Até 2013 terá iniciado a construção de uma ponte flutuante nas Ilhas Maldivas no Oceano Índico. A construção desta ponte, ligará a Ilha Vilingili à Ilha Gulhi Falhu.
A ponte já foi aprovada pelo governo. Ela será sustentada por plataformas de aço circulares com 4 m de diâmetro e ocas, iguais a patas fazendo com que flutue, terá 330 m de extensão.
De acordo com Jorge Moura, arquiteto do escritório de engenharia e arquitetura Royalhaskoning holandês, “ a inspiração da ponte, veio de um pequeno inseto que tem um corpo pequeno e leve e consegue flutuar com suas quatro patas grandes e que se mantêm suspensas com a tensão superficial da água”.
As plataformas que serão feitas de aço serão preenchidas com gás, assim evitará a corrosão. Porém existe a possibilidade de utilizarem um outro material no lugar no aço.
A ponte terá uma via de sentido único e outra para bicicletas e pedestres. Terá 20m de extensão por seções e com duas plataformas cada, assim tendo um total de 16 pares. Cada plataforma será presa com 2 cabos fixados no mar, em alguns pontos chegará até 66m de profundidade.