Roupas bem lavadas e limpas são aquelas sem diferença nos tons do original e com cheirinho de campo, como suscitam os comerciais de TV sobre amaciantes. Mas será que isso é possível? O maior problema sempre vai ser o suor em roupas, comum e quando impregna parece que sua roupa ganhou anos de uso. Não é nada agradável quando o mal cheiro fica nas roupas. A boa notícia é que já como evitar.
.
Se você ou alguma pessoa a qual você precisa lavar transpira bastante, uma boa dica é evitar alguns tecidos que fixam o mal cheiro mais rápido. Os sintéticos como misturas de algodão e lycra são conhecidos por fixar mal cheiro em roupas, em especial de suor no colarinho e axilas. Outro inimigo das lavagens é o elastano, um tecido que estica, é bem confortável de vestir mas costuma causar problemas com o cheiro e sua fixação na roupa. Os tecidos puros como algodão 100 fios ou mais são os mais recomendados para uso. E quanto maior a pureza da peça em sua fabricação, menos mal cheiro deve ter.
Deixe suas Roupas de Molho
O melhor truque para remover manchas, sujeira e mal cheiro de roupas é sempre deixar de molho. O seu trabalho fica mais simples e prático. Para o molho você não precisa gastar rios de dinheiro. Uma solução de água e sabão em pó e deixar a peça de roupa em descanso em um balde por meia hora pode ajudar o bom cheiro a fixar na peça. Depois disso é só partir para uma lavagem mais básica com a mão mesmo e o cheiro deve sair. Mas na dúvida, aplique um pouco mais de força nas peças para garantir que sua lavagem será eficiente.
Para Roupas Brancas, Solução de Água Sanitária pode Ajudar
Você já notou que tudo o que é lavado com água sanitária acaba tendo o cheiro deste produto de limpeza como predominante? Casas lavadas com água sanitária costumam ter seu aroma predominante por muito mais tempo que qualquer desinfetante, fruto de sua fórmula química forte. Para roupas brancas pode ser a sua solução.
Como a água sanitária deixa manchas brancas em peças de roupa, você só pode usar água sanitária em roupas completamente brancas. Alguns detalhes da roupa podem sofrer com pequenas manchas ou não, por isso é bom não arriscar. Encha uma bacia com água e coloque apenas um pouco de água sanitária. Duas colheres para cada três litros de água, por exemplo. Depois de lavar a sua peça de roupa normalmente com sabão, deixe a peça de molho por ao menos uma hora e em seguida parta para uma segunda lavagem.
A segunda lavagem deve ser feita porque o aroma da água sanitária deve inibir o mal cheiro de suor, mas irá ficar em sua roupa. E nada bacana ter um vestido com cheirinho de limpeza de banheiro, não é mesmo? Por isso pense em uma segunda lavagem com sabão de coco, por exemplo, que deixa um aroma agradável em qualquer roupa.
Bicarbonato de Sódio pode Ajudar a Remover o Problema
Se as donas de casa querem ser práticas e garantir uma casa sempre limpa, o bicarbonato de sódio será seu melhor amigo para isso. Ele ajuda a remover manchas em balcões, a dissolver manchas na roupa e também remover cheirinho de suor. Como? Com uma solução simples.
Primeiro lave a peça de roupa ou a molhe por completo. Depois jogue o bicarbonato nos locais que tem mais cheiro de suor. Ajuda bastante concentrar o pó em regiões como abaixo das axilas (para te ajudar se livrar daquele tom amarelado, por exemplo). Se sua roupa estiver completamente suada e guardada há muito tempo, a melhor solução seria deixar de molho em uma bacia de água com ao menos três colheres de sopa de bicarbonato. Deixe a solução agir por no mínimo uma hora, para em seguida lavar a roupa a mão.
Uma Solução Com Amaciante Pode Ajudar
Depois de uma lavagem de mão tradicional com sabão neutro e água, uma boa dica pode ser deixar a peça de roupa de molho em uma solução com sabão em pó e emaciante. O amaciante deixa seu aroma de forma rápida nas peças de roupa, por isso ele costuma ser bem eficiente para envolver seu bom cheiro em roupas de tecido diversos.
Mas atenção: o amaciante não encobre o mal cheiro, apenas deixa seu bom cheiro nas peças. Se você não lavar bem a roupa, pode ter problemas futuros com isso. O mal cheiro não vai sair da roupa e vai se fixar na peça juntamente com o amaciante, deixando um aroma nada agradável.
Tente Lavar o Mais Rápido Possível Roupa Suadas
O maior problema do suor em roupa é que o mal cheiro acaba ficando impregnado quando a roupa vai para um cesto de lixo. Chegou do futebol ou de uma caminhada? Trate esta roupa de forma diferente. Encha uma bacia ou balde de água e dissolva um pouco de sabão em pó na água e deixe de molho. A sujeira vai derreter e o suor deve ir embora de pronto. É mais simples, mais fácil e mais rápido também para limpar a peça depois. Lavando a roupa suada assim que chegar em casa, as chances do mal cheiro se fixar são nulas.
Não Jogue sua Roupa Suada na Máquina
Roupas suadas, com mal cheiro e guardadas não devem ser colocadas na máquina de lavar com as demais roupas. O mal cheiro são como pequenos pigmentos que se juntam ao tecido e se fixam. A lavagem coletiva que uma máquina de lavar roupas proporciona não é o suficiente para retirar manchas e mal cheiro. E quanto mais você lava não só estará sem resolver o problema como está ajudando ao mal cheiro se fixar nas peças. O melhor é lavar essas roupas no método antigo e tradicional: lavagem a mão, peça por peça.
.
Evite Aplicar Perfume Diretamente na Roupa
O perfume em combinação com a salinidade do suor acaba deixando mal cheiro nas roupas e ainda mais forte. Use apenas em sua pele, se possível em locais que não entram em contato com o tecido como pulsos e pescoço.