Plantas de Casas de Madeira

As plantas de casas ajudam a visualizar o projeto antes que ele comece a ser posto em prática. O objetivo é utilizar esse projeto para estabelecer a distribuição dos cômodos e espaços de forma mais assertiva. A seguir vamos detalhar um pouco mais os projetos de plantas de casas de madeira, quem sabe um desses projetos é exatamente o que você precisava para tirar do papel os seus sonhos.

Por Que Ter Plantas?

A construção de uma casa é feita com base na planta, basicamente se trata de um projeto que torna mais fácil realizar a construção do empreendimento. Nessa planta é possível verificar o total de cômodos além do tamanho da divisão das áreas. Essas divisões e organizações são feitas através de desenhos dos ambientes dentro da área que está disponível para a construção.

Casa de Madeira – Barata e Rápida

Apesar de ser um tipo de construção rápida e relativamente barata a casa de madeira não é a opção mais popular no Brasil. Contudo, no decorrer dos últimos anos tem ganhado mais espaço nas preferências de donos de sítios, fazendas e outras áreas no campo. Um dos diferenciais de casas de madeira é o fato de ser considerada uma construção ecologicamente correta. O seu preço é mais em conta do que as casas de alvenaria e oferece bastante conforto térmico e acústico.

Plantas de Casas de Madeira

Casa Popular de Madeira: A estrutura dessa casa, modelo popular, é mais simples e tem poucos cômodos. Especificamente esse modelo da planta ocupa uma área de 40 m2 e conta com dois dormitórios, cozinha, sala de jantar e sala de estar integradas além de um banheiro. O valor médio de uma obra dessas é de R$ 41.782,80.

Casa Popular de Madeira

Casa Popular de Madeira

Chalé de Madeira: Uma opção interessante para quem deseja uma casa que seja pequena e com certa sofisticação é o chalé. A área construída da planta acima é de 47,65 m2. A distribuição dos cômodos é feita em dois pisos. No piso térreo tem uma varanda, uma sala com assoalho e um banheiro. O dormitório fica no piso de cima e ainda tem uma sacada, ideal para relaxar do estresse do dia a dia.

Chalé de Madeira

Chalé de Madeira

Casa de Madeira com Dois Quartos: Essa opção de casa de madeira é indicada para quem deseja uma casa confortável para relaxar no campo. Nessa planta a área construída é de 67,50 m2, têm dois quartos, uma cozinha, um banheiro além de uma espaçosa varanda. Uma casa para quem busca um ambiente tranquilo com o conforto da casa da cidade.

Casa de Madeira com Dois Quartos

Casa de Madeira com Dois Quartos

Casa de Madeira com Três Quartos: Se você quer combinar a aura de uma casa simples de madeira com o conforto de uma casa mais sofisticada pode contar com a planta de casa com três quartos. Nessa planta você observa uma varanda, sala de estar e sala de jantar integradas bem como uma cozinha, um banheiro, dois dormitórios e uma suíte. Uma casa que mantém a ideia de simplicidade propiciada pela madeira, mas que também oferece conforto digno de casa oficial. Nessa planta a área construída ocupa uma área de 119 m².

Casa de Madeira com Três Quartos

Casa de Madeira com Três Quartos

Casa de Madeira com Quatro Quartos: Para quem tem uma família grande a dica é apostar numa casa com quatro quartos. Podemos dizer que esse projeto se aproxima de um projeto de mansão e oferecerá grande conforto para as pessoas amadas. Nesse projeto tem sala de estar, sala de jantar, sala de TV, 2 suítes, dois dormitórios, dois banheiros, um lavabo, uma cozinha e uma varanda. A área total ocupada por esse imóvel é de 231 m².

Casa de Madeira com Quatro Quartos

Casa de Madeira com Quatro Quartos

Colocando o Projeto em Prática

As plantas que mostramos acima podem ser usadas para realizar o seu projeto de construção de casa de madeira. Para que seu projeto dê certo e seja concluído como esperado é indicado contratar os serviços de um arquiteto. O profissional poderá te ajudar a personalizar a planta de maneira que fique do seu gosto e atenda as suas necessidades.

Vantagens das Casas de Madeira

Sensação de Aconchego: Com a loucura do dia a dia muitas vezes o que mais desejamos é nos sentir acolhidos em casa, não é mesmo? Uma casa de madeira nos dá a sensação de aconchego que precisamos depois de passar o dia todo fora. Isso porque a casa de madeira é quentinha e tem todo o visual rústico que remete a ideia de campo. Perfeita para quem gosta de um ambiente rústico.

Custo Baixo: Outra grande vantagem de escolher uma casa de madeira é que ela tem um custo que fica cerca de até 60% mais baixo do que o de casos de alvenaria. O custo mais baixo é possível devido ao fato de que ela não usa cimento, tintas, tijolos entre outros itens que são necessários em outros tipos de construção.

Tempo de Entrega: Em comparação com uma casa de alvenaria, a de madeira, fica pronta muito mais rápida. Em alguns meses já é possível estar morando na sua casa de madeira.

Isolamento Térmico: A madeira é um dos melhores materiais para construir uma casa já é que isolante térmico. No verão não fica tão quente e no inverno não fica tão frio, está sempre com uma temperatura neutra.

Durabilidade: Se a sua casa de madeira for feita com madeira de qualidade e for mantido o tratamento adequado a mesma pode durar muitos anos. Aliás, vale dizer que é um mito que as casas de madeira tem uma duração menor do que as casas de outros materiais.

Desvantagens das Casas de Madeira

Manutenção: Apesar de ser mito que as casas de madeira duram menos tempo devemos alertar que é necessário manter alguns cuidados de manutenção para que a madeira resista ao tempo. Dentre as indicações estão passar verniz de base aquosa de 4 em 4 anos na parte externa e de 20 em 20 anos na parte interna da casa. Também se mostra importante fazer o tratamento do solo do terreno antes de construir para que não haja infestação de cupins.

Locais de Riscos: Se você irá morar numa área de risco potencial de desastres naturais como deslizamentos, enchentes ou furacões as casas de madeira não são uma opção porque não oferecem a estabilidade necessária. As casas de alvenaria são melhores nesse sentido.

Posts Relacionados

Os chalés de madeira são um tipo de construção bastante aconchegante e que combina bastante com locais com clima mais frio, como serra, por exemplo. Aproveite e confira diversas ideias para decorar casas de madeira e deixá-las ainda mais bonitas e com o ambiente agradável. Outro ponto importante é a pintura da casa de madeira que serve para protegê-la principalmente da chuva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • OI AMIGOS, GOSTARIA DE VER COMO É A PLANTA DESSA CASA DE MADEIRA 5 . E SE PODE CONSTRUI ESSE MODELO NA PRAIA .
    OBRIDADO

    LANDALIMA 15 de abril de 2014 19:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *