?> Piso Paviflex – Laminado e Porcelanato | Imóveis Cultura Mix

Piso Paviflex

Os pisos Paviflex ou vinílicos são os pisos feitos de PVC e estão cada vez mais em evidência nesse mercado. Dentre as suas principais características está absorver bem o som e evitar aquele chato toc-toc que pode ser produzido por outros tipos de revestimentos.

Durante o verão esse tipo de piso não aquece como acontece com os carpetes e nos dias de inverno se mostra mais interessante que o porcelanato. Além disso tudo não empenam e nem dilatam. Tem algumas versões que se parecem com madeira, contudo, tem aqueles que são lisos, coloridos ou que possuem estampas.

Conhecendo Melhor Piso Paviflex

Ambientes

O piso vinílico pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente interno, contudo, vale a dica de ter cuidado e comprar sempre um produto adequado para o seu uso específico. Por exemplo, você encontra linhas que são específicas para usar no banheiro ou na cozinha. Esse tipo de piso não é indicado para áreas externas uma vez que o sol pode desbotar o seu pigmento de cor.

Como é Vendido o Piso Vinílico

A compra desse piso pode ser feita em placas, mantas ou réguas. A venda se faz por metro quadrado. Normalmente quando se trata de uso em casas e apartamentos a venda é feita em placas ou em réguas. No caso de salões grandes, indústrias e escritórios a venda do piso é feito no formato de mantas.

Em grande parte dos casos os pisos são colados com adesivos específicos que são fornecidos junto pelo fabricante, contudo, tem algumas réguas vinílicas que são de encaixe conhecidas como “macho e fêmea” ou então como clique que não precisam usar colar para instalar.

Instalação – Como é Feita?

A instalação do piso acontece com facilidade, um processo rápido e limpo, contudo, o material necessita que a base, ou seja, o contrapiso, não possua nenhum tipo de imperfeição. A base – contrapiso – fica embaixo do piso e precisa estar bem limpo, seco, firme e nivelado. No momento de fazer a instalação é necessário que o instalador faça uma avaliação das condições em que se encontra o contrapiso. E tiver algo que precise ser corrigido ele irá indicar.

Para que o contrapiso esteja perfeito para a aplicação antes de da instalação é aplicada uma massa niveladora que é feita a partir da mistura de cola PVA e cimento. É importante destacar que estamos descrevendo esse processo para te ajudar a fazer o controle do trabalho do instalador. A instalação das placas e réguas podem ser feitas pelo dono da casa, mas é sempre relevante que um técnico faça a avaliação da correção.

Pode Instalar Sobre Outro Piso?

Até pode, mas o outro piso deve ser cerâmica, cimento queimado ou porcelanato. Ressaltamos que cada tipo de piso exige uma forma diferente de fazer a instalação. No caso de o piso a ser coberto ser porcelanato ou cerâmica só precisa passar a massa niveladora para que se corrija as imperfeições e o espaço das juntas do piso que é o seu rejunte. Assim esses detalhes não aparecerão no outro revestimento.

Quando a cerâmica ou porcelanato tem brilho é importante passar um primer antes da massa niveladora para que se consiga mais aderência para a sua base. Se a base em questão for de cimento queimado que é muito lisa precisa passar antes pelo processo de picote para que a massa ganhe boa aderência.

Pode Lavar o Piso Vinílico?

Pode lavar, contudo, não se pode deixar o piso submerso em água, as únicas exceções são o banheiro e a cozinha. Durante o dia a dia a limpeza pode ser feita com uma vassoura de pela ou mesmo usando um rodo com pano úmido. Se achar que precisa fazer uma limpeza mais pesada você pode usar detergente neutro ou ainda cera para ajudar a que fique com brilho.

O Que Não Pode

Quando se tem um piso de madeira ou laminado que se deseja trocar é necessário retirar antes de aplicar o piso vinílico. Isso porque são pisos feitos de materiais naturais que podem acabar apodrecendo e estragando embaixo do piso novo. Os carpetes também devem ser removidos para que se faça a aplicação do novo piso.

Dica

Para quem está cogitando colar o piso vinílico sobre outro piso é necessário se lembrar que não haverá a possibilidade de manter o primeiro piso. Isso porque quando a cola for removida é bem provável que o piso de baixo esteja danificado. Em casos como de aluguel em que se deseja devolver a casa da maneira que ela estava a dica é optar pelo uso de réguas vinílicas que tem encaixe, pois assim você preserva o piso que está embaixo.

Escolhendo o Piso

A escolha do piso é muito importante, pois além do visual dos seus ambientes ele ajudará a preservar o local. Precisamos sempre pensar se o local em questão tem grande circulação ou é um lugar em que a beleza é mais importante. São questões que fazem toda a diferença na hora escolher o seu piso.

Observe ainda questões como se os pisos são escorregadios, pois para ambientes que vivem úmidos como cozinha e banheiro pode ser um prato cheio para acidentes. Com essas considerações percebemos que é válido tirar um tempo para pensar a respeito da escolha do piso para encontrar aquele que é a melhor alternativa.

Decoração

A decoração do seu ambiente também faz toda a diferença, então pense na escolha dos seus ambientes antes de escolher um padrão para o seu piso. Sempre tente imaginar como determinado piso irá ficar naquele ambiente em especial e se possível peça para fazer uma simulação. Depois que o piso estiver instalado será bem mais complicado fazer uma troca ou se arrepender.

A decoração sempre pode ganhar um toque diferenciado com o uso de um bom piso. Quanto mais você estiver certo da escolha que está fazendo melhor será, pois não terá a possibilidade de acabar se arrependendo. Vale a pena conhecer outros tipos de pisos antes de comprar um piso vinílico.

Escolher o piso para um ambiente comercial ou domiciliar é uma tarefa difícil e que deve ser feita cautelosamente. Mínimos detalhes, como conservação e limpeza, devem ser analisados e a sua rotina deve ser considerada nessa decisão, para que a melhor escolha seja feita.

Por isso, o piso Paviflex pode ser o mais indicado para quem procura praticidade e elegância, além de ser o resultado de altíssima tecnologia europeia para o revestimento de ambientes internos. Se sua maior preocupação é o estilo, a versatilidade desse material permite composições diversas, contando com uma variada gama de cores e podendo imitar texturas como madeira envelhecida.

Além de ter fácil e rápida instalação, a manutenção é muito simples, devido ao seu baixo índice de rugosidade, o que diminui o acúmulo de sujeira. A durabilidade do Paviflex também é notável, apresentando alta resistência a abrasivos. A garantia é digna de atenção, podendo chegar a dez anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *