?> Madeira para Telhado | Imóveis Cultura Mix

Madeira para Telhado

O telhado em uma construção pode ser considerado como uma das mais caras etapas no processo geral de construção, isso se dá mais em razão da madeira usada, que acaba elevando grandiosamente o custo da mesma. O valor dependerá, em grande parte, do projeto a ser executado, se existe ou não muito madeiramento e, de acordo com o tipo e qualidade é considerada como cara.

Para diminuir os custos na hora de montar o telhado, existem duas maneiras, sendo que a primeira e mais simples delas é fazer o projeto da casa observando diminuir a utilização da madeira, porém, isso necessita ser feito usando-se acima de tudo o bom senso. Já a segunda maneira é escolhendo uma madeira que tenha um preço mais baixo.

Tipos de Madeiramento Para Telhado

Muitas vezes quando se vai construir, logo no início já sabe a madeira que será usada,  pois já se tem experiências anteriores, das próprias ou ainda de amigos e conhecidos, e assim se faz a comparação dos preços, dos tipos usados e tudo o mais. Também acaba se tornando importante verificar quais as madeiras mais utilizadas em sua região, que podem ser várias, como o cambará ou a garapeira, por exemplo.

Muitos optam pela madeira mais usada ou a mais barata, mas desde que a mesma seja mais resistente e dura, sendo de grande qualidade, não importa muito. É fundamental consultar o pessoal especializado no assunto, pois, de repente você opta pela madeira mais cara, mas a mais barata cumpre com a função da mesma forma, sem maiores problemas.

Madeiras

Existem vários tipos de madeira disponíveis no mercado, dentre eles podemos citar o eucalipto e o pinus, que têm um valor bem mais baixo do que o cambará, por exemplo, porém, não apresentam também a mesma qualidade.

O Pinus pode ser considerado como uma madeira mais mole e pode ser que não seja muito adequada para ser usada no telhado. Já o eucalipto é uma madeira bastante eficiente, entretanto deve-se ter cuidado com o manuseio, já que ela se racha com maior facilidade.

Madeiras da Nobreza

Das madeiras mais nobres podemos salientar a peroba, o angelim, itaúba, cedro, , grápia, dentre outros que são utilizadas largamente na construção civil. O que não se pode deixar de apontar é que de acordo com a região do país, se torna mais comum usar determinados tipos de madeira, especialmente em razão da distribuição e logística desses produtos.

Qual a Melhor Delas?

Claro que já sabemos que quanto mais nobre for a madeira, mais cara e melhor ela será. Nesse quesito se torna fundamental saber o quanto cada um tem para gastar com o madeiramento da casa e assim buscar por um meio termo entre o preço e a qualidade, para que se encontre uma alternativa mais apropriada.

A Estrutura

A armação para se montar o telhado é tida como a parte estrutural da construção, feita pelas cantoneiras, tesouras, escoras e outras. O quadriculado constituído de caibros, terças, e ripas que ficam apoiadas na armação é chamado de trama, que, depois servirão de apoio para as telhas.

Madeiras Mais Utilizadas

Podemos fazer de uso de qualquer das madeiras de lei para montar a estrutura de um telhado, entretanto, a peroba, sem sombra de dúvida, tem sido aquela mais usada dentre as demais.

Veja logo abaixo uma tabela com as mais indicadas madeiras para estruturar seu telhado:

  1. Amendoim, peroba rosa, guarucaia, canafístula, jequitibá branco e laranjeira.
  2. Angelim, guapeva, cabriúva parda, caovi, cabriúva vermelha, coração de negro, faveiro, garapa, cupiuba, louro pardo, mandigau, pau marfim, pau cepilho e sucupira amarela.
  3. Anjico preto, taiuva e guaratã.

As madeiras indicadas acima estão relacionadas em grupos de acordo com suas mecânicas características.

Características

A coração de negro, a cabreúva vermelha, a faveiro, guaratã, anjico preto, e taiuva possuem maior dureza, por isso, é necessário que se tenha grande habilidade no manuseio. As madeiras cortadas em toras já veem padronizadas nos formato comerciais de bitolas. Entretanto, há casos onde a dimensão das mesmas exigem peças diferentes ou maiores, desta forma precisa-se partir para áreas compostas.

  • Caibros: Os tamanhos padrões são 5 x 7, 5 x 6 cm ou 6 x 8 cm, e o comprimento pode ser de 2,5 até 5,0m.
  • Vigas: Tem tamanho de 6 x 16 cm ou 6 x 12 cm, e o comprimento também varia entre os 2,5 até os 5,0m.
  • Ripas: seu tamanho é padrão, 1,0 x 5,0 cm e, quase sempre, conta com 4,50m de comprimento e passam a ser comercializadas através de dúzias.

Peças Metálicas Usadas em Estruturas Para Telhados

As partes de metal usadas nas estruturas dos telhados são basicamente os parafusos, os pregos, presilhas, chapas de aço aos estribos.

Dentre os vários pregos, os mais usados são:

  • 19 x 39 ou 22 x 42 para ser usada nos caibros
  • 22 x 48  ou 22 x 42 para ser usada nas vigas
  • 15 x 15 para as ripas.

Terminologia e Elementos das Madeiras para Telhados

Nem sempre temos a intimidade ou o conhecimento certo para usar os materiais de construção. Sendo uma fundamental parte da cobertura de uma construção, se torna importante na hora da compra encontrar uma madeira que seja adequada, sabermos qual a denominação certa a ser usada em cada parte.

Para uma melhor comunicação com os trabalhadores da construção, veja logo abaixo alguns nomes de peças que serão usadas na construção de um telhado:

As tesouras são elementos bastante eficientes para alcançar vãos que não possuem apoio entre eles. São planas estruturas verticais que ganham cargas paralelas ao seu plano, devolvendo-as para seus apoios.

Quase sempre são compostas por:

  • Frechal: Peça aposta na parede e embaixo da tesoura, para que seja distribuída a carga da estrutura.
  • Perna: Sustenta a terça, vai do apoio da tesoura até ao cume, quase sempre está ligada à compressão.
  • Linha: Esta é uma parte que corre junto à inferior da tesoura e segue de apoio em apoio, sendo executada à tração.
  • Estribo: São tipos de ferragens que provocam a junção entre as peças usadas nas tesouras. Podem executar seu trabalho por cisalhamento ou à tração.

Com todas as informações pertinentes ficará bem mais simples de se conseguir gerir os detalhes à construção de seu telhado.

A Madeireira Diamade, trabalha especialmente com madeira para telhado apropriado e de primeira qualidade. Em casos de maiores interesses, em relação ao trabalho da Madeireira Diamade entrar em contato com o número (11) 4048 – 2243. Em casos de orçamento ligar direto pro número (11) 4048 – 2244.

Madeira para Telhado

Madeira para Telhado

O madeiramento para o telhado tem uma qualidade bem relevante quanto a importância do telhado para a valorização do imóvel. O trabalho feito pelos bons profissionais, e um projeto, valoriza as madeiras e garante um bom travamento das vigas, pranchas e caibros em relação a segurança do telhado de madeira.

A Madeireira Diamade também trabalha com telhados a vista tabeiras e beiras desenhadas e lisas, com beleza e qualidade na madeira garantida. Possui uma frota própria, pois assim garante a entrega da madeira no dentro do prazo combinado e também um cuidado maior com o madeiramento bruto e os acabamentos como tabeiras, forros e rodapés.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *