No decorrer de uma construção ou reforma de uma casa, muitas etapas existem desde a contratação de mão de obra da construção civil à escolha de materiais para o acabamento final. Pisos, revestimentos cerâmicos, esquadrias, tubulações, fiação elétrica, entre outros devem ser escolhidos com total responsabilidade para que não se tornem em problemas futuros.
A escolha de janelas pode ser bastante interessante, haja visto a quantidade de modelos que existem no mercado. Janelas de alumínio, madeira e ferro são as mais encontradas, podendo ser com 1 abertura ou 2 aberturas, com diversas folhas, como nas janelas venezianas. Há também as janelas de correr, maxim-ar, basculantes, colonial, com abertura central ou lateral, entre outros.
As janelas de aço possuem pintura hidrossolúvel, que dispensam o uso de primer, também têm função anticorrosiva, amortecimento de impactos contra batentes e rigidez tubulares.
Nos modelos de madeira encontramos a Bay Widow, que possui se projeta para além da esquadria que fica fixa junto à parede.