Projeto
Há poucos dias uma enchente no vale do Anhangabaú acabou por fechar o túnel e interromper o transito no centro da cidade de São Paulo, enquanto isto existe um projeto de quatro piscinões que deveriam ter sido construídos para resolver o problema e que no ano de 2005 foi engavetado por José Serra que na ocasião era o prefeito da cidade. Agora o projeto de piscinões será desengavetado por Kassab.
O projeto é para que dois dos piscinões sejam construídos na Praça da Bandeira enquanto que os outros dois ficarão na Praça 14 Bis. Como os córregos de Saracura, Bexiga e do Anhangabaú ajudam nas inundações do túnel que é uma das principais vias de transito no eixo norte-sul, estes piscinões são soluções inteligentes encontradas para solucionar os alagamentos na zona central de São Paulo, pois vai captar a água destes três córregos. Por este túnel transitam mais de 100 mil carros todos os dias.
Sem reservatórios as inundações continuam
De acordo com o professor de engenharia hidráulica que atua na Escola Politécnica da USP, Mario Thadeu Leme de Barros, sem a construção dos piscinões a perspectiva é de que o vale do Anhangabaú continue sofrendo com as inundações uma vez que a área na volta se encontra quase que totalmente impermeabilizada com concreto e asfalto. Na ocasião em que este projeto foi para a gaveta à justificativa dada era de que se buscava encontrar uma aplicação melhor para os US$ 104 milhões conseguidos pela prefeitura na gestão de Marta Suplicy, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. É muito dinheiro, mas que infelizmente não foi utilizado para a realização desta importante obra. Entre as muitas pessoas que buscavam uma melhor destinação aos recursos conseguidos com o BID, se encontrava o secretário de Infra-estrutura Urbana que na época era Antonio Arnaldo que em 2008 morreu aos 74 anos de idade.
Melhor aplicação de recursos
Se naquela época as opiniões eram de que a construção dos piscinões somente faria deteriorar mais ainda a região, hoje, passados cinco anos estas opiniões mudaram e os técnicos chegaram à conclusão de que a melhor forma de aplicar aqueles recursos é realmente na construção dos piscinões e Kassab pretende que a execução do projeto seja feita sem alteração alguma. Parece que desta vez se houver uma ajudinha de Deus esta obra realmente vai sair do papel e se solucionar realmente os alagamentos no centro de São Paulo, por certo será considerada uma das maravilhas da engenharia. Sabemos que o valor do dinheiro se altera com o tempo e por isso não se informa o valor das obras e também o BID pediu que este não fosse divulgado antes das licitações estarem concluídas o que é uma boa medida diante das fraudes que acontecem nestes procedimentos.