Pisos de Madeira

Durante o processo de decoração de uma casa é natural direcionar o foco para a escolha dos móveis e cores das paredes, no entanto, é importante manter os pés no chão literalmente. A escolha do tipo de piso para cada ambiente deve ser feita observando quais as características que se deseja atribuir aos mesmos.

Os pisos de madeira se mostram alternativas versáteis uma vez que podem imprimir desde um estilo rústico até um visual sofisticado. A seguir você poderá saber mais sobre os diferentes tipos de pisos de madeira podendo fazer uma escolha mais assertiva para os cômodos da sua casa ou apartamento.

Tipos de Pisos de Madeira

Piso Taco

Durante as décadas de 1960 e 1970 o piso taco foi um grande sucesso entre os decoradores e parece ter voltado com força total. O nome vem do fato que o piso é formado pela colocação de tacos de madeira, um a um, sobre o contrapiso. A finalização da colocação desse tipo de piso é feita com lixamento da madeira e aplicação de verniz. A melhor maneira de limpar é com um pano úmido – quase seco – com um pouco de sabão neutro. O pico taco fica muito liso quando é limpo com muita água.

Piso Parquet

Um piso que permite a criação de padronagens de acordo com a forma como é instalado. O parquet é constituído de placas que são feitas de peças pequenas de madeira maciça e que se assemelham aos pisos de residências antigas e palacetes. Dependendo do desenho desejado a instalação pode ser mais rápida ou mais demorada. Quando esse piso fica com riscos é possível lixá-lo e aplicar verniz.

Piso Deck de Madeira

Piso de madeira para áreas externas, os decks, são formados por tábuas de madeira de tamanhos diferentes dispostas lado a lado e com um distanciamento entre elas. Os ‘vãos’ entre as tábuas ajudam a água a escoar evitando assim que a madeira inche. As tábuas são fixadas em barrotes de maneira que podem ser instaladas sobre outros pisos.

Piso de Madeira de Demolição

Atualmente, existem dois tipos de pisos de madeira de demolição, aquele feito a partir de madeiras nobres antigas geralmente provenientes de construções e os pisos feitos com madeiras novas que passam por um tratamento para ter visual envelhecido. Como se trata de um trabalho feito a partir de madeiras nobres pode sair bem caro então a dica é fazer uma extensa pesquisa antes de fechar negócio.

Piso Legneto

O legneto se parece com o piso taco, contudo, apresenta padronagens diferenciadas por seus tacos terem a forma de palitos. Seu formato também torna mais fácil e prática a sua aplicação. A instalação também se da sobre o contrapiso. A figura geométrica formada no final causa um impacto interessante para o observador. Para finalizar é feito o processo de raspagem e aplicação do verniz.

Piso Assoalho

Também chamado de piso maciço é tido como o piso perfeito e está na lista de desejos de muitas pessoas. Por ser feito com peças maciças de madeira é um piso mais caro quando comparado com modelos que apenas imitam o visual desse material. Uma das desvantagens é ser riscado com facilidade, contudo, permite manutenção e lixamento. A colocação desse tipo de piso se dá por meio de encaixe tipo macho e fêmea. Se o seu assoalho não recebeu uma camada de verniz é necessário passar cera incolor sempre que limpar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *