Tijolos Baianos

O tijolo é um produto usado nas construções civis e é indispensável para que as edificações de ergam e se consolidem. Há muitos tipos de tijolos, sendo que o maior  é fabricado com argila, cozido (dando a cor avermelhada ao material) e pode ser maciço ou furado.

O tijolo comum é maciço (não tem furos) e por isso isola melhor os ambientes. Já o tijolo baiano tem as cavidades como principal característica diferente do tijolo comum, as quais variam de acordo com o tamanho do material. Trata-se do tijolo mais barato do mercado, mas não suporta grandes cargas estruturais, por isso é normalmente usado em vedações.

Tijolo 9 Furos

Tijolo 9 Furos

Tem altos índices de quebras, o que faz com que seja um tijolo não muito procurado na obra civil quando o assunto é qualidade. É também o que mais produz entulhos em canteiros de obras. Quanto à compra, sempre é indicado que se compre mais 30% de tijolo baiano do que o que será utilizado, para deixar em reserva durante a construção.

Além dos gastos pela necessidade de comprar mais tijolos do que a obra usaria, esse tipo de material sobe o custo da construção, porque precisa de grandes rebocos, dado não ter nenhuma precisão dimensional, fazendo com que o nivelamento seja mais difícil. O ponto positivo do tijolo baiano é sua capacidade térmica, já que devido às cavidades existentes neste tipo, a água que infiltra na construção é rapidamente evaporada. Em invernos rigorosos, o tijolo baiano com certeza faz diferença, pois a quantidade de calor perdida é muito menor e isso dá uma boa vantagem quando o assunto é capacidade térmica.

Tijolo Comum

Tijolo Comum

Quando não há nenhum revestimento, o tijolo baiano perde para os demais, pois apresenta muitas falhas de argamassa e isso diminui consideravelmente sua isolação acústica. Comparado aos tijolos comuns, que tem um conforto térmico bem maior do que o baiano, os gastos com argamassa e reboco são relativamente maiores do que com o tijolo baiano. O acabamento também ficará irregular.

Enfim, o mercado da construção civil tem muitas opções de tijolos e blocos de diversas matérias-primas e formatos, lembrando que os tijolos são divididos em duas categorias, que são: tijolos de vedação e tijolos estruturais. Esses materiais são os principais responsáveis pela qualidade das construções e por isso, na hora da compra, você deve levar em conta todos os prós e contras, de modo a não se preocupar com reformas que seriam desnecessárias se o uso do tijolo certo fosse efetuado.

Tijolos Baianos

Tijolos Baianos

Os preços do tijolo baiano variam conforme o formato. O mercado disponibiliza tijolos de 6 a 8 furos. Porém, a média de um milheiro de tijolos fica entre R$ 400 reais,  sendo o tijolo mais em conta no mercado da construção civil.

O nome ‘tijolo baiano’ surgiu porque os melhores tijolos do Brasil Colônia eram feitos no estado da Bahia e se tornaram referência para as indústrias de outros ceramistas brasileiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *