O aumento de 20,6% a mais no volume de cimento vendido no Brasil no mês de março em relação ao mesmo mês do ano passado é apenas uma confirmação do grande salto que vem dando a construção civil nestes últimos tempos, em março à venda de cimento chegou a mais de cinco milhões de toneladas. Esse incremento na venda de cimento se deve não somente o grande impulso eu vem sendo dado ao setor d construção civil mas também ao período negativo que tivemos no primeiro trimestre do ano passado quando a economia brasileira em todos os seus setores produtivos e assim como todos os demais países sofriam com os efeitos negativos da crise mundial. Sabemos todos que as quedas de vendas se generalizam atingindo praticamente todos os segmentos e é claro que as indústrias de cimento também sofreram os efeitos desta recessão mesmo que para nosso país tenha tido efeitos menos devastadores do que para outras partes do mundo.
Ritmo de Vendas
Depois das vendas fracas no primeiro semestre em 2009, para este ano as projeções são de um aumento de 7,5%, Essa indústria apesar da crise não foi uma das que tiveram pior desempenho uma vez que conseguiram manter o nível de vendas de 2008 estando hoje 2,6% acima do período anterior a crise. O segmento que desde 2006 vinha em crescimento deu uma travada no ano passado, mas sabendo como vencer a crise conseguir manter o equilíbrio sem maiores danos nem problemas e agora volta a se expandir com força acompanhando em ritmo acelerado a demanda que a construção civil vem exigindo.
Fatores para Expansão
Segundo conhecedores do setor os ainda permanecem os fatores que foram causa desse aumento de vendas dos últimos tempos e que são: O aumento da massa de assalariados, mais dinheiro para financiamentos que vem sendo liberado pela Caixa Econômica Federal e também pelos bancos privados. Este ano temos como novidade os financiamentos que visam beneficiar as classes mais pobres com as casas populares. Antes disso quem deu suporte ao setor foram às construções para as classes media e alta que davam sustentação as vendas. Agora com programas que atendem as pessoas com menor renda, as vendas do cimento voltam a crescer em patamares animadores para o setor. Infelizmente as vendas para obras de infra-estrutura ainda são muito baixas não chegando a responder por 20% destas.
Retomada do Desenvolvimento
A retomada das atividades econômicas é observada ainda nas compras a prazo que aumentaram muito em março provavelmente na tentativa de aproveitar os últimos prazos dos descontos dados ao IPI uma vez que a busca por credito cresceu mais de 18% neste mês de março. Resta observar o que acontecerá quando as medidas de alivio fiscal dadas pelo governo chegarem ao fim.