Revestimentos são lindos e são mesmo uma forma bacana de complementar a decoração da sua casa. Mas eles podem atrapalhar ou facilitar a sua rotina do dia a dia de limpeza, por isso precisam ser escolhidos com um pouco mais de cuidado se a ideia é ter uma linda casa e bem limpa. E toda boa dona de casa sabe que um revestimento pode ajudar ou atrapalhar totalmente na sua rotina de limpeza, por isso trouxemos dicas que podem estar na sua próxima reforma.
Cerâmica é Uma Boa Pedida Para Qualquer Local que Você Deseja Lavar
A vantagem da cerâmica é o baixo custo com a sua utilidade. Mesmo sendo um produto pouco durável em áreas com grande transito de pessoas, é um material bom pra todos os locais: cozinha, terraço, sala, quarto, banheiro, varandas, área de serviço. Não recomendados na área de piscina a menos que seja cerâmica com textura, ou o piso vai ficar extremamente escorregadio. Pode ser usada também em outros locais como preferir, mas com alguns cuidados.
Cerâmicas em áreas externas possuem algumas vantagens como não oferecer problemas com o sol e água constante. Muito pelo contrário: água faz bem para lavar a cerâmica. Ela também não perde a cor, por isso é usado em fachadas de casa também. Para lavar, não existe nada melhor que um piso em cerâmica: lave com água abundante e sabão e está tudo certo. Ele pode secar ao vento que não tem qualquer problema.
Porcelanato Ajuda na Limpeza Quando Colocado em Toda Casa
É fato que o porcelanato é um piso que exige um pouco mais de investimento e pode-se pensar porque investir o triplo quando a cerâmica é duradoura e cobre o chão perfeitamente. Simples: a limpeza é bem mais simples com este tipo de revestimento. Além de garantir luxo e beleza à sua decoração, o porcelanato é também um bom material para limpar e de muito fácil manutenção.
Para limpar porcelanato a dica é usar sempre produtos de limpeza de casa do tipo neutros e não abrasivo. Devem-se evitar os produtos de limpeza pesada como removedores de mancha, de gordura e polidores. Basta apenas detergente neutro e água e você com esta mistura simples e uma esponja ou um pano de chão pode garantir uma limpeza eficiente e sem riscos. O porcelanato é uma indicação para a casa toda, mas em especial para cozinha, onde as manchas e gordura se concentram mais.
O uso do porcelanato, contudo, deve se restringir a ambientes interno. É um material muito liso e não serve para áreas externas como jardim e piscina e não deve ser usado em fachadas, pois não resiste bem a ação de chuva e vento constante. Não é quebrável com facilidade, mas se torna frágil com o abuso do produto. Como é um revestimento espelhado, precisa ser seco com pano ou irá ficar repleto de manchas, deixando um visual estético não muito agradável.
Granito é Uma Ótima Dica Para Cozinhas e Banheiros
Há alguns anos a bancada de inox era a preferida, mas ela vem perdendo espaço para o uso de granito pela sua facilidade na limpeza. O granito pode ser usado em mesas e bancadas e é ainda mais simples de limpar que o mármore. O material se torna mais prático porque é mais duro e menos poroso, acabando por ser também mais resistente do que o mármore.
São boas dicas para facilitar sua limpeza aplicar o granito em mesas de cozinha, de área para churrasco, lavadores de área de limpeza, balcões de banheiro e áreas externas de piscina. Podem servir bem para mesas perto da piscina, pois é um material completamente resistente a agua.
Lonas de Vinil são Uma Boa Dica Para Quartos de Criança
Pisos de quartos de crianças jamais ficará limpo, principalmente com mais de uma criança moradora da casa. O que fazer? Uma boa dica é fazer a aplicação de lonas de vinil no pino. Tal revestimento é macio, o que já deixa um convite bacana para a criança se espojar no chão e evitar sujeira na cama e sofás. Como são macios também evitam as chances dos pequenos se machucarem e que lascas do piso se formem e cortem os pequenos. Também amacia a queda, mesmo que não muito.
O vinil pode ser aplicado em cima do piso comum ou piso de madeira em quartos, salas e até terraços. Podem ser lavados com agua e sabão ou varridos sem qualquer problema.
Cerâmica com Textura Deixa o Piso Menos Escorregadio
Se você e daqueles que adora lavar com agua de forma abundante seu piso, uma boa dica pode ser o uso de uma cerâmica com textura. Ela é também conhecida como cerâmica antiderrapante, e por isso é usada em locais próximos a piscinas e com muita agua. Ao contrário da cerâmica comum, ela não deixa você escorregar pisando e por isso é bacana de usar.
Não é bacana para usar em revestimentos internos, principalmente se há crianças em casa porque pode causar problemas e arranhões em acidentes com queda (mesmo que ele proteja bastante contra queda porque não deixa seu pé ou calçado escorregar). É um revestimento altamente resistente, indicado para locais externos e internos com uma troca superior a 15 anos. Sua troca pode acontecer a cada 10 anos, mas quando bem conservada pode durar muito mais que isso.
Pastilhas Podem Ser Usadas na Cozinha
Se sua ideia é um material que não absorve gordura e possa ser lavado bem facilmente, pastilhas são uma boa opção. Elas oferecem a opção de decoração grafista e minimalista, dando um toque especial no cômodo o qual é usado. E como é lavável com facilidade, pode ir para cozinhas e banheiros sem qualquer problema.
Pastilhas possuem apenas a desvantagem que não são pisos muito resistentes, descolam ou quebram quando muito trânsito. Por isso são uma boa pedida para paredes e pisos mas em locais sem muitas pessoas. Se possível em paredes é uma boa pedida, onde vão durar mais. Sua troca pode acontecer a cada 7 ou 10 anos.