A decoração de uma ambiente é muito importante para que as pessoas se sintam à vontade e mais feliz de estar no local. Isso acaba dependendo muito da personalidade de quem está decorando, podendo ser mais sofisticada, mais moderna, mais antiquada.
Essa vontade e necessidade de decorar vem junto com a humanidade, sem data de ínicio. É parte da ser humano como um todo tentar melhorar um lugar para se sentir em casa ou pelo menos mais confortável, por isso o lugar acaba refletindo muito sobre a pessoa que vive nele. A organização e a decoração começou quando ainda era apenas moradias temporárias nas cavernas, buscando formas de deixar tudo mais cômodo.
Historicamente existem algumas ferramentas primitivas mostrando as primeiras peças de decoração que foram feitas há muito tempo, também existe alguns adornos e artefatos muito interessante que certamente são de culturas gregas e egípcias.
As primeiras matérias primas utilizadas pelos gregos eram o gesso, mármore e argila. Eram usados muito para fazer monumentos de adoração aos deuses da época. Nesse período tinha muitos pintores e artistas que expressavam totalmente os sentimentos da Grécia no momento. Assim tanto como o interior, o exterior se tornou muito decorado assim como as praças e jardins.
Já os egípcios possuíam muita tradição relacionada à vida após a morte e acreditavam que no túmulo das pessoas que morriam, principalmente os faraós, era necessário que tudo fosse muito bem decorado. As pinturas nas pirâmides são muito marcantes até os dias atuais, e ainda são encontrados adereços em volta do corpo “mumificado”. É com essas pinturas que muito da escrita hieroglífica ficou sendo conhecida e decifrada. Eles também exibiam alto poder com esculturas de ouro.
A decoração evoluiu juntamente com a humanidade, primeiramente era tudo muito artesanal, e cada um fazia seu tipo de objeto de decoração. Com a revolução industrial muita coisa mudou, a padronização da fabricação com certeza foi muito importante para que todo mundo quisesse a mesma coisa sendo adaptável a moda do momento.
Uma vantagem desse processo foi que os preços de peças que antes os artesãos cobravam muito caro ficaram bem mais baratas. Assim a decoração mais sofisticada deixou de ser apenas para ricos e conseguiu atingir diversas classes sociais.
Já no Brasil, a decoração começa com os índios, eles extraiam todas as matérias primas da natureza, sempre tendo um cuidado de mantê-la intacta. Normalmente os objetos de decoração deles eram bem simples e também mostravam essa adoração pela natureza. Com a chegada dos portugueses, muito dessas cultura foi perdida e assim muito das nossas matérias primas foram levadas para Europa e lá usadas para objetos fabricados para decoração.
A principal matéria prima levada pelos europeus era a madeira. Eles também impuseram uma nova cultura para os brasileiros, enfatizada principalmente com a vinda da coroa portuguesa em 1808. Juntamente com a Coroa veio tapetes, acessórios, tecidos e tudo que fizesse eles se sentissem em casa e que acabou sendo adotado por nós ao longo do tempo.
Somente depois de muito tempo o Brasil começou a ter decorações peculiares, formadas principalmente pela quantidade de culturas diferentes que o país foi adquirindo. No século XX algumas faculdades da área começaram a surgir, arquitetura e urbanismo, design, artes, todas essas foram muito importante para que a houvesse mais personalidade. A FAU( Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e a ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) foram pioneiras nessas áreas.
Com isso finalmente os profissionais que exerciam alguns serviços foram finalmente reconhecido com diplomas. Com essa nova área que começou a ser cobiçada, apenas pessoas mais ricas conseguiam contratar os decoradas.
Mas hoje em dia a comodidade da internet e tudo que fica muito fácil para dar dicas é muito comum, cada um fazer sua própria decoração. Ficando bem mais barato e bem mais a cara da pessoa.
A preocupação não deve ser somente com os objetos, mas também com alguns materiais usados para construção, a porta por exemplo, precisa se adequar ao ambiente, a cor é importante, o tamanho e o puxador. Normalmente essas portas são feitas de madeira.
Não tem como deixar a porta sem uma escolha adequada. É um item muito importante que merece atenção e que é a primeira coisa que as pessoas veem.
Madeira
É um tecido provindo de árvores lenhosas. Muito usado por ser bastante resistente e leve se comparado com outros materiais de construção. É muito usada na marcenaria e na carpintaria e consegue adquirir diversas formas.
Com certeza foi um dos primeiros materiais utilizados pelo homem para construção, como lenha e outros afins. Hoje já existe materiais sintéticos que até pode substituir a madeira, mas ela ainda continua sendo muito importante.
ton &portas colocaçao de portas portas de correr;pivotante;camarao e portas de correr.
comprei uma porta pivotante , batente com visor duplo, sendo que a porta mede 1.20 largura, mas o visor que dá no total 1.42 de largura entre porta e visor .
só que estou com um problema o batente não tem aquela cavia que faz a porta encostar quando fecha para não passar para o outro lado e o meu pedreira diz que não é assim o batente e o pior que as outras portas comuns são diferente dessa e ele diz que não vai montar enquanto não ver isso, me ajude como então é o batente da porta pivotante e quais os acessóriosque vão nela. ainda não avisei meu marceneiro porque eles já são bem concetuados aqui na cidade e não acho que eles podem ter errado, caso estejam assim que porta estiver pronta eu já levo o batente para eles arrumarem, obrigada.