Todos sabemos que na construção de casas, muitos são os materiais necessários para que elas se tornem lugares confortáveis para podermos viver. Isso é possível com a utilização de rufos e calhas, que mesmo estando presentes em todas as casas construídas, muitas pessoas não sabem o que são ou para que servem, mas são usados em todos os lugares em que moram pessoas preocupadas com suas residências. Veja agora uma explicação sobre os rufos e as calhas.
Rufos
Eles fazem parte da cobertura da casa e servem para proteger as paredes que estão expostas. Normalmente estão localizados na parte de cima do telhado. Ou seja: os rufos são acessórios que evitam infiltrações nas juntas que estão localizadas entre as paredes e os telhados, e também impedem infiltrações causadas por capilaridade nos lados das paredes de cobertura. Os tipos de rufos são: rufos pingadeira, rufos externos e rufos internos.
Calhas
Os telhados recebem as águas das chuvas, e claro que elas precisam ir para algum lugar, pois as telhas, devido seu formato, não acumulam água. Aí que entram as calhas, que são acessórios colocados embaixo dos telhados, na maioria pendurados, para receberem as águas que caem das telhas e são escorridas para o lugar que queremos. Elas protegem as casas de qualquer tipo de danos que as águas podem causar, como os alagamentos.
As calhas recomendadas são as confeccionadas com plástico, zinco e cobre, mas, se você desejar, podem ser usadas as calhas de alvenaria, cimento, amianto e concreto. Elas também evitam a umidade das paredes, que faz com que a pintura se decomponha rapidamente, gera o apodrecimento das beiras da construção, a destruição de jardins e causa estrago nas calçadas. As calhas devem ser aplicadas a uma distância de 4 centímetros do final da telha. Em casas mais simples, as calhas costumam ser feitas com alumínio ou ferro.
Conclusão
Por mais materiais que existam em uma casa, precisamos estar atentos a todos, pois eles são como uma coisa só, ou melhor, se um não funcionar corretamente, os outros acabarão dando problemas. Não esqueça, se for comprar, alugar ou vender uma casa, contrate alguém especializado para dar uma geral no imóvel, para que no futuro você não tenha problemas.
Hoje em dia, esses materiais podem ser comprados até pela internet, só basta saber as medidas do que você precisa, as cores que deseja e com qual material quer que eles sejam feitos. Os itens mais importantes para adquirir os rufos e calhas que você quiser são: primeiro, ter dinheiro, pois não custam pouco e, segundo, na hora de comprá-los, chamar uma pessoa que entenda do assunto, porque se não, você poderá comprar materiais que não darão muito certo com o estilo da sua casa e isso fará com que sua residência acabe ficando danificada e feia.