?> Massa Para Drywall | Imóveis Cultura Mix

Massa Para Drywall

Quem está pensado em fazer obra certamente já ouviu falar em drywall, massa para drywall. Porém, você sabe exatamente o que é? O que esse material representa de vantagens ou desvantagens? Para tirar todas as suas dúvidas sobre o drywall preparamos perguntas e respostas dadas por profissionais de obra. Depois de ler ficará mais fácil optar ou não pelo material ou escolher onde aplicá-lo na sua obra. Veja!

1- Afinal de contas o que é o “famoso” draywall ?

Traduzindo ao pé da letra do inglês para português significa “parede seca”. O que na prática quer dizer que se trata de um material de construção que dispensa a argamassa, aquela usada para colocar os tijolos. O draywall é colocado com um perfil metálico, com uma camada de isolamento e por último, as placas de gesso acartonado, que parecem uma parede pintada de branco, quando pronto.

Esse perfil metálico, essencial para fazer o drywall, é fabricado com aço galvanizado, cuja sua função é de criar a estrutura para colocação das placas de gesso acartonado. Já a segunda camada, o isolamento pode ou não ser colocado.

O isolamento é feito de lã mineral e fica dentro da parede servindo para diminuir a passagem de barulho e dando conforto térmico.

Por último entram as placas de gesso acartonado, que são duas, cujo o núcleo é formado de gesso, serve para revestir e deixar como uma parede lisa. O gesso está entre uma placa e outra como se formasse um sanduíche.

O draywall está sendo usado há pouco tempo no Brasil e nem é tão utilizado assim, porém, nos Estados Unidos e em algumas partes da Europa é um forro e estrutura de parede mais usado. No Brasil, o material “esbarra” em mitos. O drywall é considerado frágil e por isso, evita-se usá-lo em larga escala.

Você deve estar se perguntando se realmente o drywall é frágil. Vamos ver algumas questões sobre esse material que poderão ajudar na escolha.

2- Qual a resistência do drywall e o quanto ele pode nos garantir de segurança de boa qualidade?

Ao contrário do que se escuta falar muito no Brasil, sim, o drywall é muito resistente e tem como vantagem a facilidade na hora da instalação. Porém, o que não quer dizer que qualquer pessoa possa instalar o drywall, necessariamente é preciso ter um profissional para fazê-lo.

As paredes feitas em drywall suportam chutes, vibrações, tremores, batidas de portas, móveis que se choquem contra elas, etc. A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas fez vários testes com o produto e confirmou o seu desempenho. Além disso, a garantia dada pelo fabricante é de 5 anos, em média. Se o material vai durar mais ou menos dependerá da umidade do local em que foi colocado e que não tenha sofrido tantos impactos, que devem ser evitados.

3- Uma dúvida muito comum: nas paredes feitas em dywall posso colocar prateleiras, quadros, fazer nichos?

Se um objeto não ultrapassar 10 quilos, ele poderá sim ser pregado na parede de drywall. Se o peso for superior e variar até 18 quilos é recomendado fazer a instalação direta nos perfis metálicos internos da parede.

Itens mais pesados também podem ser colocados, o drywall pode suportar até 400 quilos, porém, neste caso, deve ser feito uma “correção” na parte interna estrutural.

Importante: assim como tem uma massa para drywall , os parafusos e buchas devem ser específicos para o material. Não serve o mesmo usado em uma parede comum.

4- Sancas e portas podem ser instaladas na parede de drywall?

Sim, pode. As paredes podem ser recortadas, assim como podemos inserir forros e portas, porém, são modificações que devem estar previstas no projeto inicial.

5- Gesso e drywall são a mesma coisa?

O gesso é um velho conhecido, muito usado para fazer os rebaixamentos de teto, porém, não é a mesma coisa que drywall. O material para fazer as paredes possui a estrutura em aço galvanizada, o seu grande diferencial e o que faz um produto muito mais resistente.

6- Se consegue um bom resultado com o isolamento termoacustico?

O isolamento acústico inserido na parede de drywall garante abafar entre 38 a 47 decibéis e ainda diminui a troca de calor das áreas de dentro de casa com a de fora. Pela sua eficiência é muito usado em cinemas, casas de show e boates.

7- É verdade que o drywall ajudar a economizar espaço?

Sim é verdade e quando o comparamos com uma parede comum, mais ainda, pois a espessura total desse material é de 9 centímetros. Uma parede de alvenaria, por sua vez, fica com a espessura entre 15 a 25 centímetros. Para quem tem pouco espaço é uma excelente opção.

8- O material propaga fogo com facilidade?

Não e é bem resistente ao calor.

9- Economicamente falando, o drywall é mais vantajoso do que a parede de alvenaria?

Sim, pode ser um produto mais vantajoso, sem falar que evita sujeira e custos extras, como por exemplo, com a massa, quando não é bem aproveitada pelo pedreiro sempre precisa de mais e mais.

O preço do material varia muito e para ter o melhor preço é bom pesquisar e negociar.

10- Posso usar revestimentos nas paredes feitas em drywall?

Sim pode. A considere uma parede comum, então, você está livre para aplicar ladrilhos hidráulicos, azulejos e pastilhas ou qualquer outro topo de revestimento. Porém, muita atenção, qualquer revestimento deve ser aplicado com a massa para drywall, produto exclusivo.

11- Como é feita a impermeabilização do drywall?

Para se fazer a impermeabilização é necessário rebaixar os blocos no local que será feita, depois nivelar e por fim se faz a execução da camada protetora.

12- Como faço com as instalações elétricas que devem passar naquela parede de drywall?

Bem simples, elas ficarão dentro da parede, como aconteceria em uma parede normal. Para chegar até elas basta fazer um recorte, bem mais fácil do que quebrar uma parede de tijolos e ter que usar cimento para recuperá-la.

13- Em lugares úmidos também é possível usar o drywall?

Somente o drywall específico para área úmida é que poderá ser usado. Ele é feito de modo que se torna resistente à água e a fungos. As placas de drywall para áreas úmidas chama-se Placa Verde.

Os sistemas drywall são sistemas que são utilizados a seco, mas existe a necessidade de massa específica para que seja feita a instalação corretamente. Existem vários tipos de chapas e de diversas cores. Cada cor representa um ambiente na qual deve ser instalado. As placas brancas e vermelhas são indicadas para ambientes secos, já as placas verdes, que recebem uma camada anti-fungos, é ideal para ambientes úmidos como os banheiros.

As massas drywall são específicas para que seja feito um bom acabamento nas juntas entre as chapas do gesso. As massas devem ser utilizadas com fitas apropriadas. O uso da massa e da fita garante uma obra sem trincas ou rachaduras.

Existe a massa de rejunte em pó que tem um curto tempo de secagem. A massa pronta para ser usada e existe também a massa de colagem para que seja feito revestimentos através de colagem das chapas. Se tiver dúvida sobre as chapas procure uma loja ou alguém que trabalha com o material.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *