Já era de se esperar que alguma coisa viesse para premiar aqueles que se engajarem na luta pela proteção do meio ambiente, embora isso não devesse ser necessário se os brasileiros tivessem a consciência necessária para entender que se não respeitarem a natureza e sua beleza, por certo a resposta desta virá em forma de desastres naturais como já vem acontecendo em grande escala nos dias atuais. Mas aí está o imposto ecológico. Sejam imóveis comerciais ou residenciais não importa se for adotado sistema que venha de alguma forma ajudar na preservação do meio ambiente, os seus proprietários poderão contar com um desconto que pode ser de até 10% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e também do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) que se relacione com a construção.
O que Estabelece o Imposto Ecológico
O imposto ecológico foi criado em Campo Grande e sancionado pelo prefeito Nelsinho Trad que é do PMDB. Estabelecidas as medidas que devem ser tomadas para que se obtenham os descontos, o imposto ecológico determina também os percentuais de desconto que são cabíveis de acordo com cada medida ecológica que seja adotada na construção dos imóveis, mas estabelece também que o total da renuncia não poderá ultrapassar os 10%. Diante de medidas como estas podem observar que cada vez mais é preciso repensar a construção, pois quem mora em Campo Grande vai ter desconto de 4% no momento em que implantar em casa um sistema de captação de água da chuva e de reuso de água. Se, além disso, você optar por sistemas para o aquecimento solar terá mais 2% de desconto e ainda poderá ter mais 4% se na obra forem usados os materiais sustentáveis que tenham selo ou certificado. Não podemos negar que a sustentabilidade na construção além de ajudar o meio ambiente podem se transformar em soluções inteligentes para fazer economia.
Reformas Também Terão Beneficio
É preciso salientar que não são somente as construções novas que podem ter os descontos, se você quiser deixar o imóvel e a natureza em harmonia pode fazer isto através de uma reforma e terá os mesmos descontos como se a obra fosse nova. Mas é preciso que aquele que procura o benefício fique alerta, pois o desconto é dado somente se o ISS for pago quando da liberação do alvará para a construção ou reforma. Quem deseja receber os descontos deverá protocolar pedido junto a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano até o dia 30 de agosto, sempre no ano anterior aquele em que se deseja conseguir o desconto do imposto e para que se consiga, não pode haver pendências com o fisco. Porém não esqueça de mais um detalhe importante, o desconto somente é concedido para quem paga o IPTU a vista.