Bem antes da Copa do Mundo de 2014, uma avalanche de obras deve fazer com que os cariocas se surpreendam. O ano de 2012 promete boom de obras, e é muito bom que se anote em um calendário ou na agenda para depois poder fazer as devidas cobranças caso não aconteçam.
Promessas de Melhorias
Na realidade são os dois grandes eventos que é a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 que estão sendo o marco para essa avalanche de obras cujos projetos começam a despontar no horizonte. As promessas são muitas em especial de melhorias na infra-estrutura nos setores mis diversos tanto da habitação quanto dos transportes. No bojo de todas estas promessas estão ainda previstas, recauchutagem de alguns equipamentos de ordem publica e também a inauguração de diversos outros. No setor dos transportes é importante destacar que está previsto para 2012 o termino de um dos mais importantes BRTs- que é o Transoeste que é um corredor expresso de ônibus que vai fazer a ligação entre Barra- santa Cruz e Campo Grande sendo que a obra está orçada em R$ 800 milhões de reais.
Outras Obras
Entre uma serie de outras obras ainda merece destaque a reforma do Maracanã que vai ser submetido a uma plástica para mudar a cara sendo que esta cirurgia vai consumir R$ 400 milhões de reais. Apesar dos atrasos, ainda temos na área dos transportes a promessa de finalização para o Arco Rodoviário, obra no entorno da Região Metropolitana com 145 km. Mas não para por aí, há muito mais trabalho despontando uma vez que já no ano que vêm o PAC deverá estar chegando até os complexos da Penha e da Tijuca para em seguida seguir para a região Norte e Oeste, indo também a Baixada Fluminense e a São Gonçalo.
Promessas para a Área da Saúde
Para a área da saúde também são muitas e grandes as promessas indo desde a recuperação de postos de emergência até apostas mais ousadas como os Centros regionais de Politraumatizados sendo que deverão ser instalados pelo quatro destes Centros: Um em Duque de Caxias, um em São Gonçalo, um em Nova Iguaçu e outro em Niterói. Além disso, um Hospital Regional de Alta Complexidade deverá ser atender Volta Redonda e mais o Hospital Regional de Cardiologia em Queimados. Até 2012 o Rio deve ainda ganhar um Centro de Pesquisa do Crack, além de emergências novas nos hospitais estaduais: Azevedo Lima em Niterói, Rocha Faria em Campo Grande, Pedro II em santa Cruz, Albert Schweitzer em Realengo. O estado ainda promete inaugurar clínicas para atendimento especial às famílias. Alguns projetos de revitalização da zona portuária também serão concluídos em 2012.