Quando se fala em decoração, vemos que muitas ideias vão surgindo e muitos de nós querem acompanhar a moda. No entanto, a decoração deve ser pensada de forma tranquilo e paciente, pois deve haver um estudo para saber o que ficar melhor e como fica melhor a utilização de alguns móveis e alguns ambientes.
As Escolhas Nossas de Cada Dia
Decorar nada mais é que escolher, tanto que o que mais afirmam é que um decorador tem bom gosto, um designer é dotado de um olhar crítico e bem posicionado e por isso conseguem transformar ambientes inóspitos em ambiente cheios de vida e a cara do dono da casa.
Então para fazer uma boa decoração você só precisa ter um bom gosto? Mas é claro que não, decorar vai muito além de bom gosto, vem atrelado a criatividade, colado a pesquisa e junto de muita paciência para que possam ser solucionados os problemas que se tem em sua casa.
Escolher é bem mais que dizer se o sofá será branco ou preto, se colocará mesa para 4 (quatro) ou para 6 (seis) pessoas. E hoje as nossas necessidades de escolhas vão bem mais além do que saber quantas pessoas podem sentar a uma mesa. Hoje temos que pensar em onde morar, com quem vamos morar, se o bairro é perigoso, se é tranquilo.
Por termos escolhas para fazer, devemos primeiro pensar em como queremos nossa casa, em como será sua dimensão e sua separação.
As Nossas Dimensões dos Lares
Isso não é uma tendência apenas do Brasil, essa nova dimensão das casas e apartamento no país vem seguindo uma linha mundial. Hoje as pessoas saem de casa não mais para apenas constituir uma família, normalmente o que acontece nos dias atuais é que as pessoas saem de casa para alcançar a independência e terem mais liberdade.
No entanto, com a crescente diminuição do tamanho das famílias, as casas também vêm sofrendo essa mesma diminuição. Antigamente, encontrávamos casarões enormes com tantos quartos e tantos filhos que casavam e moravam muitas vezes com suas famílias e assim ninguém saia de casa.
Só que com o passar dos tempos, as famílias foram diminuindo drasticamente, hoje não existem mais famílias com tantos filhos, portanto a necessidade de ter uma casa tão grande também acabou.
Mas acontece que essas novas dimensões deram ainda outra freada na sociedade, o estilo de vida das pessoas buscava que as casas se tornassem mais práticas e próximas aos centros onde fica localizada a maioria dos centros de negócios das cidades.
Salas e Cozinhas: Integradas x Separadas
Com essa diminuição drástica dos tamanhos das casas, ocorreu a diminuição dos ambientes, não é necessário que se tenha salas imensas, onde caibam sofás enormes que possam caber toda a família, também não é mais necessário aquela sala de jantar com uma mesa que cabem 8 pessoas.
Devido a essa mudança, chegou-se a um grande impasse, afinal falta espaço para alguns objetos e móveis, então a saída para muitos foi diminuir. E não foi somente a quantidade ou o tamanho dos móveis, diminuiu-se também o tamanho das cozinhas e da sala.
Com isso, foi preciso achar uma solução, para muitos decoradores, designers e arquitetos de interiores a solução foi incorporar a sala de estar e janta à cozinha, tornando assim um ambiente único. No entanto, essa decisão deve ser pensada juntamente com o dono da casa para saber se ele realmente deseja que esse espaço seja integrado.
Que tal analisar as vantagens e desvantagens da sala e cozinha integradas e separadas? Veja a análise a seguir.
Vantagens da Sala e Cozinha Integradas
- Ótima para espaços reduzidos;
- Não necessita de muitos móveis;
- Torna as refeições mais práticas e em muitos casos mais rápidas também;
- Possibilita que as visitas interajam com quem está na cozinha.
Desvantagens da Sala e Cozinha Integradas
- Quem for desastrado ou espaçoso sofre com a falta de espaço;
- Não permite que você tenha todos os eletrodomésticos que queira ter;
- Falta privacidade para quem não quiser fazer a refeição com as pessoas na sala;
- Obrigam a deixar a cozinha sempre arrumada, pessoas desorganizadas podem passar vergonha;
- Normalmente exige que os móveis e eletrodomésticos combinem entre si;
- Muitas pessoas tem a sensação de que está tudo muito misturado;
- O cheiro de gordura se espalha pela casa.
Vantagens da Sala e Cozinha Separadas
- Ideal para famílias grandes ou pessoas que gostem de espaço;
- Permitem ter todos os móveis e eletrodomésticos desejados;
- Pode-se fazer a refeição na cozinha ou na sala de jantar;
- Privacidade na hora de preparar e fazer uma refeição sozinho;
- Permite que a cozinha fique uma bagunça enquanto você recebe suas visitas na sala;
Desvantagens da Sala e Cozinha Separadas
- Para quem mora sozinho ou apenas com uma pessoa, uma cozinha muito grande pode gerar acúmulo de sujeira, pois não é tão utilizada;
- Em casos de festas, faz com que esteja na cozinha se sinta isolado dos visitantes;
- Exige um pouco mais de dinheiro para deixar do jeito que se gosta.
Finalizando
Depois de todas essas vantagens e desvantagens se pode fazer uma análise do que é realmente melhor para cada uma das pessoas.
Na realidade, se deve ver a necessidade de cada um. Se você recebe muitas pessoas e não gosta que elas invadam sua cozinha, ou se gosta de cozinhar e ter as pessoas perto olhando e conversando.
Se a família é grande, uma cozinha integrada pode ser um grave problema, pois as pessoas não poderão entrar todas ao mesmo tempo para fazer a refeição e isso pode gerar brigas.
Então antes de escolher se quer a cozinha da moda, verifique as suas necessidades e de sua família. Procure pensar se vai ser bom e se a convivência não será abalada, lembre-se de verificar se a cozinha será pouco ou muito usada isso será de total relevância para a escolha da cozinha certa.
E depois de toda essa exposição de ideias você ainda tem alguma dúvida, procure mais informações em sites e revistas do segmento, eles sempre são recheados de ideias e informações que poderão fazer você se decidir pelo o que é melhor para a sua casa.