A manta asfáltica é um produto que serve para a impermeabilização de coberturas e placas. É ideal para evitar vazamentos em lajes em casas de pessoas que não querem colocar um telhado. Para alguns tipos de construção este é o método mais indicado para conservação e manutenção do telhado.
A Manta Asfáltica Protege Contra a Infiltração
Em cidades em que a chuva é constante, a infiltração em tetos é um dos maiores pesadelos. A água pode escorrer, deixando manchas ou criando um terreno perfeito para mofo e outros problemas. Isolar o teto é a melhor pedida, e para fazer isso pode ser vantajoso criar um revestimento eficiente. Uma boa dica é a manta asfáltica.
O nome diz um pouco do que é uma manta asfáltica, já que vem do asfalto. A manta é um tipo de revestimento feito do mesmo material do asfalto de rua, deixando o teto coberto com uma cobertura extra e evitando vazamentos. Ela foi criada para impermeabilizar lajes, paredes ou coberturas de materiais diversos e tem se tornado uma das soluções mais eficientes para resolver o problema de vazamentos.
O produto é feito com uma mistura de base de asfaltos modificados com polímeros e estruturados, tecido poliéster e fibra de vidro. Não é um produto 100% impermeável, mas chega muito perto disso e por isso vem fazendo sucesso em residências e ambientes comerciais, em especial em tetos de fábricas, onde o vazamento pode causar prejuízos altos. Pode ser usada em varandas e locais que tenham grande circulação, como cobertura empresarial, por exemplo.
As Vantagens De Optar Pela Aplicação De Manta Asfáltica
Uma das principais vantagens de usar uma manta asfáltica é que o produto protege bem contra infiltração. É também muito durável, sendo preciso reparos em mais de 10 anos ou até mais, dependendo da cidade e região e graus de chuva e eventos naturais.
Como Aplicar a Manta Asfáltica
O processo exige algumas etapas, por isso não é um trabalho para uma pessoa só fazer e de forma tão simples ou em algumas horas. Pode exigir um dia ou dois na aplicação, dependendo do estado do local onde será aplicado o revestimento. Quanto mais novo for o teto, mais fácil será a aplicação da manta.
Os pré requisitos para poder se usar a manta asfáltica é que o teto tenha laje e seja reto. Ele pode ser um teto inclinado, mas não pode ter ondulações ou desenhos, por exemplo, ou a impermeabilização não irá funcionar.
Deixe o Teto Bem Liso
Certifique-se que a laje está completamente limpa e seca, sem qualquer saliência ou rachadura. Para isso apenas o olho vivo pode não ser eficiente. Você pode precisar de uma trena ou nivelador para encontrar rachaduras e as tampas.
Limpe o Seu Teto
Se a laje apresenta qualquer objeto estranho como sujeiras, entulhos e animais, é preciso remover para que o processo de impermeabilização não seja prejudicado. Você pode varrer apenas e assim eliminar a sujeira de forma simples e fácil.
Observe a Sua Tubulação Na Laje Ou Telhado Diverso
Verifique cuidadosamente os tubos que irão surgir entre a laje e impermeabilização e evitar emendas. Você deve ter certeza que estão em boa qualidade e não vai precisar furar o seu novo revestimento, por isso avalie antes de aplicar a manta. Olhe com cuidado e traga um eletricista e encanador se for preciso para isso. Tenha muito cuidado para não prejudicar a estrutura do tubo ou condutor.
Cubra o Cobertor Com Alvenaria
O cobertor deve ser embutido em concreto ou alvenaria contornando e, para isso, é necessário ter uma conexão de pelo menos 3 centímetro.
A guarnição deve ser de pelo menos 1% seguindo a direção dos coletores.
Você deve passar uma longa camada de asfalto na cobertura
Antes de aplicar a cobertura de asfalto é preciso passar uma camada de asfalto ao longo da extensão do iniciador da região onde a manta irá ser aplicado.
Em seguida, coloque os rolos de aplicação de manta tão alinhados.
Comece por colecionadores de colagem e drenos, sempre seguindo o fluxo de água.
Verifique se há bolhas de ar embaixo embaixo do cobertor.
Aquecer a superfície e, em seguida, cole o cobertor.
Para aplicar a segunda camada de manta é ideal deixar ao menos 10 cm de sobreposição.
Aqueça a espátula e limpe as costuras para garantir que o cobertor vai ficar o mais liso e rente possível.
Faça um teste de 72 horas, com lâmina de água e, em seguida, aplique o papel artesanal que é responsável pela camada separadora.
Para aplicar a cobertura na região dos drenos você vai precisar fazer o uso de uma maçarico e é essencial ser profissional no uso de equipamento especializado ou contratar alguém que é.
Manta Asfáltica Para Isolamento Acústico
Uma das formas possíveis para usar a manta asfáltica é fazer isolamento acústico nos espaços. Para isso é preciso que não haja aplicação de massa corrida na parede, apenas o cimento e bem liso e no máximo uma camada mais grossa, mas sem rachaduras. A aplicação deve ser feita sempre em uma parede lisa e o mais rápido possível, da mesma forma que explicamos acima.
Depois de aplicar o revestimento asfáltico, será preciso revestir novamente a parede com uma camada de cerâmica ou outro material de interesse. O importante é ter duas camadas, e assim o isolamento de som está garantido. Funciona em paredes de casas conjugadas, apartamentos e em estúdios como uma opção para o reforço do acolchoado que já serve para isso.