para usar em casa, mas você precisa saber como decorar. A melhor dica é optar pelo tom sobre tom: cor clara na parede, escura nos móveis e vice versa. Quer errar menos ainda? Móveis brancos. Eles combinam com paredes roxa, pretas, azul escuro, lilás e demais tons que desejar que sejam fortes e vibrantes. Até mesmo com paredes amarelas os móveis brancos se saem bem, e quanto mais claros melhor.

Uma dica para quem quer fugir de uma decoração de móveis forte é optar por tons de parede única. Não precisa ser uma textura, apenas uma parede pintada em uma cor forte e as demais brancas. Desta forma você cria um pequeno mural na sua sala ou quarto, dando destaque a apenas um espaço e impede de se sentir claustrofóbico pelo excesso de tons no ambiente.

Cada cor tem um significado especial e saber sobre eles é importante para escolher o tom certo para a sua casa. Confira alguns:

vermelho -> romantismo, paixão, por isso é uma cor muito usada em quartos de casais.

Verde -> tranquilidade e paz, ótimo para quartos de bebê. O mesmo efeito você consegue com azul bebê e rosa bem clarinho.

lilás -> paz, tranquilidade e infantilidade, por isso é um ótimo tom para adolescentes e quartos de crianças.

roxo -> tom forte e também romântico, que combina com diversos espaços como sala, cozinha e banheiro.

Usando Cores Complementares para Decorar Casa

No design de interiores, decoração com cores complementares é usado para criar um contraste visual. As cores complementares são duas cores que são opostas na roda de cores. A oposição dos dois tons, ao invés de entrar em conflito um com o outro, produz harmonia dentro do espaço. Um exemplo de cores contrastantes é vermelho e verde. Usados em conjunto, as duas cores geram energia e trazem profundidade visual para o espaço.

Para usar cores complementares, observe uma roda de cores para ajudar na sua decisão sobre qual par de cores complementares funciona melhor para o seu espaço. Note que o emparelhamento complementar consiste em uma cor quente e uma cor fria. Por exemplo: o vermelho é uma cor quente, enquanto o verde é uma cor fria. Isso promove o equilíbrio dentro do esquema de cores.

Selecione uma das duas cores como uma cor dominante, permitindo que a outra de atue como um apoio da cor no sistema de criação. A cor dominante pode ser aplicada como cor de parede e a cor primária em tecidos.

Decoração Moderna

Decoração Moderna

Combine a intensidade das cores ao longo do espaço. Por exemplo: se você escolher amarelo e roxo como seu par complementar, terá que usar amarelo cremoso com lavanda, amarelo ensolarado com roxo avermelhado, e amarelo neon com roxo profundo.

Use vários tons de cores ao longo do espaço. Mantenha o equilíbrio entre os dois, a adição de mais tonalidades da cor dominantes e mantendo o espectro da cor de suporte a um mínimo. Embora isso pareça contrário à palavra “equilíbrio”, a estrutura dominante mantém apelo visual.

Criar áreas dentro do espaço para descansar o olhar. Um esquema complementar é visualmente estimulante. Use um terço do espaço com uma cor neutra para dirigir e quebrar o fluxo de cores. Branco, cinza e marrom aplicados a pavimentos e área de tapetes, usados em padrões de tecido e no caimento, ajudam a direcionar o olho e impedindo o espaço de aparecer excessivamente colorido.

Você Combina com uma Decoração Clean ou mais Ousada com Tons Fortes?

Antes de chamar o pintor e começar a obra, primeiro avalie seu estilo de casa. Você adora tons fortes e sempre sonhou em ter um, paquerando nas revistas e sites? Então pode ser que se dê bem com cores fortes na decoração. Mas se você enjoa rápido de uma parede vermelha e pensa sempre em trocar de cor antes mesmo da pintura ficar velha, você é uma pessoa clássica e deve optar por tons claros e neutros, para gastar menos e ter mais praticidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *