Decorar uma casa ou somente um ambiente não dá para ser feito em um único dia e é preciso planejar para ficar na “medida certa”. Claro que uma obra na casa inteira dá menos trabalho do que uma pintura em uma única parede, mas em ambos os casos são necessárias decisões que devem ser pensadas antes.
A mão de obra qualificada também acaba sendo um problema extra. Mesmo com o melhor material, de qualidade, se o serviço não for feito por alguém que domine o que tem que ser feito, as chances de um resultado ruim são grandes.
Algumas soluções para deixar a casa mais bonita podem ser mais fáceis do que outras, por exemplo, no caso das paredes. A mudança pode dar um novo visual para o ambiente e isso pode ser feito com papel de parede, ao invés da pintura, que certamente pode custar bem mais caro.
É bem verdade que o preço do papel de parede também varia muito. É possível encontrar de folhas de R$25 a R$200. Como tudo, tem o preço mais em conta e o mais caro, mas o valor não deve ser o seu objetivo e sim, a qualidade do produto. Assim como não adianta ter um material de excelente qualidade e ser aplicado por alguém que não saiba. Voltamos ao ponto de um bom profissional para fazer o serviço.
Trocando a Cor da Parede Com Papel
O papel de parede já teve o seu auge, já ficou cafona e agora voltou com força total. A grande novidade desse material é que atualmente, pode ser encontrada nas mais variadas cores e texturas, muito especial.
Quando se opta por um papel de parede de boa qualidade e o mesmo é colocado como se deve, ele pode acabar durando mais do que uma pintura tradicional. Somente em ambientes úmidos é que isso não ocorre, pelo contrário. Por exemplo, papel de parede no banheiro deve ser trocado em um breve tempo.
O papel de parede é vendido em três tamanhos: pequeno, médio e grande e caso objetivo seja de cobrir uma pequena parte, não tem problema, basta cortá-lo. O importante na hora da aplicação desse revestimento é colocá-lo de forma que não se criem bolhas de ar ou “rugas”.
Dá sim para fazer a colocação do papel de parede sem a ajuda de um profissional, porém, isso requer muita atenção e cuidado na hora de aplicar o revestimento na parede.
Papel de Parede Estilo Romântico
São tantas mais tantas as possibilidades com papel de parede que não dá para escrever aqui, vamos falar um pouco então do estilo queridinho, o romântico.
É muito comum que pessoas que busquem criar esse tipo de atmosfera optem pelo papel de parede, afinal de contas, as estampas podem remeter mais fácil a essa ideia do qualquer tinta. Não somente esse detalhe, mas também a textura do papel de parede que não pode ser conseguida com a tinta.
Quando você decide aplicar papel de parede o correto é primeiro planejar como será utilizado, qual parte do ambiente, se é para complementar a decoração ou se será protagonista. É bom planejar, organizar e testar primeiro, principalmente, quando a ideia é aplicar papel de parede com estampa. O novo parece super bacana, mas é necessário entender se chegará em um ponto que você ficará enjoado de ver o mesmo papel todos os dias. Acima de tudo é necessário criar um espaço equilibrado e harmônico, englobando tudo, decoração, móveis e revestimentos.
O papel de parede não atende somente quem está querendo criar um espaço romântico, a variedade de estilos que podem ser compostos com a sua ajuda é muito grande, como moderno, retrô, clássico, divertido, entre muitos outros.
A escolha de um bom material irá representar não somente uma mudança recorrendo a um meio mais fácil, como será também mais simples manter limpo e com cara de novo. A manutenção do papel de parede é bem fácil.
Dicas Sobre Papel de Parede
Veja quais são os principais tipos de papel de parede para ajudar na hora da escolha considerando não somente o visual, mas a durabilidade que se pode esperar do produto!
- Vinilizado: além de ser um dos tipos com maior número de padronagens disponíveis, pode ser lavado e por isso é considerado de fácil manutenção.
- Vinílico: é muito usado para áreas de grande circulação pois se trata de um material mais resistente. Em hotéis ou restaurantes é sempre o escolhido pelos arquitetos.
- Acetinado: muito bom para quem está pensando em colocar papel de parede em quarto de criança, pois ele não acumula poeira como os demais tipos.
- TNT: todo papel de parede com essa sigla significa que está imitando tecido, mas continua sendo papel.
- Mica: é especial pois é fabricado com pedras naturais.
Sobre Aplicação, Manutenção e Durabilidade
O bom efeito do papel de parede depende muito de como ele é aplicado e também de como está a parede que ele será colocado. Ela deve ser livre de imperfeições, como rachaduras ou furos e ser lisa. Antes de aplicar o papel de parede certifique-se se é necessário algum reparo, que deve ser feito com massa ou gesso, não esquecendo de lixar e por último passar pelo menos uma demão de tinta.
Para ter o seu papel de parede bonito até o período máximo que isso é possível, 10 anos, é preciso cuidar bem dele. Alguns tipos não podem receber absolutamente nada nem mesmo úmido, ficando a limpeza restrita ao uso só aspirador de pó ou espanador. Somente os tipos com proteção vinil é que podem ser limpos com pano úmido.
Se tiver um papel de parede no lugar que você quer colocar um novo, não se pode aplicar sem retirar o antigo. Depois de retirá-lo é necessário deixar a parede lisa e limpa de novo. No caso de parede com revestimento de azulejos ou madeira também é possível colocar papel de parede, desde que ele esteja limpa e sem defeitos.
Dicas Para Usar Papel de Parede
-
Esse tipo de revestimento só deve ser usado em ambientes internos, qualquer tipo, desde que a parede seja preparada antes, como foi indicado.
-
Para cozinha, o único tipo de papel parede que é recomendado é o de vinílico, por causa da gordura, que poderá ser limpa com pano úmido.
-
Para áreas da casa com muita circulação é necessário optar pela tipologia de papel de melhor qualidade.
-
O papel de parede pode ser usado no banheiro desde que não se use cola à base de água, que facilmente sai por conta da umidade.
Quem deseja reformar a casa e dar uma cara nova às paredes, mas não tem muito dinheiro para dispor com latas e latas de tinta e ainda gastar o dobro com a mão de obra, o papel de parede é uma opção mais em conta e muito prática. O papel de parede não é difícil de encontrar, basta ir até uma loja de decoração e até de material de construção e encontrar uma estampa ou um papel liso que seja do seu agrado.
O único problema está em colocá-lo na parede, tarefa que deve ser executada com muita paciência e na companhia de mais um ou dois amigos, para que um cole e outro venha como o pano úmido e espátula alisando o papel. E quem pensa que o preço é absurdo está enganado, a maioria dos papéis vem com um rolo de 5 metros e 60 centímetros de largura, a um valor aproximado de 50 reais. Essa quantidade de papel cobre perfeitamente uma área de 3 metros quadrados.