As lajes fazem parte do lado de cima da casa, ou seja, estão relacionadas ao telhado, cobrindo os edifícios ou casas. Em casas que possuem mais de um nível, elas passam a fazer parte do forro e ainda do piso dos demais andares que se formarem, sendo importantes para o acabamento.
Em se tratando de estrutura dos imóveis, sua correta especificação e execução são de total importância, para que o local seja de fato seguro. Caso contrário, os riscos de desabamento são enormes.
As lajes feitas a partir do uso do concreto são as mais usadas nas construções feitas no Brasil. Diversas vezes, mesmo que a construção tenha um telhado feito com telhas comuns, de barro, fibrocimento ou alumínio, por baixo há quase sempre uma laje feita de concreto, cuja principal finalidade é proporcionar um maior isolamento ou simplesmente servir como forração para os cômodos.
As Lajes e Seus Tipos
As lajes são tidas como estruturas planas, que geralmente são fabricadas a base de concreto, e são apoiadas diretamente nos pilares da construção, construídos previamente. Podem também se apoiar nas vigas que são construídas, fica muito a critério do engenheiro que projeta o projeto.
Para conhecermos melhor os diversos tipos de lajes que estão disponíveis, vamos separá-las em duas categorias distintas: as pré-moldadas e as maciças.
Lajes Maciças
A laje considerada como maciça, ou ainda denominada como moldada in loco, e toda ela é erguida na obra a partir de um recipiente ou forma, geralmente confeccionada de madeira, onde é jogado o concreto já pronto. Anteriormente a isso é feita uma armadura com vergalhões de metal, que proporcionam uma mais resistência à estrutura. Depois de seco o concreto, a laje já estará terminada.
Os pontos positivos desse tipo de estrutura é a menor possibilidade de surgirem fissuras e trincas, e também a capacidade de cobrir grandes vãos, sem esquecer de mencionar o acabamento mais liso que pode ser observado na parte inferior. O ponto negativo fica por conta de um consumo exagerado de madeira, que a forma exige; além disso, a laje é uma parte muito pesada, o que vem a pedir muito mais da estrutura da casa e encarece o custo final da construção.
Essas lajes também podem ser divididas em alguns tipos:
-O tipo chamado de simples é o básico, por isso, o mais comum nas construções. Esta cobertura é feita através de uma superfície lisa e plana tanto na parte inferior e superior, e fica apoiada nas vigas erguidas na construção.
-Aquelas que possuem o tipo cogumelo são semelhantes às lajes acima descritas, no entanto, costuma-se apoiá-las não sobre as vigas, mas sobre os pilares. Desta forma, toda a carga originada com é colocada em um ponto com uma área menor, entretanto, deve-se procurar ao máximo evitar o problema de “punção”, ou seja, o risco do pilar cair através de um furo, como o que ocorre com a agulha quando perfura um pedaço de papel.
Por isso, a área correspondente entre a laje e o pilar precisa ser reforçada e aumentada. Geralmente isso é proporcionado através do aumento da quantidade de ferragens e ainda da espessura com que a laje foi construída, formando pequenos chapéus em cima dos pilares.
-As lajes chamadas de caixão ou nervuradas, são feitas a partir da união de lajes e vigas, sendo mais utilizadas em construções antigas. Com ela, um aglomerado de vigas é cimentado unido a uma laje inferior e outra superior. Essa junção de laje, vigas e laje, como se fosse um sanduiche, configura um sistema conhecido como laje nervurada.
Como aproveita a altura das vigas, elas conseguem suprir grandes espaços com uma relativa espessura. Nos edifício onde esse tipo de laje é usada, fica mais simples a eliminação de paredes, pois o forro terá uma superfície lisa, e sem nenhuma viga para atrapalhar. O espaço que coincide entre a laje superior e a inferior não pode ser usado, daí a origem do nome “caixão”.
Além das lajes que foram descritas, há ainda outros tipos, como aquelas duplas e as mistas, dentre muitas outras, porém, não são quase usadas em residências.
Lajes Pré-Moldadas
As lajes pré-fabricadas ou pré-moldadas são aquelas que já vêm prontas ou quase prontas para serem instaladas na obra. São feitas a partir de painéis de concreto ou placas, sendo preenchidas com vários materiais, com a finalidade de formar uma estrutura bastante resistente.
O aspecto vantajoso do uso dessas lajes é que o sistema proporciona um custo mais baixo e facilita bastante montagem. Além disso, não é necessário usar a madeira que deve ser utilizada nas lajes comuns.
A desvantagem desse sistema é que podem surgir problemas relacionados com o acabamento, sendo mais suscetível a trincas e rachaduras. Porém, desde que sejam feitas da maneira correta, se tornam muito mais eficientes.
Alguns dos mais frequentes tipos de lajes que já vêm pré-fabricadas são:
–Lajes treliçadas feitas com lajotas cerâmicas: elas são consideradas as mais baratas no mercado, e são úteis para preencher os pequenos vãos. São estruturas que compõem pequenas vigas de concreto posicionas sobre uma armadura superior de treliça e são postas lado a lado, sendo que o espaçamento existente entre elas é completado com lajotas cerâmicas. Depois da montagem, coloca-se o concreto em cima da estrutura e o sistema tem sua resistência adquirida.
Talvez seja o sistema mais utilizado nas residências pequenas, porém, deve-se ter muito cuidado com as lajotas que são usadas, pois são sensíveis e, por isso, podem se quebrar entre as etapas de transporte, montagem e a finalização com a concretagem.
–Lajes com isopor: são muito semelhantes àquelas que foram descritas no tópico anterior, entretanto, o espaço existente entre as vigas é completado a partir do isopor em blocos. Elas possuem menos peso, facilitando a montagem e também a acomodação de conduítes e canos se torna bem mais simplificada. Ocorre que essa estrutura não permite que se façam furos na parte debaixo da laje e, além disso, para que haja a finalização tradicional através do chapisco e do reboco é preciso a aplicação de um adesivo especial.
Além das formas descritas ainda há as Lajes de Painéis, Lajes Alveolares, ficando ao seu critério a escolha daquela que melhor se adapta a seu projeto de construção.