Já faz algum tempo que as construções sustentáveis se encontram em evidencia nas mais diversas partes do mundo e o Brasil já não é de agora que passou a fazer parte de todo esse processo de sustentabilidade em termos de construção. Em questão de um ano no Brasil houve um aumento nas emissões de certificados de construções sustentáveis que ficou na ordem de 75%.
Busca Cada Vez Maior
Resumindo, esta situação indica o quanto os brasileiros tem ido a busca desse tipo de construção seja construindo seu local de trabalho ou então a casa própria que ultimamente vem com mais força realizando o sonho de tanta gente. Mas será que todo esse pessoal sabe mesmo o que são construções sustentáveis? Na realidade acredito que a grande maioria não tem a exata noção de todos os quesitos básicos necessários para que se determine ser esta ou aquela uma construção sustentável, entretanto os pontos fundamentais para que se possa viver em harmonia com a natureza a maioria já tem conhecimento pelas muitas campanhas que vem sendo feitas ao longo dos últimos anos neste sentido.
Principal Interesse
Em um primeiro momento quando um comum cidadão se interessa pelos novos projetos de moradias ditas sustentáveis o que mais chama a atenção é a redução de custos em longo prazo até porque é uma das coisas que mais propaganda se faz e todo o brasileiro adora tudo que pode aliviar seu bolso. Em geral os prédios sustentáveis são mais baixos e os fatores para isso são inúmeros entre os quais a utilização da água da chuva para diversos serviços e melhor aproveitamento de iluminação natural.
Benefícios na Arquitetura
A arquitetura também pode se beneficiar muito com as técnicas de sustentabilidade como é o caso das residências altas do chão deixando de impermeabilizar o solo e evitando enchentes, além é claro do fato de que ajuda muito na ventilação da moradia. A técnica de coberturas verdes ou os telhados ecológicos que nada mais são do que jardins suspensos que são cultivados nos telhados e que protegem a casa tanto térmica como acusticamente. Não podemos esquecer que os telhados verdes são vivos e, portanto precisam de manutenção permanente.
Certificação de Construção Sustentável
Conseguir uma certificação de construção sustentável pode não ser tão fácil como muitos imaginam. É preciso bem mais do que ter uma simples área verde para obter a certificação. Além das técnicas já citadas existem muitas outras que terão de ser utilizadas como sistemas de energia solar e aí se inclui aquecimento, sensores de presença usada para iluminação, reuso da água para regar jardins, lavar calçamentos. Se houver um pequeno sistema de tratamento dessa água existe a possibilidade de ser reutilizada na cozinha, em sanitários, no ar condicionado se este for ecológico. Tudo isso pode aumentar em 10% o custo da construção, porém o retorno em longo prazo vale à pena e o retorno ambiental, este não tem preço.